SóProvas


ID
18919
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito japonês Kaizen é a base filosófica para diversas técnicas atuais de qualidade na administração contemporânea. Sintetiza corretamente os princípios do Kaizen:

Alternativas
Comentários
  • A MELHORIA CONTÍNUA começou com os primeiros trabalhos de implantação do controle estatístico de qualidade. Trata-se de uma técnica de mudança organizacional SUAVE E CONTÍNUA, centrada nas atividades em grupo das pessoas, visando à qualidade DOS PRODUTOS E SERVIÇOS dentro de programas A LONGO PRAZO, para obter execelência na qualidade dos produtos e serviços a partir das pessoas.

    A filosofia da melhoria contínua deriva do KAIZEN (Kai - mudança; Zen - bom). Mas a abordagem do Kaizen não significa somente fazer melhor as coisas, mas conquistar resultados específicos para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição a fim de tornar os clientes mais satisfeitos.
  • ´Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!´

    Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

  • A letra C refere-se à ferramenta conhecida como "brainstoming" ou tempestade de ideias, caracterizada por dinâmica de grupo com ausência de hierarquia e de críticas prévias às ideias dos participantes.
  • Acho que a letra C, ao contrário do que o colega falou, não tem nada a ver com brainstorming.
  • KAIZEN (Melhoria Contínua e gradual) - Etapa final da implantação e sínteses de todas as práticas da Qualidade Total, esse programa tem como ponto principal de suas atividades a análise de processos, a solução de problemas e a padronização de rotinas, utilizando as ferramentas e métodos da Qualidade Total através do ciclo PDCA Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir para corrigir).
  • Kaizen (do japonês, mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Quando corretamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores e com aumento de produção.

    Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor para renovar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa aprimoramento contínuo. Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela, partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador de competitividade, além de atuar de reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

    Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. O Sistema de produção da Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.

    Para o Kaizen, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos: estabilidade financeira e emocional ao empregado, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional.

    KAIZEN – busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendo os círculos de controle da qualidade apenas um dos seus aspectos.
  • Chiavenato (2011) destaca que, na realidade, o Kaizen é uma forma de pensar e agir baseada nos seguintes princípios: 

    1. Promover aprimoramentos contínuos. 
    2. Enfatizar os clientes. 
    3. Reconhecer os problemas abertamente. 
    4. Promover a discussão aberta e franca. 
    5. Criar e incentivar equipes de trabalho. 
    6. Gerenciar projetos por meio de equipes multifuncionais. 
    7. Incentivar o relacionamento entre as pessoas. 
    8. Desenvolver a autodisciplina. 
    9. Comunicar e informar a todas as pessoas. 10. Treinar intensamente e capacitar todas as pessoas. 

  • a) Se refere à Benchmark

    b) Se refere aos círculos de qualidade dentro do TQC.

    c) Me parece que está relacionado ao conceito de Organizações de Aprendizagem, mas não tenho certeza.

    Gabarito D.

  • Foco no cliente, suas necessidades e preferências, e a preocupação sistemática com a redução dos desperdícios e a agregação de valor aos produtos e serviços. ERRADA

    _____________________________

    "acho" que a letra E trata  do Lean manufacturing:

    Lean Manufacturing: Taiichi Ohno e Eiji Toyoda desenvolveram então o Sistema de Produção Toyota, que posteriormente ficaria conhecido como Lean Manufacturing, um sistema de gestão focado em combater os desperdícios a fim de melhorar a qualidade, diminuir os custos de produção e o tempo de fabricação, agregando maior valor ao produto fabricado e entregue ao cliente.

  • ATENÇÃO: há divergência com a visão do Cespe a respeito do Kaizen!

     

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: EBC Prova: Analista - Administração

    Kaizen, palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua, é utilizada, no âmbito do estudo das organizações, para designar a redução de desperdícios.

    gabarito: Certo

     

    Pela visão do Cespe, o gabarito dessa questão seria letra E.

  • Falou em Kaizen > filosofia da melhoria contínua

  • D. Mas, acho que poderia ter mais de uma resposta essa questão!

  • Qual erro da C?

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

    A  letra A está  incorreta,  pois  a  preocupação,  no  Kaizen,  não  é  com  padrões  de excelência,  mas  em  fazer  sempre  o  melhor  possível.  Quando  temos  padrões  aceitáveis podemos nos acomodar a cumprir somente a “meta”, não é verdade?  

    A letra B está incorreta, pois a atribuição de mais poder aos trabalhadores e responsabilidade  não  sintetiza  corretamente  o  conceito  do  Kaizen,  que  é  muito  mais abrangente. 

    A letra C está incorreta, pois o Kaizen é mais abrangente do que o processo de aprendizagem contínuo da inovação. 

    Já a letra D está correta, pois é uma definição correta do Kaizen. 

    Desta forma, a letra E está incorreta, pois não abrange o aspecto humano, a filosofia de vida que é o Kaizen.

  • Kaizen

    Deriva a filosofia de melhoria contínua (Kai = mudança, Zen = bom), que envolve o processo de aperfeiçoamento contínuo de mudança de hábitos, valores, que incorporem a noção contínua de fazer melhor, conquistando os melhores resultados possíveis, o que envolve a redução de desperdícios (tempo, esforços, materiais, dinheiro) e aumento da qualidade.