O conceito de gerência de projetos apareceu, nos EUA, no fim da década de 50 e início da década de 60, e foi inicialmente aplicado à análise de sistemas de computação e a implantação de empreendimentos físicos.5
Cabe aqui destacar que o gerenciamento empírico, natural ou espontâneo, como se queira chamar, sempre existiu, apenas sem terminologia e tecnologia características, próprias e distintas das de outras disciplinas. O gerenciamento da construção caracterizou-se firmemente na década de 70, e nessa aplicação surgiram técnicas específicas para gerenciamento das interfaces entre a engenharia de projeto, suprimentos e construção.6Isto, porém, ocorreu sem a caracterização de uma nova disciplina, distinta da engenharia ou administração de empresas.
GABARITO LETRA [ D ]
Gab. D
Administração de projetos: Seu início data da década de 1950, com os militares americanos, mas somente no final da década de 1980 é que começou a se espalhar em grande escala fora da esfera militar. Codas (1987) afirma que o conceito de Gerência de Projetos foi inicialmente aplicado à análise de sistemas de computação e a implantação de empreendimentos físicos nos Estados Unidos, no fim da década de 50.
Kerzner (2002) listou alguns dos principais benefícios que a gestão de projetos gera para uma organização:
- Mais trabalho em menos tempo e com menos pessoal
- Maior lucratividade
- Trabalho com mais proximidade do cliente
- Melhor controle das mudanças de escopo do projeto
- Aumento da qualidade
- Permite que pessoas tomem melhores decisões para a empresa
- Diminui as disputas por fatias no poder
Fonte: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17524/17524_4.PDF