SóProvas


ID
1891546
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. 


( ) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, decorrentes da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

( ) A clareza e a concisão são consideradas qualidades do texto oficial.

( ) A redação oficial caracteriza-se pelo culto de linguagem, isto é, use-se uma linguagem coloquial.

( ) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

( ) No padrão culto da língua não pode haver simplicidade de expressão. 

Alternativas
Comentários
  • A Linguagem coloquial  não deve ser empregada nas redações oficiais. Por quê? R: trata-se de linguagem informal ou popular e é utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado.

  • A resposta que entrega o cabarito correto (Letra D) é a 3ª opção, como sendo FALSA, pois de acordo com o MRPR (Manual de Redação da Presidencia da República), os textos oficiais não devem conter o coloquialismo, ou seja, escrever como se fala no dia-a-dia. Ex: Nóis fumo.

    A última opção, também considerada FALSA, é outra mentira quanto ao texto oficial, pois preza a escrita simples e de fácil entendimento a qualquer brasileiro. Contudo, os termos técnicos devem ser utilizados, desde que se façam necessários.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

     

  • 1. O que é Redação Oficial

            Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.

            A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

            Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

  • Gabarito D. A explicação fica por conta dos colegas acima.