SóProvas


ID
1893319
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e tem a vigência de 10 anos. O último plano nacional aprovado é composto por 20 metas, que se desdobram em estratégias. NÃO corresponde a uma das metas do último Plano Nacional de Educação:

Alternativas
Comentários
  •  a) universalizar até 2016 toda a etapa da Educação Infantil, 0 a 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola).

     

    Universalizar diz respeito somente à faixa etária que vai dos 4 aos 5 anos.

  • Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

  • Lei 13005/2014 Plano Nacional de Educação - PNE

    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm

    http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

    A) Errada

    Meta 1:  universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

    B)

    Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica

    C)

    Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50%

    (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

    D)

    Meta 16:formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino

  • MAS ESTA QUASE CERTA A PRIMEIRA QUESTAÕ??

     

  • Creche: 0 a 3anos -> ampliar 

    pré-escola: 4 a 5 anos.-> universalizar.

  •  a) universalizar até 2016 toda a etapa da Educação Infantil, 0 a 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola). INCORRETA

    Essa alternativa corresponde a META 1 que dispõe sobre a Educação infantil:

    Universalizar o atendimento pré-escolar  até 2016

    Ampliar de forma a atender 50% da população o atendimento em creches até 2020

     b) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica. CORRETA

    META 6

     c) elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. CORRETA

    META 9 (Lembrar que a META 5 também dispõe sobre alfabetização e objetiva alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental)

     d) formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência desse PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. 

    META 16 ( Lembrar que a META 14 dispõe sobre pósgraduação, porém para a população em geral, e não apenas para os professores, e pretende atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores)

  • LETRA A ERRADA! 

     

    PNE:

    META 1:

    Universalizar , até 2016 , a educação infantil na pré escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE.

     

    Universalizar: Educação infantil na pré escola para crianças de 4 a 5 anos

     

    Ampliar: a oferta da educação infantil em cresches, atendendo crianças de  até 3 anos;

     

    FOCOFORÇAFÉ#$

     

  • META 1 do PNE

     

    --- > Universalizar (em 100%), até 2016, a educação infantil na PRÉ-ESCOLA (matrícula obrigatória e dever dos pais) para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade (com frequência mínima de 60%. Contudo, não há reprovação nesta etapa de ensino, Artigo 24, inciso VI, da LDB);

     

    --- > e ampliar a oferta de educação infantil em CRECHES (que não é de matricula obrigatória, mas de oferecimento obrigatório pelo Município) de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos.

     

    ...  até o final da vigência deste PNE (2024).

     

    Obs.:

    O que 
diz a Lei Federal 
nº 12.796. Artigo 6 – É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na Educação Básica a partir 
dos 4 anos de idade.

     

    Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), que são de 2015, mostram que no Brasil a taxa de atendimento das crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil é de 90,5%. Esse percentual faz com que a universalização – que deveria ser garantida até 2016, segundo a Emenda Constitucional n° 59, de 2009 – não pareça distante para o País. Esses dados, porém, só poderão ser aferidos quando a Pnad 2016 for divulgada, provavelmente, no final de 2017.

     

    Entretanto, é preciso ressaltar que esse percentual de 9,5% restante representa cerca de 500 mil crianças dessa faixa etária fora da escola. Além disso, as desigualdades entre as regiões, as diferentes faixas de renda e grupo étnicos no acesso são marcantes. É preciso salientar, ainda, que o foco não pode se restringir apenas à garantia de vagas, uma vez que é fundamental atentar para a qualidade do ensino para garantir que as crianças tenham, de fato, um bom ambiente para o seu pleno desenvolvimento.

  • Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.


  • Para crianças de 4 a 5 anos (pré), a educação infantil será UNIVERSALIZADA. Para crianças de 0 a 3 (creches), a oferta de educação infantil será AMPLIADA.

  • Cuidado. Questões do PNE usualmente vem trocando datas e porcentagens pra confundir. Infelizmente é preciso decorar e estar muito atento as datas e aos percentuais nessas questões.

  • A) Correção:

    Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

    B) Meta 5

    C) Meta 9

    D) Meta 16

  • A) Correção:

    Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

    B) Meta 5

    C) Meta 9

    D) Meta 16

  • É só lembrar que creche não é obrigação do Estado. Sendo assim, não pode ser universalizada e sim ofertada apenas.