-
Não compreendi bem a questão, pois a alternativa correta fala sobre abordagem sintética. O que determina isso?
Fala sobre 6 funções básicas - só estudei 5 (planejar, organizar, comandar, coordenar e controla).
E sobre o papel central de integração e coordenação das demais funções está correto.
-
a questão correta informa que se desenvolveu uma abordagem sintética, ou seja, uma abordagem com elementos diferentes que se fundem num todo coerente. Sendo assim as seis funções básicas segundo Fayol são: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas (esta realiza uma integração das anteriores).
-
Waneska, eu acho q vc confundiu um pouco as coisas...
Para Fayol, a empresa possui 6 funcões básicas: Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contábil e Admnistrativa.
A Função Administrativa faz a integração (coordenação) das outras cinco funções.Essa função se reparte em 5 subfunções, denominadas "Elementos do processo" administrativo - Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
-
segundo prof Jose Carlos Oliveira de Carvalho:
Para Fayol, seis são as funções básicas de qualquer empresa:
1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de
serviços da empresa.
2. Funções comerciais, relacionadas com a compra, venda e
permutação.
3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de
capitais
4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação
dos bens e das pessoas.
5. Funções contábeis – relacionadas com inventários, registros,
balanços, custos e estatísticas.
6. Funções administrativas – relacionadas com a integração das outras
cinco funções. As funções administrativas coordenam as demais funções
da empresa, pairando acima delas.
-
A. Item correto - Sintético porque de todas as funções adminstrativas por Fayol definidas (Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contábil e ADMINISTRATIVA) as funções administrativas coordenam as demais funções da empresa, pairando acima delas.B. ERRADA - este foi o papel de TAYLOR na história da adminstração....C. ERRADA - viajou legal..... adminstração moderna por Fayol... conta outra!!D. ERRADA - Fayol foca sua teoria na ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, não se preocupa com a organização informal.E. ERRADA - analítica não..... sintética!!!!
-
AS 6 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA
Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos:
1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.
5. Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
-
Só para complemento.
Os argumentos de Fayol começam por situar e referenciar as funções administrativas (e, por conseguinte, dos administradores) dentro do conjunto de funções encontradas nas organizações (funções técnicas, comercial, financeira, de segurança, de contabilidade e administrativa). Assim Fayol define o ato de administrar como:
- previsão: que consiste em perscrutar o futuro e traçar o programa de ação;
- organização: que significa constituir o organismo material e social da empresa;
- comando: que representa dirigir o pessoal e conduzi-los aos objetivos da empresa;
- coordenação: significando unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços;
- controle: que diz respeito a velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Para administrar (as funções da organização, como: técnica, comercial...), os administradores (pessoa) tem que ter conhecimento de: (previsão, organização, comando...).
-
A. Correto. Para Fayol, as organizações são compostas de seis funções básicas, quais sejam: financeira, contábil, segurança, produção, comercial e administrativa. A função administrativa, para o engenheiro de minas francês, era a mais importante, pois integrava todas as demais. Além disso, a função administrativa, diferentemente das cinco outras funções, não se restringia à aspectos técnicos. B. Errado. Esse foi o trabalho desenvolvido por Frederic Taylor nos EUA. Taylor atentou-se ao desenvolvimento das tarefas na âmbito organizacional. Dentre outras coisas, o engenheiro estadunidense desenvolveu análise sobre os "tempos e movimentos" de uma trabalhador em uma fábrica, a fim de indetificar a melhor maneira de realizar uma tarefa ("the best way"). C. Errado. Esse foi o trabalho de Max Weber. O foco do sociológo alemão foi as grandes organizações que surgiram a partir do século XX nos países desenvolvidos. Weber enxergou as organizações pelo prisma da racionalidade e da formalidade. As principais características de uma organização burocrática são: funcionários expertos, unidade de comando, comunicação formal, hierarquia, racionalidade, previsibilidade, eficiência e economicidade. D. Errado. Esse foi o trabalho de Elton Mayo nas experiências de Hawthorne. O psicólogo australiano, a partir de estudos que procuram saber os efeitos do ambiente físico em aspectos fisiológicos dos trabalhadores, acabou por encontrar variáveis de natureza psicológica. Elton Mayo percebeu que, para além das organizações formais, existências as organizações informais. Essas, por sua vez, são determinantes para o nível de produtividade de uma organização, pois os trabalhadores agem, em larga medida, em função dos acordos tácitos que são desenvolvidos no âmbito das organizações informais. E. Errado. Esse foi o trabalho, dentre outros, de Hebert Simon. Na obra Compartamento Administrativo esse autor procurou analisar as decisões do ponto de vista comportamental. A principal conclusão foi que não existem decisão ótimas, pois há uma permanente assimetria, insuficência e impossibilidade de avaliar todas as informações para a tomada de devisão. Enfim, Simon envidenciou o problema da racionalidade limitada dos tomadores de decisão.
-
Livro de TGA - Idalberto Chiavenato, 6 Ed. página 83
As funçoes Básicas da empresa
Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções básicas, a saber:
1 - Funções Técnicas
2 -Funções Comerciais
3- Funções Financeiras
4- Funções de Segurança
5-Funções Contábeis
6- Funções Administrativas - relacionadas com a integração de cúpula das outras 5 funções. As FUNÇÕES ADM coordenam e sincronizam as demais funções da empresa
-
FAYOL -> SINTÉTICA
TAYLOR -> ANALÍTICA E DETALHISTA
-
Vamos analisar cada uma das alternativas:
Alternativa A. Correto. A alternativa descreve as funções básicas de uma organização segundo Fayol e ressalta que, segundo esse autor, a função administrativa exerce o papel de integração e coordenação das demais funções.
Alternativa B. Errado. O estudo de tempos e movimentos é uma contribuição da Administração Científica.
Alternativa C. Errado. A teoria burocrática foi desenvolvida por Weber
Alternativa D. Errado. Tudo errado. A preocupação de Fayol era com a estrutura formal da organização. Além disso, não existe preocupação na teoria clássica com aspectos como motivação e liderança.
Alternativa E. Errado. A perspectiva da teoria clássica é era de sistemas fechado, ou seja, o foco era no ambiente interno. Não existe preocupação com as condições ambientais.
Gabarito: A
-
GABARITO: LETRA A
Fayol e as SEIS Funções Básicas da Empresa
Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor.
Fayol via a organização como um corpo – o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram encaixadas em seis funções;
1. Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.
2. Funções comerciais, relacionadas com a compra venda e permutação/troca.
3. Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5. Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções administrativas, relacionadas com as outras cinco funções integradas, pairando acima delas.
FONTE: https://www.monografias.com/pt/docs/Fayol-e-as-6-funções-basicas-da-PKYY69657X
-
Desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis funções básicas e a função administrativa desempenhas um papel central de integração e coordenação das demais funções.
-
Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol
A desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis funções básicas e a função administrativa desempenha um papel central de integração e coordenação das demais funções. (Correta)
B procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho. (Incorreta) As Escolas clássicas começaram no século XX. A Administração Científica nos Estados Unidos e a Teoria Clássica na França. Estudos dos Tempos e Movimentos é Taylor.
C definiu as características básicas da organização burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia. (Incorreta) Quem estabeleceu foi Max Weber, na Teoria da Burocracia.
D contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças. (Incorreta) Não contestou, pois ele seguiu as ideias de Taylor ( Administração Científica); a abordagem era formal e ele não se preocupava com os aspectos informais, motivação e papel das lideranças, o foco era na estrutura.
E formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional centrada nas condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa. (Incorreta) Essa alternativa se refere a Teoria da Racionalidade limitada.