SóProvas



Questões de Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos


ID
262621
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As discussões em torno das questões do financiamento da educação, durante a CONAE 2010, levaram a definição de algumas prioridades a serem incluídas no novo Plano Nacional de Educação, para que a educação como direito social, preconizada na Constituição de 1988, seja ofertada com qualidade. Entre elas:

Alternativas
Comentários
  • O quinto eixo apresenta a política de financiamento da educação retomando
    a vinculação de recursos da educação promovida pela CF1988, considerando o
    financiamento como o alicerce para a construção do sistema nacional articulado de
    educação e para a viabilidade das metas do PNE. Para tal, propõe a realização de
    uma “reforma tributária pautada pela justiça social” que vincule os tributos ao
    investimento educacional. Afirma que o financiamento deve tomar como base o
    mecanismo do custo-aluno, indicando o REUNI como parâmetro da elevação do
    quantitativo de estudantes matriculados na educação superior pública.

ID
312337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • item ERRADO, pois a mesma resposta da questao acima serve para esta:

    Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

    O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

    No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional
  • corresponde ao nível estratégico.
  • NÍVEL TÁTICO: CURTO PRAZO.                                                                                                                                                                       NÍVEL ESTRATÉGICO: LONGO PRAZO.                                                                                                                                                           O PNE É FEITO PARA DURAR 10 ANOS.                                                             

  • ERRO SUBLINHADO: O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

    - O PNE é um instrumento de nível estratégico por ser um planejamento de longo prazo.

  •  

    Este item refere-se a nivel estategico, pois o PNE é um plano de 10 anos, ou seja longo prazo.

    Nível    estratégico (Longo prazo):   Compreende   os   altos   executivos   da   organização,
    responsáveis  pela  definição  dos  objetivos  e  planos  de  uma  empresa.    É
    realizado a longo prazo.
     
    Nível  tático (Medio prazo): É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da
    alta  diretoria  em  objetivos  e  atividades  mais  específicos.  O  principal  desafio
    nesse nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e
    o nível operacional.
     
    Nível  operacional(Curto prazo): Nesse nível o processo é de menor amplitude. O grau de
    incerteza é menor. É o que podemos chamar de “mão na massa” ou simples
    execução. É realizado a curto prazo.

  • O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível estratégico de planejamento.


ID
406828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

A tramitação do PNE foi realizada a partir de dois projetos apresentados, um conhecido como PNE da sociedade civil e outro elaborado e apresentado pelo Poder Executivo/MEC, o qual acabou sendo aprovado como texto final do plano.

Alternativas
Comentários
  • ...A tramitação do PNE na Câmara demorou mais do que o esperado, iniciando-se em dezembro de 2010 e terminando em 16/10/2012. Seguiu então para o Senado, chegando à CAE em 17/12/2012. Houve mudanças no teor de algumas das 20 metas previstas. Cabe agora aos movimentos pressionar para que as conquistas obtidas na Câmara não sejam perdidas e para que a nova etapa não demore tanto quanto a primeira.
    fonte: http://www.adusp.org.br/index.php/defesa-do-ensino-publico/240-pne/1665-tramitacao-no-senado-torna-pne-mais-privatista
  • Errado.

    Será que custa escrever?

  • A construção do documento foi feita em conjunto pelo poder público e pela sociedade civil organizada em torno da Educação.

  • O Fórum Nacional de Professores, organizou o I e o II Congresso Nacional de Educação, nos anos 1996 e 1997, respectivamente, de onde saiu, a partir de um amplo debate, a proposta do Plano Nacional de Educação que ficou conhecido como PNE–Sociedade Civil. Essa proposta foi transformada em projeto de lei, protocolada no dia 10 de fevereiro de 1998. No dia seguinte, o Ministério da Educação protocolou a sua proposta, sendo anexada ao PNE– Sociedade Civil.

    O PNE–Sociedade Civil teve como centralidade a busca pela universalização da educação básica e procura ampliar significativamente o acesso ao ensino superior, por meio do fortalecimento da escola pública estatal e da democratização da gestão educacional em todos os níveis. A proposta do MEC, segundo Silva citando Monlevade, tem como centralidade a prioridade no ensino fundamental, a educação infantil e a educação de jovens e adultos e ainda, incluiu o ensino superior com criação de novos institutos superiores e universidades.

  • A União elabora o Plano Nacional de Educação em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que é aprovado pelo Congresso Nacional, por meio de Lei.

  • Questão desatualizada. No entanto, para contextualizar, no Brasil, temos dois Planos Nacionais de Educação promulgados:

    1° - Lei n.º 10.172/2001, que vigorou até o ano de 2010:

    Foram apresentados, decorrentes dessa norma, dois projetos de Plano Nacional de Educação: a proposta da sociedade brasileira (Projeto de Lei n.º 4.155/98) e a proposta do Executivo Federal, com iniciativa do Ministério Público (Projeto de Lei n.º 4.173/98), ambas tramitaram no Congresso Nacional gerando vários debates conflitantes na época. Com a intenção de substituir esses dois projetos, um terceiro processo foi elaborado pelo relator Deputado Nelson Marchezan, que tomou como base a ‘Proposta do Executivo’, à qual incorporou algumas metas da ‘Proposta da Sociedade Civil’.

    2° - Lei n.º 13.005/14, que está vigente:

    A CONAE proporcionou uma discussão democrática com intensa participação da sociedade civil na construção do novo PNE. Advindo desses debates, o projeto (PL-8.035/2010) foi enviado ao Congresso para promulgação - o que proporcionou o número histórico de 2.915 emendas, após, longos quatro anos de discussões, foi aprovado.


ID
406831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

Para a atuação dos profissionais para a educação infantil não será admitida a formação apenas de nível médio na modalidade normal, será exigida, obrigatoriamente a formação específica de nível superior.

Alternativas
Comentários
  • Art. 62.  A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • GAB. ERRADO
    LDB Art. 62.  A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  
  • LDB 9394/96

    Art. 62

    A formação de docentes para atuar na educação  básica farse-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • mas nao e de acordo com o pne

  • esse qconcurso ta complicado

  • Uma das estratégias presentes no PDE...

    Promover a formação inicial e continuada dos profissionais de educação que atuam na educação infantil, garantindo, progressivamente, a integralidade do atendimento por profissionais com formação superior.

  • Gente, a questão não diz sobre a atuação de docentes, mas sim de profissionais. Existem cargos de nível médio sim, na educação infantil. Monitor é um deles!

  • GAB: ERRADO

     A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  

  • O problema da questão e o uso do termo "profissionais",pois engloba muitas áreas .

    Ex: diretores, inspetores, professores.

    Questão mal formulada.

  • O problema da questão e o uso do termo "profissionais",pois engloba muitas áreas .

    Ex: diretores, inspetores, professores.

    Questão mal formulada.


ID
406837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

No prazo de cinco anos da publicação do PNE, a oferta de vagas para o ensino médio deve ser de 50% da demanda em função da universalização e regularização de fluxo de alunos do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    3.3 Objetivos e Metas

    3 1. Formular e implementar, progressivamente, uma política de gestão da infra-estrutura física na educação básica pública, que assegure:

    a) o reordenamento, a partir do primeiro ano deste Plano, da rede de escolas públicas que contemple a ocupação racional dos estabelecimentos de ensino estaduais e municipais, com o objetivo, entre outros, de facilitar a delimitação de instalações físicas próprias para o ensino médio separadas, pelo menos, das quatro primeiras séries do ensino fundamental e da educação infantil;

    b) a expansão gradual do número de escolas públicas de ensino médio de acordo com as necessidades de infra-estrutura identificada ao longo do processo de reordenamento da rede física atual;

    c) no prazo de dois anos, a contar da vigência deste Plano, o atendimento da totalidade dos egressos do ensino fundamental e a inclusão dos alunos com defasagem de idade e dos que possuem necessidades especiais de aprendizagem;

    d) o oferecimento de vagas que, no prazo de cinco anos, correspondam a 50% e, em dez anos, a 100% da demanda de ensino médio, em decorrência da universalização e regularização do fluxo de alunos no ensino fundamental.

     

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2730-pne-lei-10172-09-01-01&Itemid=30192

  • GAB: Certo

    Formular e implementar, progressivamente, uma política de gestão da infra-estrutura física na educação básica pública, que assegure:

    O oferecimento de vagas que, no prazo de cinco anos, correspondam a 50% e, em dez anos, a 100% da demanda de ensino médio, em decorrência da universalização e regularização do fluxo de alunos no ensino fundamental.


ID
409138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da
Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

O PNE tem a duração de dez anos e cada unidade da Federação deve elaborar o seu próprio plano.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001.

    Art. 2o A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios DEVERÃO, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar PLANOS DECENAIS CORRESPONDENTES.
  • Essa questão tem ase para recurso, afinal, nao especificou o plano.

  • Questão muito vaga. Da para entender, mas cespe sendo cespe, omitindo dados importantes da questão. Cada unidade deve elaborar seu PRÓPRIO PLANO, MAS COM UMA RESSALVA, DE ACORDO COM O PNE. Segundo consta na abordagem do artigo 8º, da referida lei 13005 de 25/06/2014.

    Art. 8º Os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, EM CONSONÂNCIA com as diretrizes, metas e estratégias PREVISTAS NESTE PNE, no prazo de um ano contado da publicação desta lei.

    Que Deus esteja conosco.

     

  • E lá vem a cespe com uma questão que pode ter gabarito C ou E. Tudo vai depender da vontade do examinador! 

    Oremos!

  • Questão: O PNE tem a duração de dez anos e cada unidade da Federação deve elaborar o seu próprio plano.

     

    LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

    Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

    Art. 1o   É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal

    Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

  • Oxi cada unidade de elaborar seu plano, mas o pne não é nacional 

  • LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

    Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

  • Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

     

    Focoforçafé#@

  • Questão muito confusa... O PNE tem duração sim de 10 anos, mas na parte onde ele fala que "cada unidade da Federação deve elaborar o seu próprio plano" não sei se está falando que cada unidade deve construir um PNE ou PDE... passível de recurso

  • O PNE é DECENAL, ou seja, tem duração de dez anos e cada unidade da Federação deve elaborar o seu próprio plano conforme a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

    Art. 1o  É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos.

    Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

    Espero ter ajudado!

    Professora Milene Gomes

    Instagram: @profmilenegomes

  • GAB: CERTO

    Art. 1o  É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos.

    Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.


ID
409141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da
Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

O PNE aborda questões referentes a todos os níveis e modalidades da educação.

Alternativas
Comentários
  • Plano Nacional de Educação - PNE


    O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&Itemid=1107
  • CERTO

    primeiro pôe o gabarito depois comenta.

  • Wagner, é só ler. Ela escreveu, vou resumir: "todos os níveis, modalidades e etapas educacionais."

  • O Plano é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, garantindo foco em questões especialmente importantes (como a educação inclusiva, o aumento da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a capacitação e o plano de carreira dos professores), além de aspectos que envolvem a gestão e o financiamento desse imenso projeto.

    Confira agora quais são as 20 metas do Plano Nacional de Educação:

  • Gabarito: correto

     "todos os níveis, modalidades e etapas educacionais."

    Professora Milene Gomes

    Instagram: @profmilenegomes

  • GAB: CERTO

    O Plano é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior.


ID
409144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da
Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

Entre os objetivos do PNE, está a melhoria da qualidade de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020:
    [...]
    IV - melhoria da qualidade do ensino;
    [...]
  • objetivos e diretrizes são sinônimos ? 

  • PNE não tem objetivo. Tem diretrizes, metas e estratégias.  Essa questão está com gabarito errado.

  • Objetivo = Meta ou alvo que se quer atingir, posição estratégica a ser obtida. 

    Diretriz = Linha segundo a qual se traça um plano de qualquer caminho; conjunto de instruções ou indicações para se levar a termo um negócio ou empresa (no caso, sua meta ou alvo)

     

    O PNE consta na CF/88:

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, OBJETIVOS, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas

  • A melhoria da qualidade do ensino é uma diretriz do PNE. Diretriz e objetivo são sinônimos. Por isso a questão está correta.

  • pra não zerar.

  • Pessoal creio que é objetivo em um sentido geral.

  • GAB: CERTO

    Art. 2º São diretrizes do PNE :

    IV - melhoria da qualidade do ensino

  • PNE

    Diretrizes: Caminhos, direções, objetivos;

    Metas: Quantidades, o que deseja alcançar;

    Estratégias: Como? O que?

  • Se for pra piorar não precisa de plano rss


ID
409147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da
Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

A elaboração do PNE é uma exigência das agências internacionais financiadoras da educação, não estando prevista na Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • O PNE consta na CF/88:

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas
  • Texto PNE

    A Constituição seguinte, de 1988, previu expressamente o estabelecimento
    do PNE por lei. E, alguns anos depois, a LDB (Lei nº 9.394/1996) dispôs que
    a União deveria elaborar o PNE, em colaboração com os estados, o Distrito
    Federal e os municípios (art. 9º, I) e, no prazo de um ano, encaminhá-lo ao
    Congresso Nacional, com suas diretrizes e metas para os dez anos seguintes,
    em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos
    (art. 87, § 1º).

  • A CF diz:

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

  • GAB: ERRADO

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)


ID
409150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da
Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

A necessidade de constituição de conselhos escolares não está prevista no PNE.

Alternativas
Comentários
  • Plano Nacional de Educação – PNE -  estabelece como meta a criação de Conselhos Escolares nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_31.php
  • PNE 2001-2010
    Lei 10.172 de 9 de Janeiro de 2001

    2.3 Objetivos e Metas
    9. Promover a participação da comunidade na gestão das escolas, universalizando, em dois anos, a instituição de conselhos escolares ou órgãos equivalentes. (página 59)
  • PNE 2014-2024

    ESTRATÉGIA:

    19.5) estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, inclusive por meio de programas de formação de conselheiros, assegurando-se condições de funcionamento autônomo;


ID
468814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação especial e da educação indígena, julgue o seguinte item.

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a implementação de programas especiais de formação de professores indígenas em nível superior, em colaboração com universidades.

Alternativas
Comentários
  • Nunca encontro as respostas da colega no texto da lei.

  • Eu também não. Tem duas fontes do PNE?


ID
468817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

A erradicação do analfabetismo é um dos objetivos do PNE, que tem duração plurianual, segundo a CF.

Alternativas
Comentários
  • Art. 214. A lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

  • Questão desatualizada.

    A EC nº 59 de 11 de novembro de 2009 alterou a redação do artigo 214 da CF, mudando a duração do PNE de plurianual para decenal. Com a nova redação a questão fica errada.

  • Questão desatualizada!

    PNE: Decenal

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Lei decenal, I erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do PNE

     


ID
468820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

No prazo de dez anos após a publicação do PNE, todos os dirigentes de instituições de educação infantil deverão possuir formação apropriada de nível médio.

Alternativas
Comentários
  • De nível médio não, esse eles já possuem. Deverão ter o de ensino superior.

  • Deverão ter formação de nível superior de acordo com a sua área de atuação.

  • GAB: ERRADO

    No prazo de dez anos após a publicação do PNE, todos os dirigentes de instituições de educação infantil deverão possuir formação apropriada de nível médio (nível superior).

  • Deverão possuir formação apropriada de nível superior.


ID
468826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

Foi estipulado o prazo de dois anos, a partir da publicação do PNE, para o atendimento, no ensino médio, de 100% dos egressos do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • meta 3 - Universalizar, até 2016,(*100%) o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.

  • O PNE foi publicado em 2014. Válido até 2024. No PNE antigo já havia ficado estipulado até 2016 universalizar o atendimento no EM dos egressos do Fundamental. Questão correta.


ID
468829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

A meta que previa a ampliação da oferta pública nunca inferior a 40% do total de vagas da educação superior foi vetada pelo presidente da República.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA

    4- PNE-Lei: discurso sem recurso

    O incentivo maior à iniciativa privada não vem apenas do objetivo explícito 27 (“oferecer apoio e incentivo governamental para as instituições comunitárias sem fins lucrativos, preferencialmente aquelas situadas em localidades não atendidas pelo Poder Público, levando em consideração a avaliação do custo e a qualidade do ensino oferecido”), mas sobretudo da contenção do setor estatal, presente em dois dos  vetos presidenciais a objetivos constantes do PNE-substitutivo e também na política federal dos últimos anos. Um objetivo vetado era ampliar a oferta de ensino público de modo a assegurar uma proporção não inferior a 40% do total das vagas, prevendo inclusive a parceria da União com os Estados na criação de novos estabelecimentos de educação superior. Este objetivo do PNE-substitutivo, claramente defensivo, pretendia apenas que o setor público não perdesse espaço para a iniciativa privada, como vem perdendo nas últimas décadas. O outro objetivo vetado estipulava a triplicação do financiamento público à pesquisa científica e tecnológica em 10 anos.

     

    http://www.redefinanciamento.ufpr.br/antigo/nic8.htm

  • isso é da PNE passada né? coloquei pra tirar as questões desatualizadas mas pelo jeito num rolou :v


ID
468832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

A inclusão da educação de jovens e adultos nas formas de financiamento da educação básica é uma meta do PNE.

Alternativas
Comentários
  • Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

  • META 10 do PNE

     

    Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos (EJA), nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

     

    Porcentagem de matrículas de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental, integradas à Educação Profissional:

    Atual 2016 = 2,9 % < Meta 2024 = 25 %

     

    Porcentagem de matrículas de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, integradas à Educação Profissional:

    Atual 2016 = 2,5 % < Meta 2024 = 25 %

     

    A educação de jovens e adultos (insuficientemente escolarizados) será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental (para os maiores de 15 anos) e médio (para os maiores de 18 anos) na idade própria, gratuitamente, nos sistemas de ensino, presencial ou à distância, mediante cursos e exames supletivos, com oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, devendo articular– se, preferencialmente, com a educação profissional.

     

    O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem transformado a educação e os métodos de ensino e aprendizado. A respeito dos impactos da tecnologia na educação, a educação a distância permite que mais pessoas tenham acesso ao ensino, democratizando o conhecimento e ampliando as possibilidades de participação no mercado de trabalho.

     

    Mesmo com o advento do Fundeb, que ampliou a possibilidade de financiamento de programas de Educação de Jovens e Adultos, as matrículas nessa modalidade de ensino vêm caindo nos últimos anos. Experiências de programas mais ligados à formação profissional tem obtido algum sucesso e precisam ser acompanhados de perto. Mas é necessária a adoção de projetos pedagógicos diferenciados e específicos, capazes de atender à enorme diversidade do público que demanda por essa modalidade de ensino.

     

    LDB. Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: (...) VII - oferta de EDUCAÇÃO ESCOLAR REGULAR PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;

     

    LDB. Art. 5º § 1o  O PODER PÚBLICO, na esfera de sua competência federativa (Federal, Distrital, Estadual e Municipal) deverá: I - RECENSEAR ANUALMENTE as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica;

     

    LDB. Art. 24 § 2o  Os sistemas de ensino disporão sobre a oferta de educação de jovens e adultos e de ensino noturno regular, adequado às condições do educando, conforme o inciso VI do art. 4º. Ou seja, VI - oferta de ENSINO NOTURNO REGULAR, adequado às condições do educando;

  • Mas a meta não fala em financiamento.


ID
468835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

A centralidade na dimensão orçamentária é a garantia de eficiência e eficácia na implementação de um planejamento participativo.

Alternativas
Comentários
  • Dois erros na assertiva:

     

    1) Nada garante que haverá eficiencia e eficacia na implementação.

     

    2) Além disso, um dos pilares do planejamento participativo e da gestão democrática na escola é a descentralização financeira (e não a centralidade orçamentária).

     

    Sobre esse assunto, vide abaixo:

     

    Vários autores, como Padilha (1998) e Dourado (2000), defendem a eleição de diretores de escola e a constituição de conselhos escolares como formas mais democráticas de gestão. Outro elemento indispensável é a descentralização financeira, na qual o governo, nas suas diferentes esferas, repassa para as unidades de ensino recursos públicos a serem gerenciados conforme as deliberações de cada comunidade escolar. Estes aspectos estarão conformados na legislação local, nos regimentos escolares e regimentos internos dos órgãos da própria escola, como o Conselho Escolar e a ampla Assembléia da Comunidade Escolar.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2666/gestao-democratica-escolar

  • GAB: ERRADO

    Um dos pilares do planejamento participativo e da gestão democrática na escola é a centralidade orçamentária ( o correto seria descentralização financeira).

     


ID
503254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu em 1962,
elaborado já na vigência da LDB de 1961. Era, basicamente, um
conjunto de metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas
em oito anos. Em 1965, sofreu revisão em que foram introduzidas
normas descentralizadoras e estimuladoras da elaboração de
planos estaduais. Hoje, encontra-se em vigor a Lei n.º
10.172/2001, que estabelece o PNE. De acordo com essa lei,
julgue os seguintes itens.

Uma das metas do PNE em vigor é universalizar o atendimento do ensino fundamental, em cinco anos, garantindo o acesso e a permanência de todas as crianças na escola, estabelecendo programas específicos nas regiões em que isso se demonstrar necessário, com a colaboração da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal (DF).

Alternativas
Comentários
  • Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    PNE - LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

  • Eu não entendi pq está correta. Na meta em si não fala universalizar em 5 anos, e sim até último ano de vigência do plano. Alguém me explica pq está correta?

  • Pessoal, essa questão se refere ao PNE anterior, vide ano da prova 2008.

    QUESTAO DESATUALIZADA

  • Questão desatualizada, não é referente ao PNE 2014-2024

  • Questão desatualizada.


ID
503257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu em 1962,
elaborado já na vigência da LDB de 1961. Era, basicamente, um
conjunto de metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas
em oito anos. Em 1965, sofreu revisão em que foram introduzidas
normas descentralizadoras e estimuladoras da elaboração de
planos estaduais. Hoje, encontra-se em vigor a Lei n.º
10.172/2001, que estabelece o PNE. De acordo com essa lei,
julgue os seguintes itens.

De acordo com o PNE atual, o ensino médio deverá preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio da aquisição de competências relacionadas à inserção produtiva, preparando, assim, jovens e adultos para os desafios da modernidade.

Alternativas
Comentários
  • a questão está errada por causa dessa palavra "deverá". Está como se fosse uma obrigação, e não é. O ensino médio prepara para o mercado de trabalho, mas essa não é só pra isso.
  • Preparando jovens e adultos para os desafios da modernidade, o ensino médio deverá permitir aquisição de competências relacionadas ao pleno exercício da cidadania e da inserção produtiva: auto-aprendizagem; percepção da dinâmica social e capacidade para nela intervir; compreensão dos processos produtivos; capacidade de observar, interpretar e tomar decisões; domínio de aptidões básicas de linguagens, comunicação, abstração; habilidades para incorporar valores éticos de solidariedade, cooperação e respeito às individualidades.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm


ID
503260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu em 1962,
elaborado já na vigência da LDB de 1961. Era, basicamente, um
conjunto de metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas
em oito anos. Em 1965, sofreu revisão em que foram introduzidas
normas descentralizadoras e estimuladoras da elaboração de
planos estaduais. Hoje, encontra-se em vigor a Lei n.º
10.172/2001, que estabelece o PNE. De acordo com essa lei,
julgue os seguintes itens.

As metas do atual PNE incluem a adoção de medidas para ampliar a oferta de vagas no ensino médio noturno, incentivando, assim, o adolescente a trabalhar e estudar.

Alternativas
Comentários
  • e trabalhar é ruim agora é? ou até 2008? kkk, eu heim

  • universalizar


ID
555223
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 10 anos, é um instrumento orientador de todo o sistema de educação do País, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino. Com abrangência local, os Estados, Distrito Federal e Municípios deverão elaborar também, em consonância com as diretrizes do PNE, seu respectivo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 8º do PNE - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. 

  • GAB: D

    Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

  • Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

    Art. 8o Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

    § 1o Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que:

    I - assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais;

    II - considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural;

    III - garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades;

    IV - promovam a articulação Inter federativa na implementação das políticas educacionais.

    § 2o Os processos de elaboração e adequação dos planos de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de que trata o caput deste artigo, serão realizados com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil.


ID
648073
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual o prazo estabelecido na Lei nº 10.172/01, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), para o alcance da meta de universalização do ensino fundamental?

Alternativas
Comentários
  • Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    Alguém me explica porque a resposta foi 5 anos e não 10?

  • Também não havia entendido e fiquei tentando encontrar o erro. Ao olhar com mais atenção, percebi que a questão não se refere ao PNE atual (LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014) e sim ao anterior (LEI N 10.172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001). A resposta está no item 2.2 desta lei. Portanto, gabarito correto.

  • Lei de 2001 questão desatualizada.

  • Lei 13.005/2014

    META 2 Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.


ID
671527
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) que deveria ter sido aprovado em 2011 ainda o será em 2012. O documento organiza prioridades e propõe metas a serem alcançadas

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal /88... Em se tratando de "Planos" vamos dar uma olhada na CF/88 no Título VIII Da Ordem Social:
    Artigo: 193: Da Ordem Social: A ordem social tem como base o primado do trabalho e como objetivos o bem estar e a Justiça sociais. 
    Capitulo III: Da Educação da Cultura e do Desporto; Artigo: 214:  Plano Nacional de Educação:
    A lei estabelecerá  o plano nacional de educação,  de duração DECENAL  com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:  (....)

    (REDAÇÃO DADA PELA EC 59/09 QUE INSTITUIU QUE O PNE SERIA DECENAL E NÃO MAIS PLURIANUAL COMO ESTABELECIA A REDAÇÃO ANTERIOR) Dispositivo Atualizado.  

    E para memorizar:
    PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DURAÇÃO DECENAL
    PLANO NACIONAL DE CULTURA: DURAÇÃO: PLURIANUAL (Seção II Da Cultura ; Art. 215, paragrafo 3)
    PLANO NACIONAL DA JUVENTUDE: DECENAL (Capítulo VII ; Art. 227 parágrafo 8, II) 
  • Só foi aprovado em 2014

     

  • E só o foi em 2014... Brasil, sil, sil


ID
759115
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As alternativas abaixo referem-se a metas e objetivos previstos no Plano Nacional de Educação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O ensino de língua estrangeira, segundo a LDB, deve iniciar-se apenas a partir do sexto ano do ensino fundamental.
  • Apartir do 5º ano é que o estudo de língua estrangeira é obrigatóriamente introduzido na educação básica.
  • Questão C

    Língua estrangeira: a partir do 6 ANO do ensino fundamental.
    Bons estudos !!
  • Questão "pegadinha".

  • § 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm


  • art. 26°  parágrafo 5° Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    Mas lembrar que este texto é de 1996, com a reforma em 2006 para 9 anos de estudo, a quinta série fica equivalendo ao sexto ano do ensino fundamental.

    Espero ter ajudado.

  • para os dias de hoje essa questão já está ultrapassada. O ensino médio hoje já é universal. 

  • LDB. Art. 26.  OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO devem ter BASE NACIONAL COMUM, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, POR UMA PARTE DIVERSIFICADA, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.           (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

     

    § 5o  No currículo do ENSINO FUNDAMENTAL, a partir do 6ª (sexto) ano, será ofertada a LÍNGUA INGLESA.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • § 5o  No currículo do ENSINO FUNDAMENTAL, a partir do 6ª (sexto) ano, será ofertada a LÍNGUA INGLESA.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)


ID
759130
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à estrutura curricular da educação básica no Brasil, proposta pela LDB 9.394/96 , bem como pelo Plano Nacional de Educação, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. 
    Letra D.
    Bons estudos!
  • Responder esta questão é simples se considerarmos que o Brasil não é um país teocrático (como os países do Islã, por exemplo).

    Bons estudos a todos !

  • O ensino religioso é obrigatório SIM, o erro da questão não é esse, sim " em todos os níveis da educação básica no Brasil.". O correto seria "Escolas públicas de Ensino Fundamental".

  • LDB 9394/96 - Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

  • Onde na LDB fala da letra C ?? Achei estranho falar sobre CONSUMO, pesquisei na lei e não encontrei falando sobre os temas transversais e da obrigatoriedade em todo território brasileiro.

  • Procede Sávio, eu acertei sobre a obrigatoriedade do ensino religioso, mas confesso que procurei sobre o assunto da letra "c" e não achei nada. Se alguém souber onde se encontra esse assunto ou então realmente foi mal formulada essa questão.


  • GABARITO D; O ensino religioso é matéria obrigatória, porém, de matricula facultativa nas escolas públicas de ensino fundamental. ART. 33 (caput)

    Agora olhando a questão C encontrei o seguinte são temas TRANSVERSAIS os conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente (ART. 26 - PARAGRAFO 9); Quantos aos demais não são temas transversais e sim princípios que já estão presentes no conteúdo obrigatório em todo processo do educando na educação básica.

    Salientando também quanto aos princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental será aplicada de forma INTEGRADA aos conteúdos obrigatórios (ART. 26 PARAGRAFO 7);



  • LDB 9394/96 - Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

    A questão erra ao falar que é obrigatório em todos os níveis. O ensino religioso é OBRIGATÓRIO para as escolas públicas de ensino fundamental, ou seja, elas são obrigadas a oferecer, porém, sua MATRÍCULA é FACULTATIVA!
  • Ensino religioso é facultativo.


ID
774553
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 10172 de 09 de janeiro de 2001), apresentou a melhoria da qualidade de ensino como um dos seus objetivos centrais e colocou como uma de suas prioridades até 2011 a valorização dos profissionais da educação, ressaltando a necessidade de maior atenção à formação inicial e continuada. Com relação à formação profissional dos educadores, considere as seguintes afirmativas:

1) O PNE propõe o estabelecimento de uma política global de magistério que implicaria na formação profissional inicial, nas condições de trabalho, salário e carreira e na formação continuada.

2) O PNE ressalta a necessidade de maior atenção à formação inicial, secundarizando a formação continuada.

3) O PNE entende a formação continuada como formação em serviço.

4) O PNE entende que a formação docente deve permitir ao professor um crescimento constante de seu domínio sobre a cultura letrada, dentro de uma visão crítica e da perspectiva de um novo humanismo.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) O PNE propõe o estabelecimento de uma política global de magistério que implicaria na formação profissional inicial, nas condições de trabalho, salário e carreira e na formação continuada. 

    3) O PNE entende a formação continuada como formação em serviço.

    4) O PNE entende que a formação docente deve permitir ao professor um crescimento constante de seu domínio sobre a cultura letrada, dentro de uma visão crítica e da perspectiva de um novo humanismo

  • Com certeza é a letra E


ID
776692
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se em uma importante política educacional, traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo. É correto afirmar que o PNE é um plano

Alternativas
Comentários
  • O PNE é um plano global de toda a educação e não da Secretaria de Educação ou das redes de ensino estaduais ou municipais. Por isso é essencial a articulação de diversos setores da administração pública e da sociedade na discussão e elaboração do PNE, conduzindo a uma ação abrangente das diversas forças governamentais e sociais para alcançar o ideal nele proposto.

     

    Fonte: http://www2.camara.leg.br/

  • Plano Global,de toda a educacão.

  • Ardilosa essa questão... o PNE não é global, ele não opera ao redor do globo, ele não opera na Argentina ou no Chile por exemplo. Se fossemos observar a literalidade dava de anular a questão :v

  • GAB: A

    O PNE é um plano global de toda a educação e por isso é essencial a articulação de diversos setores da administração pública e da sociedade na discussão e elaboração do PNE, conduzindo a uma ação abrangente das diversas forças governamentais e sociais para alcançar o ideal nele proposto.


ID
802144
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir: A tramitação do Plano Nacional de Educação foi um momento importante de mobilização na sociedade civil brasileira que culminou com a _____________ .

Alternativas

ID
821842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a planejamento e estatísticas educacionais.

O Plano Nacional de Educação 2001-2010 cumpriu um mandato constitucional e legal e apresentou, entre seus objetivos, a elevação da escolaridade da população e a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.

Alternativas
Comentários
  • Sim  Ambos os objetivos constam no PNE 2001-2010.

  • GAB: CERTO

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de

    articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes,

    objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e

    desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações

    integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção

    do produto interno bruto.


ID
824707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FNDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.

Um dos objetivos do Plano de Ações Articuladas é promover a melhoria da qualidade da educação básica, consoante metas previstas no Plano Nacional de Educação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CORRETO

     

    Formalizar e executar os planos de ações articuladas dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a Educação Básica pública e às estratégias de apoio técnico e financeiro voltadas à melhoria da gestão educacional, à formação de professores e profissionais de serviços e apoio escolar, à ampliação e ao desenvolvimento de recursos pedagógicos e à melhoria e expansão da infraestrutura física da rede escolar;

  • GAB: CERTO

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de

    articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes,

    objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e

    desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações

    integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção

    do produto interno bruto.


ID
852940
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a valorização dos profissionais de educação no Brasil, analise as proposições abaixo:

I - Os profissionais do magistério público da educação básica possuem um piso salarial profissional instituído pela Lei 11.738, em 2008.

II - Uma das metas do Plano Nacional de Educação é o incentivo à formação continuada dos professores.

III - O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) atende prioritariamente ao ensino médio e dispõe de recursos destinados especificamente para a Valorização dos Profissionais da Educação.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • I - Correto

    Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). 

    Fonte:http://portal.mec.gov.br/piso-salarial-de-professores

    II - Correto

    PNE - Meta 16

    Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    Fonte:http://pne.mec.gov.br/

    III - Errado

    O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. 

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/fundeb


ID
919828
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As diretrizes norteadoras da Educação Fundamental, de acordo com PNE estão contidas na(o):

Alternativas
Comentários
  • Com certeza é a letra " B "
  • O art. 9º, inciso IV, da LDB assinala ser incumbência da União:... “estabelecer, em 

    colaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes 

    para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os 

    currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica 

    comum”. 

    Logo, os currículos e seus conteúdos mínimos (art. 210 da CF/88), propostos pelo 

    MEC (art. 9º da LDB), terão seu norte estabelecido através de diretrizes. Estas terão 

    como foro de deliberação a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de 

    Educação (art. 9º, § 1º, alínea “c” da Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995). 

    Dentro da opção cooperativa que marcou o federalismo no Brasil, após a 

    Constituição de 1988, a proposição das diretrizes será feita em colaboração com os 

    outros entes federativos (LDB, art. 9º)

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB0498.pdf


  • Resolução n. 4/ 2010 

    que trata das DCN

    Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos: I - sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola; 

  • Lembrando que diretrizes apresentam caráter abrangente, portanto previstos na CF/88, DCN(s) e na LDBEN.

  • CF, LDB e DCN

    Gabarito B

  • GAB: B

    As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

    Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na

    Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos

    legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica

    comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola; 


ID
919831
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quais das alternativas são compatíveis com as diretrizes estabelecidas no PNE para a educação básica?

1) Assegurar que, em cinco anos, pelo menos 50%, e, em 10 anos, a totalidade das escolas disponham de equipamento de informática para modernização da administração e para apoio à melhoria do ensino e da aprendizagem.
2) Adotar medidas para a universalização progressiva das redes de comunicação, para melhoria do ensino e da aprendizagem.
3) Assegurar a autonomia das escolas, tanto no que diz respeito ao projeto pedagógico como em termos de gerência de recursos mínimos para a manutenção do cotidiano escolar.
4) Adotar medidas para ampliar a oferta diurna e manter a oferta noturna suficiente para garantir o atendimento dos alunos que trabalham.
5) Proceder, em dois anos, a uma revisão da organização didático-pedagógica e administrativa do ensino noturno, de forma a adequá-lo às necessidades do aluno trabalhador, sem prejuízo da qualidade do ensino.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  •  A alternativa (E) é a resposta certa.

ID
920218
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação, através de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas, deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

       I -  erradicação do analfabetismo;

       II -  universalização do atendimento escolar;

       III -  melhoria da qualidade do ensino;

       IV -  formação para o trabalho;

       V -  promoção humanística, científica e tecnológica do País;

       VI -  estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 


  • GAB: B

    A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.


ID
920236
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das alternativas abaixo é objetivo do Plano Nacional de Educação - Lei 10.172/2001?

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação de 2001, trazia, em seu texto, como um dos objetivos e prioridades, além de outros:

     

    2. OBJETIVOS E PRIORIDADES

    Em síntese, o Plano tem como objetivos:

     

    . a elevação global do nível de escolaridade da população;

  • Alternativa A correta.

    A alternativa D está incorreta, não existe a palavra "privada" e faltou a palavra "permanência".

     O correto seria:

    "de acesso e permanência na educação pública"

     

     

  • GAB: D

    A Meta 8 representa bem o objetivo do PNE:

    "Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano"


ID
920239
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação estabelece diretrizes e metas relativas à melhoria das escolas, no tocante à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D

     

    O Plano Nacional de Educação - PNE (2014/2024) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior. O PNE é um projeto de nação.

     

    A LDB (Lei n. 9493/1996) ratifica os preceitos constitucionais e especifica, entre outros aspectos, os níveis e modalidades que compõem a educação nacional, a organização do sistema de ensino no país, as formas de financiamento e as competências dos entes federados – União, Estados e Municípios. Em seu artigo 14, estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes PRINCÍPIOS:

     

    I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

     

    O Ministério da Educação se mobilizou de forma articulada com os demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando o seu trabalho em torno do plano em um movimento inédito: referenciou seu Planejamento Estratégico Institucional e seu Plano Tático Operacional a cada meta do PNE, envolveu todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos. A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 também foi orientada pelo PNE.

     

    Fonte: http://pne.mec.gov.br/ e http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a09

  •  d)   Formulação das propostas pedagógicas, com a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e nos conselhos escolares.

  • A impressão que tive é que todas estavam corretas .

  • GAB: D

    Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes PRINCÍPIOS:

    I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;


ID
920242
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A melhoria da qualidade do ensino, objetivo central do Plano Nacional de Educação, requer a valorização do magistério. Qual alternativa é compatível com o enunciado?

Alternativas
Comentários
  • 1.5) Fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a educação

    infantil.


  • GAB: A

    Meta 16: Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da

    educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as)

    profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as

    necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    A Meta 17 diz respeito em melhorar o rendimento dos professores em relação a outros profissionais. É

    uma tentativa de investir na qualidade da educação e da ação docente.

    17.3) implementar, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, planos

    de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica,

    observados os critérios estabelecidos na Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, com implantação

    gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar


ID
920245
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Plano Nacional de Educação, a valorização do magistério implica nos seguintes requisitos:

Alternativas
Comentários
  • As metas 15, 16, 17, 18 e 19 são dedicadas à valorização e formação dos

    profissionais da educação. Seria possível dizer que praticamente um quarto do PNE que

    atualmente levamos à consideração de V. Exa. dedica-se à melhoria das condições de trabalho

    dos profissionais da educação, seja garantindo formação inicial e continuada, seja assegurando

    condições salariais dignas, seja induzindo alterações estruturais nas secretarias de educação dos

    Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Destaca-se, neste sentido, a previsão para

    implantação de planos de carreira em todos os sistemas de ensino, bem como a garantia, por lei

    específica, que a nomeação comissionada de diretores de escola deverá estar vinculada a

    critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como à participação popular. Com isso,

    pretende-se generalizar boas práticas que contribuem decisivamente para a qualidade da

    educação ministrada em sala de aula.


  • Só não marquei a letra D por causa da palavra competitivo '-'

  • GAB: D

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de

    forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade

    equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.


ID
920251
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, quais as que se caracterizam como objetivos e metas, estabelecidos no Plano Nacional de Educação, para o Ensino Superior?

Alternativas
Comentários
  • 12.6) Expandir o financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante

    do Ensino Superior - FIES, de que trata a Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001, por meio

    da constituição de fundo garantidor do financiamento, de forma a dispensar

    progressivamente a exigência de fiador.


  • GAB: D

    Trata-se da:

    Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento)

    e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e

    quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por

    cento) das novas matrículas, no segmento público.

    12.6 - expandir o financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES,

    de que trata a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com a constituição de fundo garantidor do

    financiamento, de forma a dispensar progressivamente a exigência de fiador;


ID
978577
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante no projeto de lei encaminhado pelo Ministério da Educação para criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o decênio 2011/2020.

Alternativas
Comentários
  • a) Elevar a taxabruta de matrícula na educação superior para 100% e a taxa líquida para 75% dapopulação de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

    Correto: 1. Prover, até o final da década, a oferta de educação superior para,pelo menos, 30% da faixa etária de 18 a 24 anos.

    b) Ampliar oinvestimento público em educação até atingir o mínimo de 10% do (PIB) do país.Correto: Partindo deste dado oficial, a metaestabelecida pelo PL nº 4.173/98, de atingir 6,5% do PIB, incluindo os gastosdo setor privado (que Negri estima em 1% do PIB), afigura-se muito modesta. Poroutro lado, a meta contida no PL nº 4.155/98, de atingir, apenas no setorpúblico o equivalente a 10% do PIB é muito elevada. Em valores atuais, cadaponto percentual significa cerca de 10 bilhões de reais. Este plano propõe quenum prazo de dez anos ATINJAMOS UM GASTOPÚBLICO EQUIVALENTE A 7% DO PIB, através de aumento contínuo e progressivode todas as esferas federativas.

    c) Universalizar,até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar,até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 100%, nesta faixaetária.

    Correto: Assegurar, até o final da década, a oferta de cursos equivalentes àsquatro séries finais do ensino fundamental para toda a população de 15 anos emais que concluiu as quatro séries iniciais.

    d) Atingir a médianacional 6,0 no IDEB relativo aos anos iniciais do ensino fundamental, hoje em4,6. Chegar a uma média superior a 5,0 no ensino médio, hoje menor que 4,0.(CORRETA)

    e) Oferecereducação em tempo integral em 100% das escolas públicas de educação básica. 

    Correto: Adotar progressivamente o atendimento em tempo integral para as criançasde 0 a 6 anos. Deve-se contemplar, também, a necessidade do atendimento emtempo integral para as crianças de idades menores, das famílias de renda maisbaixa, quando os pais trabalham fora de casa.



ID
1003717
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação de 2001, NÃO estabelece que

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Educação deve acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação.

  • O Fórum Nacional de Educação acompanhará a execução do PNE e o cumprimento de suas metas.

  • O poder executivo NÃO!!! 

    Art. 5o  A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    I - Ministério da Educação - MEC;

    II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;

    III - Conselho Nacional de Educação - CNE;

    IV - Fórum Nacional de Educação.

  • O erro está em mencionar o PODER EXECUTIVO quando a lei nº10.172/2001, em seu artigo nº3, deixa claro que trata-se do PODER LEGISLATIVO.

     

  • Obs.:

    As legislações pertinentes ao tema são: Lei nº 11.274/2006; PL nº 144/2005; Lei nº 11.114/2005; Parecer CNE/CEB nº 6/2005; Resolução CNE/CEB nº 3/2005; e Parecer CNE/CEB nº 18/2005. O Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica, por meio da Resolução nº 3, de 3 de agosto de 2005, defi ne normas nacionais para a ampliação do ensino fundamental para 9 anos


ID
1015330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue os itens a seguir.

Formação profissional inicial e continuada, condições de trabalho, salário e carreira são requisitos fundamentais a serem supridos pelos sistemas de ensino, segundo as diretrizes do PNE relativas à valorização do magistério da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Segundo os objetivos e prioridades do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, em seu tópico 4:

    4. Valorização dos profissionais da educação.Particular atenção deverá ser dada à formação inicial e continuada, em especial aos professores.Faz parte dessa valorização  a garantia das condições adequadas de trabalho, entre elas o tempo para estudo e preparação das aulas, salário digno, com piso salarial e carreira de magistério.


ID
1015333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue os itens a seguir.

Mediante a Lei n.º 10.172/2001, foi aprovado o PNE para o decênio de 2001-2010, o que facultou aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a elaboração de planos decenais correspondentes

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errada


    É obrigatório!

  • Art. 2o

     A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes.

  • não é facultativo, é obrigatório. Atenção nas pegadinhas


  • Cai na pegadinha :/

    É  obrigatório e não facultativo aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a elaboração de planos decenais correspondentes

  • Cai na pegadinha :/

    É  obrigatório e não facultativo aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a elaboração de planos decenais correspondentes

  • Cai na pegadinha :/

    É  obrigatório e não facultativo aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a elaboração de planos decenais correspondentes

  • Resposta : Errada 

    NÃO É FACULTATIVO É OBRIGATÓRIO

    Art. 1o Fica aprovado o Plano Nacional de Educação, constante do documento anexo, com duração de dez anos.

    Art. 2o A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes.

    Obs.: Poderão = facultativo  Deverão = obrigatório

     


ID
1015336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos estabelecidos no PNE é a redução das desigualdades sociais e regionais relacionadas ao acesso à educação pública e à permanência, com sucesso, na escola.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO, HOUVE APENAS UMA TROCA DE PALAVRAS NA AFIRMATIVA.

    Nos objetivos e prioridades do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO em seu grifo terceiro encontra-se:

    . a redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública(...)


ID
1015345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

Dados os compromissos governamentais assumidos na Declaração Mundial sobre Educação para Todos, o PNE foi disposto na LDB, estritamente como uma resposta a essa declaração.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    Segundo o o último paragrafo do HISTÓRICO contido no PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO:

    (...)Em 11 de fevereiro de 1998, o Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional a Mensagem 280/98 , relativa ao projeto de lei que "Instituiu o Plano Nacional de Educação ". Iniciou sua tramitação na Câmara dos Deputados como Projeto de Lei n° 4.173, de 1998, apensado ao PL n° 4.155/98, em 13 de março de 1998. Na exposição de motivos destaca o Ministério da Educação a concepção do Plano, que teve como eixos norteadores, do ponto de vista legal, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e a Emenda Constitucional n° 14, de 1995, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.Considerou ainda realizações anteriores, principalmente o PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, preparado de acordo com as recomendações da reunião organizada pela UNESCO e realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1993.

  • Atenção para a palavra estritamente!

  • Errado, pois as tentativas para se estabelecer um plano nacional de educação no país existem desde a década de 40 do século passado (talvez até antes).

  • Sempre que a cespe restringe alguma coisa a questão esta errada 

  • A União, no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei, encaminhará, ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.

    O PNE já existia antes de o governo assumir o compromisso .
  • Lei 9394-96

    Art. 87. É instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei.

    § 1º A União, no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei, encaminhará, ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.

  • Correção dessa questão.

     

    LDB LEI 9.394/96: CORREÇÃO DA QUESTÃO 08 DE 100 CESPE/UNB - PROF. HAMURABI MESSEDER

    https://www.youtube.com/watch?v=X2UWy6aE1hs

     

  • A questão poderia ter sido anulada pois em seu comando diz 'Com base na LDB', sendo que isso não é com base na LDB e sim em conhecimentos históricos a respeito da educação brasileira.

    Mas, sim, a palavra 'estritamente' já denúncia o erro da questão, pois não faz nem sentido. Ainda que fosse verdade, o estado diria que foi para atender demandas educacionais e aquele coisa toda. Kk.

  • é uma questão de tempo. a declaração mundial sobre educação aconteceu no ano de 1990 e a PNE foi pensada em 1940. o erro da questao esta em dizer que a PNE teve inicio na declaração mundial em 1990. é uma questão cronologica. tem que saber um pouco da historia.


ID
1015411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.

O planejamento em educação abrange os níveis educacional, curricular e de ensino. O PNE insere-se no nível educacional, por abranger o sistema de ensino, prevendo os rumos da educação na perspectiva do desenvolvimento tanto da sociedade quanto do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo 

    O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida. 

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&Itemid=1107

  • O PNE esta inserido dentro do nível estratégico no planejamento de ensino.

  • Não se pretende, aqui, explorar e esgotar todos os tipos e níveis de planejamento, mesmo porque, como aponta Gandin (2001, p. 83), é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Vamos nos deter, então, nos que são essenciais para a educação:

    a) Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).

    b) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola – atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

    c) Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

    d) Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).



    Leia mais: http://planejamentoeducacional.webnode.com.br/tipos-niveisdeplanejamento/

  • GAB: CERTO

    O PNE esta inserido dentro do nível estratégico no planejamento de ensino. Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.


ID
1281022
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma política nacional de educação é mais abrangente do que a legislação proposta para organizar a área, ou seja, são necessárias ações. Entre as principais ações implementadas a partir da década de 90, NÃO se pode citar:

Alternativas
Comentários
  • quase acabando a PNE 2014-202 e professor ainda é tratado que nem lixo nesse país (:

  • GAB: A

    Não existe programa PSMN.

    As formas de valorização da carreira do profissional da educação são através das metas:

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de

    forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade

    equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

    Meta 18: assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as)

    profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o

    plano de Carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o

    piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da

    Constituição Federal.


ID
1289512
Banca
FCC
Órgão
MPE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A propósito da educação básica obrigatória gratuita é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) errada. Abrange também o ensino médio: Art. 21 da Lei 9394/96:. A educação escolar compõe-se de:I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    a) errada. Pode ser cobrada judicialmente, sem que haja ofensa à separação de poderes, sob pena de inefetividade da Constituição Federal: 

    EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. DETERIORAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. CONSTRUÇÃO DE NOVA ESCOLA. POSSIBILIDADE. INEXISTÊNCIA DE VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES. GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA. PRECEDENTES. As duas Turmas do Supremo Tribunal Federal possuem entendimento de que é possível ao Judiciário, em situações excepcionais, determinar ao Poder Executivo a implementação de políticas públicas para garantir direitos constitucionalmente assegurados, a exemplo do direito ao acesso à educação básica, sem que isso implique ofensa ao princípio da separação dos Poderes. Precedentes. Agravo regimental a que se nega provimento.

    (ARE 761127 AgR, Relator(a):  Min. ROBERTO BARROSO, Primeira Turma, julgado em 24/06/2014, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-158 DIVULG 15-08-2014 PUBLIC 18-08-2014)

    c), d) erradas; e) correta - Há prazo definido para a implementação da educação básica, isto é, até 2016, conforme Plano Nacional de Educação, tendo em vista que a Lei 9394/96 foi publicada em 23/12/1996.

    Art. 87 lei 9394/96. É instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei.

    § 1º A União, no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei, encaminhará, ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.



  • A resposta certa do item E está na lei n 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação e não na LDB!!! 

  • Como bem observado pela colega Janaína, o Plano Nacional da Educação, previsto na lei 13.005/2014, prevê em seu anexo três importante metas:


    Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

    Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).


ID
1313398
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos objetivos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Direcionar as políticas educacionais para uma cultura de direitos humanos.

( ) Incentivar a criação de instituições e de organizações que valorizem a educação em direitos humanos.

( ) Incentivar o acesso de pessoas com deficiência nas ações de educação em direitos humanos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Neste link vcs vem todos os objetivos: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

  • São objetivos gerais do PNEDH:

    a) destacar o papel estratégico da educação em direitos humanos para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito;

    b) enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática;

    c) encorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas;

    d) contribuir para a efetivação dos compromissos internacionais e nacionais com a educação em direitos humanos;

    e) estimular a cooperação nacional e internacional na implementação de ações de educação em direitos humanos;

    f) propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, estimulando o desenvolvimento institucional e interinstitucional das ações previstas no PNEDH nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, dentre outros);

    g) avançar nas ações e propostas do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) no que se refere às questões da educação em direitos humanos;

    h) orientar políticas educacionais direcionadas para a constituição de uma cultura de direitos humanos;

    i) estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ações para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos;

    j) estimular a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos;

    k) incentivar a criação e o fortalecimento de instituições e organizações nacionais, estaduais e municipais na perspectiva da educação em direitos humanos;

    l) balizar a elaboração, implementação, monitoramento, avaliação e atualização dos Planos de Educação em Direitos Humanos dos estados e municípios;

    m) incentivar formas de acesso às ações de educação em direitos humanos a pessoas com deficiência.

  • B

    VVF


ID
1316302
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista a restrição de recursos e a capacidade em ofertar uma educação em extensão e qualidade desejáveis, o Plano Nacional de Educação – PNE 2000 a 2012 estabeleceu, segundo o dever constitucional e necessidades sociais, como uma de suas prioridades:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

    Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE

    Art. 2o  São diretrizes do PNE:

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

    IV - melhoria da qualidade da educação;

    V - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

    VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

    VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;

    VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;

    IX - valorização dos (as) profissionais da educação;

    X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.


ID
1346299
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 10.172/2001.

I. As metas do PNE para a educação tecnológica e formação profissional têm como objetivo central generalizar as oportunidades de formação para o trabalho, de treinamentos, mencionando, de forma especial, o trabalhador rural.

II. Na educação de jovens e adultos, uma das metas é incentivar, nas empresas públicas e privadas, a criação de programas permanentes para os seus trabalhadores, assim como de condições para a recepção de programas de teleducação.

III. Para a educação a distância e tecnologias educacionais, tem-se, como uma das metas, promover, em parceria com o Ministério do Trabalho, as empresas, os serviços nacionais de aprendizagem e as escolas técnicas federais, a produção e a difusão de programas de formação profissional a distância.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Alternativas

ID
1346302
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LDB 9394/96

    Art. 9º. A União incumbir-se-á de: 

     I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito 

    Federal e os Municípios; 

  • Um quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. Seus sistemas abrigam a maior parte das instituições que atuam nesse nível educacional, mas isso não significa descompromisso dos municípios. É no ensino superior que tanto os professores da educação básica quanto os demais profissionais que atuarão no município são formados, contribuindo para a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico local. Por essas razões, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem participar da elaboração das metas sobre o ensino superior nos planos municipais e estaduais, vinculadas ao PNE.

  • Lei 13.005/2014 - Art. 12.  Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.

  • Lei nº 10.172 de 2001. Art. 2o A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes.

  • É instituído o 'Dia do Plano Nacional de Educação', a ser comemorado, anualmente, em 12 de dezembro.” Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 1º de dezembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

    LEI Nº 12.102 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2009.

    Institui o Dia do Plano Nacional de Educação, acrescentando artigo à Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001.

     

    O VICE – PRESIDENTE D A REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE D A REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o A Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 6o-A:

    “Art. 6o-A. É instituído o ‘Dia do Plano Nacional de Educação’, a ser comemorado, anualmente, em 12 de dezembro.”

    Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 1º de dezembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

    JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

    Fernando Haddad

    http://domtotal.com/direito/pagina/detalhe/25611/lei-institui-o-dia-do-plano-nacional-de-educacao

  • Questão desatualizada, uma vez que o PNE 2014-2024 não trata de "Objetivos" como mencionado na opção na B.


ID
1346308
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das metas do Plano Nacional de Educação para o decênio de 2011-2020 é triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da expansão em segmento. (Projeto de Lei 8.035/2010, p. 36).

São consideradas estratégias para a realização dessa meta, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • taxa de conclusão de 90%

    e 20 por professor
  • GABARITO = A

    São consideradas estratégias para a realização dessa meta, EXCETO:

    a) Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica para 90% (noventa por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos por professor para 20 (vinte).

    b) Fomentar a expansão da oferta da educação profissional técnica de nível médio nas redes públicas estaduais de ensino.

    c) Expandir as matrículas da educação profissional técnica de nível médio na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

    d) Institucionalizar sistema de avaliação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio das redes escolares públicas e privadas.


ID
1349461
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.072/2001, nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. Em um mundo em que o conhecimento sobrepuja os recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, a importância da educação superior e de suas instituições é cada vez maior. Para que essas possam desempenhar sua missão educacional, institucional e social, o apoio público é decisivo. Sobre as diretrizes que fomentam o ensino em nível superior, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A diretriz básica para o bom desempenho desse segmento é a autonomia universitária, exercida nas dimensões previstas na Carta Magna: didático- científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

( ) Deve-se assegurar que o setor público tenha uma expansão de vagas tal que, no mínimo, mantenha uma proporção nunca inferior a 40% do total.

( ) A institucionalização de um amplo sistema de avaliação associada à ampliação dos programas de pós-graduação torna-se dispensável na melhora da qualidade do ensino oferecido, uma vez que o desenho federativo brasileiro reservou à União o papel de atuar na educação superior.

( ) À educação superior está reservado o papel de fundamentar e divulgar os conhecimentos ministrados nos outros níveis de ensino, assim como preparar seus professores.

Alternativas
Comentários
  • É igualmente indispensável melhorar a qualidade do ensino  oferecido, para o que constitui instrumento adequado a institucionalização de um amplo sistema de avaliação associada à ampliação dos programas de pós-graduação, cujo objetivo é qualificar os docentes que atuam na educação superior.

  • GAB: A

    A institucionalização de um amplo sistema de avaliação associada à ampliação dos programas de pós-graduação torna-se dispensável na melhora da qualidade do ensino oferecido, uma vez que o desenho federativo brasileiro reservou à União o papel de atuar na educação superior.


ID
1357789
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2014, após anos de construção foi aprovado o Plano Nacional de Educação – PNE, por meio da Lei nº 13.005, com vistas a dar cumprimento ao artigo 214 da Constituição Federal Brasileira. Sobre o PNE, analise as assertivas abaixo.

I. São diretrizes do PNE a erradicação do analfabetismo e a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.

II. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas ao longo dos 10 (dez) anos de sua vigência.

III. Compete ao INEP divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações em seu sítio institucional.

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    I - Ministério da Educação - MEC;

    II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;

    III - Conselho Nacional de Educação - CNE;

    IV - Fórum Nacional de Educação.

    § 1o Compete, ainda, às instâncias referidas no caput:

    I - divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet; ( ou seja o INEP não está incluído)

    II - analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas;

    III - analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.



  • Eu também fiquei com dúvidas quanto a questão, porém, se nos basearmos no texto da Lei do referido artigo citado no comentário acima, o parágrafo 1º é claro em afirmar as instâncias referidas no CAPUT do artigo, neste caso o INEP, de fato, não teria essa prerrogativa.  

  • GABARITO = B Apenas a assertiva III é falsa

    Art. 2o São diretrizes do PNE:

    I - erradicação do analfabetismo;

    [...]

    VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

    Art. 5o A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas [...]

    [...]

    § 1o Compete, ainda, às instâncias referidas no caput:

    I - divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet;

    [...]

  • O que cabe ao INEP:

    § 2º A cada 2 (dois) anos, ao longo do período de vigência deste PNE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo desta Lei, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional, tendo como referência os estudos e as pesquisas de que trata o art. 4º , sem prejuízo de outras fontes e informações relevantes.

    § 4º Cabem ao Inep a elaboração e o cálculo do Ideb e dos indicadores referidos no § 1º .

    Estudos para aferir o cumprimento das metas e avaliação e monitoramento das metas são ações muuuuuito semelhantes mesmo. Bem fácil de confundir.

  • GAB: B

    Compete ao:

    I - Ministério da Educação - MEC;

    II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;

    III - Conselho Nacional de Educação - CNE;

    IV - Fórum Nacional de Educação.

    divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet (Não tem INEP)


ID
1357792
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação – PNE aprovado em 2014 ao se tratar especificamente da Educação Profissional, estabeleceu em sua Meta 11 - triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

São estratégias para atingir a Meta 11 do PNE nos próximos 10 anos, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Estratégias:11.1) expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional;11.2) fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio nas redes públicas estaduais de ensino;11.3) fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita, assegurado padrão de qualidade;11.4) estimular a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio e do ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário formativo do aluno, visando à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude;11.5) ampliar a oferta de programas de reconhecimento de saberes para fins de certificação profissional em nível técnico;11.6) ampliar a oferta de matrículas gratuitas de educação profissional técnica de nível médio pelas entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade;11.7) expandir a oferta de financiamento estudantil à educação profissional técnica de nível médio oferecida em instituições privadas de educação superior;11.8) institucionalizar sistema de avaliação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio das redes escolares públicas e privadas;11.9) expandir o atendimento do ensino médio gratuito integrado à formação profissional para as populações do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, de acordo com os seus interesses e necessidades;11.10) expandir a oferta de educação profissional técnica de nível médio para as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;11.11) elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 90% (noventa por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos (as) por professor para 20 (vinte);11.12) elevar gradualmente o investimento em programas de assistência estudantil e mecanismos de mobilidade acadêmica, visando a garantir as condições necessárias à permanência dos (as) estudantes e à conclusão dos cursos técnicos de nível médio; ....CONTÍNUA.....
  • .... CONTINUAÇÃO.....

    1.13) reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na educação profissional técnica de nível médio, inclusive mediante a adoção de políticas afirmativas, na forma da lei;

    11.14) estruturar sistema nacional de informação profissional, articulando a oferta de formação das instituições especializadas em educação profissional aos dados do mercado de trabalho e a consultas promovidas em entidades empresariais e de trabalhadores 

  • Resumindo o que a colega nos trouxe de aprendizado...

    letra E  

  • 12.1. otimizar a capacidade instalada da estrutura física e de recursos humanos das instituições públicas de educação superior, mediante ações planejadase coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar o acesso à graduação. Corresponde a Meta 12

  • Que absurdo ter que decorar as metas e estratégias...

  • Não entendi esta questão, não está letra de lei.


ID
1393606
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9394/96) e o Plano Nacional de Educação (2001-2010) em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), considerando a educação como um direito humano inalienável, atribuem ao Estado:

1. Garantir a igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
2. Legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional.
3. Assegurar a oferta de uma educação de qualidade social e o financiamento compatível com as necessidades educacionais.
4. Adotar regime de colaboração entre os sistemas de ensino (federal, estadual, distrital e municipal), de modo a permitir o acesso à cultura, à educação e à ciência.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gararito: letra E

    Todas estão corretas.


  • Pq o Cespe não cobra assim, rss..

     

  • Não seria a "D"? Porque não cabe aos Estados Legislar sobre as Diretrizes e Bases da Educação e sim a UNIÃO com os ESTADOS de forma suplementar e complementar.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Constituição federal de 1988 (CF/1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996. O candidato deve indicar a veracidade das assertivas.Vejamos:

    1. Correta.

    LDB: "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)"

    2. Correta.

    LDB: “lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996- Regulamento- Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional.”

    3. Correta.

    Consoante a CF/1988 as formas de financiamento da educação será da seguinte forma: "Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    (...) § 3º A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

    4. Correta.

    CF/1988: "Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...) V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação

    "Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino."

    Portanto, todas as assertivas estão corretas.

    Gabarito: E


ID
1413406
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as diretrizes estabelecidas para a Educação Infantil no Plano Nacional de Educação (Lei Nº 10.172/01) é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    A banca mudou a ordem do que está na lei.

     

    "As metas estão relacionadas à demanda manifesta, e não à demanda potencial, definida pelo número de crianças na faixa etária, pois a educação infantil não é obrigatória, mas um direito da criança. Os fatores históricos que determinam a demanda continuam vigentes em nossa sociedade, tornando-se cada vez mais óbvios, acrescentando-se a eles a própria oferta como motivadora da procura. Afinal a existência da possibilidade de acesso e o conhecimento dos benefícios da freqüência a um centro de educação infantil de qualidade induzem um número cada vez maior de famílias a demandar uma vaga para seus filhos. Importante, nesse processo, é o cuidado na qualidade do atendimento, pois só esta o justifica e produz resultados positivos."

  • O levantamento, a metodologia de caráter nacional, o conjunto agregado de iniciativas devem apresentar características relevantes, reunindo localidade de residência e nível socioeconômico das famílias, como critérios para definição de demanda potencial. 

     

    O desafio é construir um sistema e uma metodologia para apurar com rigor a demanda nacional, o que permitirá a orientação dos investimentos e as políticas públicas de atendimento.


ID
1417000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do financiamento da educação, julgue os itens a seguir.

A meta de aplicação de recursos públicos em educação correspondente a 10% do produto interno bruto foi incorporada à Constituição Federal de 1988 (CF) no dispositivo que trata do Plano Nacional de Educação.

Alternativas
Comentários
  • Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5o (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio.

    A vinculação de um percentual do PIB para o financiamento das metas do PNE é indispensável para garantir acesso, permanência e processos de organização e gestão direcionados à efetivação de educação pública de qualidade no País.

    A Constituição Federal de 1988, no art. 212, dispõe que a União aplicará, anualmente, nunca menos de 18%; e os estados, o Distrito Federal e os municípios, 25%, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. O texto constitucional prevê, ainda, que a educação básica terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei. 


    Fonte: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

  • ERRADO!!!

     O texto constitucional não prevê  o valor de 10%:

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

     Portanto, O texto CONSTITUCIONAL prevê a APLICABILIDADE no seu artigo 214:

    "O art 214 da CF, com as alterações da redação da redação dada pelas Emenda Constitucional nº 59, de 2009, dispõe que o PNE deve estabelecer meta de APLICAÇÃO de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto."

    Fonte: Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do PNE.

    O PNE que prevê esse valor valor:

    Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5o (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio.



    "O PNE ratifica preceitos constitucionais e amplia o investimento público em educação pública, de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do PIB no País no 5º ano e no mínimo, o equivalente a 10% do PIB no fim do decênio."

    Fonte: Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do PNE.


    ESPERO TER AJUDADO!!
    FOCOFORÇAFÉ#@
  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, (...)

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 

     

    A CF não determina a porcentagem do produto interno bruto.

  • Essa previsão de 10% está no PNE e deverá ser atingida até o final do decênio.


ID
1417066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos expressos do Plano Nacional de Educação consiste em articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

Alternativas
Comentários
  • Meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. 


    Fonte: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

  • PNE - Lei 13.005/2014

    Art. 7o  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano.

    Art. 13.  O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação

  • GAB: CERTO

    Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação


ID
1432213
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Emenda Constitucional 56/2009 traz uma nova formulação sobre o sistema de ensino:

I. a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração;
II. o PNE definirá diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades, por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas;
III. o sistema nacional de educação estabelecerá em lei a nova hierarquia entre os entes federados, para que a União possa cobrar de forma mais efetiva o cumprimento das metas do PNE por parte dos estados e municípios.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

  • Não há hierarquia entre entes federados. (item III errado)

  • Não há hierarquia entre entes federados. (item III errado)

  • GAB:C

    O erro do item III é afirmar que existe uma hierarquia entre os entes federados.


ID
1472341
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação tem quatro grandes objetivos, entre eles:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    2. OBJETIVOS E PRIORIDADES

    Em síntese, o Plano tem como objetivos:

    . a elevação global do nível de escolaridade da população;

    . a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis;

    . a redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública e

    . democratização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou eqüivalentes.


ID
1473619
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação. O que pratica a escola? Disponível em: < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p071-080_c.pdf>. Acesso em 10 de mai de 2010.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que a lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País; VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. O período de duração do plano nacional de educação estabelecido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de

    articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes,

    objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e

    desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades


ID
1483405
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Conferência Nacional de Educação – CONAE –, realizada em abril de 2010, discutiu propostas para um novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos. Sobre a CONAE e o Plano Nacional de Educação, analise as afirmativas abaixo.

I. A Conferência Nacional de Educação – CONAE – é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
II. A CONAE foi precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009, e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal, programadas para o segundo semestre do mesmo ano.
III. A Lei 10.172/2001 regulamentou o Plano Nacional de Educação que tem uma duração de dez anos e prevê que a oferta da educação infantil alcance 50% para a creche e 80% para a pré- escola.
IV. O novo Plano Nacional de Educação vai vigorar entre 2011 e 2020. É ele que traça as metas e as prioridades para a educação brasileira neste período.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não existe meta nos mesmos termos do Item 3, discordo do gabarito.

  • Não tem gabarito para essa questão.

    O item III está totalmente errado.

    É universalizar a educação para pré-escola, e não 80% como traz o enunciado.

  • III e IV erradas. Não há gabarito para essa questão.


ID
1483441
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes.
Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.

                        Coluna 1
I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009
II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990
III. Constituição Federal da República do Brasil/1988
IV. Plano Nacional de Educação/2001
V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996

                         Coluna 2
( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1527379
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Documento-Base da Conae apontou cinco grandes desafios para o Estado e para a sociedade brasileira, os quais deveriam ser abordados pelo Plano Nacional de Educação.

Qual das alternativas abaixo NÃO representa um desses desafios?

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Nacional de Educação teve como objetivo maior a mobilização social em prol da educação – demanda histórica da sociedade civil organizada, especialmente das entidades representativas do setor educacional. É a partir desse compromisso que os documentos produzidos durante o processo relacionam pelo menos cinco grandes desafios que o Estado e a sociedade brasileira precisam enfrentar:

     

    a) Construir o Sistema Nacional de Educação (SNE), responsável pela institucionalização da orientação política comum e do trabalho permanente do Estado e da sociedade para garantir o direito à educação.

     

    b) Promover de forma permanente o debate nacional, estimulando a mobilização em torno da qualidade e valorização da educação básica, superior e das modalidadesde educação, em geral, apresentando pautas indicativas de referenciais e concepções que devem fazer parte da discussão de um projeto de Estado e de sociedade que efetivamente se responsabilize pela educação nacional, que tenha como princípio os valores da participação democrática dos diferentes segmentos sociais e, como objetivo maior a consolidação de uma educação pautada nos direitos humanos e na democracia.

     

    c) Garantir que os acordos e consensos produzidos na Conae redundem em políticas públicas de educação, que se consolidarão em diretrizes, estratégias, planos, programas, projetos, ações e proposições pedagógicas e políticas, capazes de fazer avançar a educação brasileira de qualidade social.

     

    d) Propiciar condições para que as referidas políticas educacionais, concebidas e efetivadas de forma articulada entre os sistemas de ensino, promovam: o direito do/da estudante à formação integral com qualidade; o reconhecimento e valorização à diversidade; a definição de parâmetros e diretrizes para a qualificação dos/das profissionais da educação; o estabelecimento de condições salariais e profissionais adequadas e necessárias para o trabalho dos/das docentes e funcionários/as; a educação inclusiva; a gestão democrática e o desenvolvimento social; o regime de colaboração, de forma articulada, em todo o País; o financiamento, o acompanhamento e o controle social da educação; e a instituição de uma política nacional de avaliação no contexto de efetivação do SNE.

     

    e) Indicar, para o conjunto das políticas educacionais implantadas de forma articulada entre os sistemas de ensino, que seus fundamentos estão alicerçados na garantia da universalização e da qualidade social da educação em todos os seus níveis e modalidades, bem como da democratização de sua gestão.

     

    http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/documetos/documento_final_sl.pdf

  • GAB: C

    Garantir que os acordos e consensos internacionais redundem em políticas públicas de educação, que se consolidarão em diretrizes, estratégias, planos, programas, projetos, ações e proposições pedagógicas e políticas, capazes de fazer avançar o panorama educacional no Brasil.


ID
1539061
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal (CF) estabelece o plano nacional de educação – PNE, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e em suas diversas etapas e modalidades. Acerca desse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    I - erradicação do analfabetismo;

  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

  • Art. 214. A lei estabelecerá o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE - Lei nº 13.005 de 2014) , de duração decenal (10 anos. Atualmente de 2014 a 2024), com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

     

    I - erradicação do analfabetismo; (META 9 do PNE): 

     

    ---> elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015; e,

     

    ---> até o final da vigência deste PNE (2024) , erradicar o analfabetismo absoluto; e

     

    --- > reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

     

    A Portaria nº 2.252, de 21 de agosto de 2003 (DOU nº 162, Seção 1, 22/8/2003, p. 12), editada pelo então ministro Cristovam Buarque, “considerando a função social e prioritária de erradicar o analfabetismo do Brasil como dever de todos os brasileiros”, dispõe que estudantes dos cursos de licenciatura possam participar de programas de alfabetização de jovens e adultos.

     

    Nos termos da citada Portaria MEC nº 2.252/2003, os estudantes de Pedagogia e das demais licenciaturas podem participar de programas de alfabetização de jovens e adultos, de iniciativa de IES, do governo ou de organizações não governamentais, tendo como crédito a contabilização em dobro da carga horária dedicada a esses programas nas atividades práticas previstas nos incisos I, II e III do § 1º, art. 13, da Resolução CNE/CP nº 2/2015.


ID
1559344
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção de um Sistema Nacional de Educação requer o redimensionamento da ação dos entes federados, garantindo diretrizes educacionais comuns a serem implementadas em todo o território nacional, tendo como perspectiva a superação das desigualdades regionais. Dessa forma, objetiva‐se o desenvolvimento de políticas públicas educacionais nacionais universalizáveis, por meio da regulamentação das atribuições específicas de cada ente federado no regime de colaboração e da educação privada pelos órgãos de Estado. O Sistema Nacional de Educação assume, assim, um papel que visa garantir as finalidades, diretrizes e estratégias educacionais comuns, mas mantendo as especificidades próprias de cada um. Assinale a alternativa que cita INCORRETAMENTE uma das características do papel assumido pelo Sistema Nacional de Educação, de acordo com o contexto supracitado.

Alternativas
Comentários
  • neutral

    1. que ou aquele que não se posiciona.

    2. que ou aquele que julga com imparcialidade.

     

    O Sistema Nacional de Educação assume, assim, um papel que visa garantir as finalidades, diretrizes e estratégias educacionais comuns, mas mantendo as especificidades próprias de cada um.

     

    Gab: A

     

    De nada. Não desistam!


ID
1569421
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Título IV da LDB nº 9394/96 é responsabilidade dos Estados, quanto à Organização da Educação:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de: I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino; II - definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, deacordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público; III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e asdos seus Municípios; IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; V - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. 

  • Letra A - "SISTEMA FEDERAL", papel da União


    Letras B e C - Tudo que houver PNE ou Plano Nacional de Educação é dever da União.


    Letra E - é o oposto, a União que presta apoio aos estados, distrito federal e municípios.


ID
1569838
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) faz parte das políticas públicas na EJA. Ele foi um compromisso assumido na reunião de avaliação da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (Joimten, 1990) denominada Fórum Mundial de Educação (Senegal, Dakar, abril, 2000). Foi sancionado em janeiro de 2001 e apresenta, entre seus objetivos e metas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Prever um núcleo comum para o currículo e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais, incluindo a educação moral e cívica, educação física, educação artística e programas de saúde como matérias obrigatórias do currículo da educação de jovens e adultos, além do ensino religioso facultativo. 

     

    Acredito que o erro da questão foi nessa parte.

  • Gab. B

    Esse gabarito faz referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

     

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

     

  • Esta questão trata do PNE 2001-2010, Lei nº 10.172/2001 (embora a questão seja de 2015, período em que já vigorava o atual PNE (2014-2023).). Na parte III, item 5 (Educação de Jovens e Adultos), o subitem "5.3 - Objetivos e Metas" trata das afirmativas contempladas nesta questão:

    "1. Estabelecer, a partir da aprovação do PNE, programas visando a alfabetizar 10 milhões de jovens e adultos, em cinco anos e, até o final da década, erradicar o analfabetismo;

    2. Assegurar, em cinco anos, a oferta de educação de jovens e adultos equivalente às quatro séries iniciais do ensino fundamental para 50% da população de 15 anos e mais que não tenha atingido este nível de escolaridade;

    3. Assegurar, até o final da década, a oferta de cursos equivalentes às quatro séries finais do ensino fundamental para toda a população de 15 anos e mais que concluiu as quatro séries iniciais.

    (...)"

     

     

  • Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

    Estratégias:

    9.1) assegurar a oferta gratuita da educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade própria;

    9.2) realizar diagnóstico dos jovens e adultos com ensino fundamental e médio incompletos, para identificar a demanda ativa por vagas na educação de jovens e adultos;

    9.3) implementar ações de alfabetização de jovens e adultos com garantia de continuidade da escolarização básica;

    9.4) criar benefício adicional no programa nacional de transferência de renda para jovens e adultos que frequentarem cursos de alfabetização;

    9.5) realizar chamadas públicas regulares para educação de jovens e adultos, promovendo-se busca ativa em regime de colaboração entre entes federados e em parceria com organizações da sociedade civil;

    9.6) realizar avaliação, por meio de exames específicos, que permita aferir o grau de alfabetização de jovens e adultos com mais de 15 (quinze) anos de idade;

    9.7) executar ações de atendimento ao (à) estudante da educação de jovens e adultos por meio de programas suplementares de transporte, alimentação e saúde, inclusive atendimento oftalmológico e fornecimento gratuito de óculos, em articulação com a área da saúde;

  • Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

  • Bastou ler o termo “educação moral e cívica” para matar a questão. Acho que os educadores associam muito esse conteúdo à diradura, daí a resistência tão grande a tudo que nele é ensinado


ID
1579693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o próximo item, referente à educação básica e aos níveis e modalidades de educação e ensino.

A ampliação da duração do ensino fundamental passou a constituir propósito do governo brasileiro apenas a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2001.

Alternativas
Comentários
  • ... já a Lei no 9.394/1996 sinalizou para um ensino obrigatório de nove anos de duração, a iniciar-se aos seis anos de idade, o que, por sua vez, tornou-se meta da educação nacional pela Lei no 10.172/2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). Finalmente, em 6 de fevereiro de 2006, a Lei no 11.274, institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos de idade. 

    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

  • Passou a constituir propósito desde a LDB/96


ID
1582252
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


O Plano Nacional de Educação – PNE –, com duração decenal, tem por objetivo articular o Sistema Nacional de Educação – SNE –, através da fixação de metas e estratégias para todos os níveis, etapas e modalidades de ensino a serem cumpridas por todos os entes federados, prevendo consequências para seu descumprimento.

Alternativas
Comentários
  • Por mais que o PNE estabeleça diretrizes, metas e estratégias para todos os níveis, etapas e modalidades. INFELIZMENTE, ele não estabelece consequencias para o seu descumprimento.


ID
1584562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir à luz do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente.

O PNE visa aumentar o número de matrículas na educação profissional técnica de nível médio ofertado pela rede pública de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

  • é isso ai


  • PRONATEC: "sucesso" total

  • Gab, CERTO.

     

    "Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público."

     

    Estratégia:

    11.11) elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 90% (noventa por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos (as) por professor para 20 (vinte);

     

    Viva ao Brasil!

  • PNE - meta 11 - matrículas na educação profissional técnica de nível médio

    - triplicar;

    - mín. 50% no segmento público

     

  • META 11

  • Gabarito: Correto

    Meta 11

    Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurado a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.


ID
1584658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.


Alternativas
Comentários
  • Não entendi... A Meta 7 é esta:


    "Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio".


    Fonte: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf 


  • Nossa não entendi. Eu tinha certeza que estava errada. 

  • Dentre as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, a META 7 é a que trata da aprendizagem na idade certa, diretamente relacionada com a melhoria da qualidade do sistema de ensino brasileiro. O PNE, aprovado em junho deste ano, reúne uma série de obrigações no âmbito educacional que o Brasil deve alcançar em 10 anos.

    A META 7 utiliza o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de língua portuguesa e matemática e por dados do fluxo escolar. A utilização do índice para medir a qualidade da Educação causou debate durante a tramitação do PNE, uma vez que muitos especialistas e entidades defendem que o indicador tem limitações.

    Nos ANOS INICIAIS, a meta do PNE é a mesma do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): Ideb 6,0 em dez anos. O índice mais recente é de 5,2, divulgado neste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número está acima da meta intermediária para 2013, que era de 4,9.

    Já para os ANOS FINAIS do Fundamental, atualmente o Ideb é de 4,2, sendo a meta intermediária 4,4 e a do PNE, 5,5.

    No Ensino Médio, etapa considerada por muitos especialistas e pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das mais problemática da Educação brasileira, a meta é ainda mais distante do atual patamar: enquanto se almeja 5,2 em dez anos, o país patina em 3,7, abaixo da meta intermediária de 3,9 para este ano.

    Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/31342/pne-tem-metas-especificas-para-o-ideb/#

  • "Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio".Acredito que a abanca aproveitou o termo "fluxo escolar" para se referir ao fluxo de educandos de uma instituição para outra. Atualmente existem grandes divergências entre os estados da federação quanto ao currículo, que segundo a Lei nº 9394/96, deveria ser composto por uma base nacional comum e uma parte diversificada. Na prática o que ocorre é diferente. O currículo da região Sudeste, por exemplo, é diferente do adotado na região Nordeste, e ainda há diferenças entre os estados que compõe estas mesmas regiões. Acredito que, por esta ótica,o item está correto. Att.
  • Também não entendi porque está correta!

  • A questão está certa, visto que, para além do que se diz na meta 7, em sua estratégia para execução desta, diz que: 

    Estratégias:

    7.1) estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a BASE NACIONAL COMUM DOS CURRÍCULOS, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

  • Confesso que ainda não entendi. Peço a todos que indiquem a questão para comentário.

  • Sim, as mudanças são: mais empenho por parte dos professores, cobrar mais dos alunos e da família e principalmente cobrar das instituições mais recursos para melhorar as aulas, ou seja, dar aula com qualidade para alcançar o IDEB citado na Meta 7.

  • Ou seja, questão pra deixar em branco. A não ser que a pessoa seja muuuito punk de decorar qual é a meta 7.

  • Realmente, questão e resposta muito questionáveis.  

    O objeto da Meta 7 são os indicadores e a estratégia para melhora-los. Não implica  ou não se pode concluir diretamente que a alteração dos curriculos ou sua padronização irá provocar "...muitas mudança no curriculo escolar" . Até porque, o que significa "muitas mudanças"? Do conjunto de estratégias elencadas para a Meta 7, creio que haveria mais objetividade no julgamente de outros itens, como instrumentos de avaliação, divulgação de indicadores, etc. Afinal são 36 estratégias para a Meta 7!

     

  • Ao meu ver a questão está errada, pois não se trata de estratégia para atingir a meta 7, mas da própria meta 7 em si. Para mim, há uma confusão na interpretação da banca quanto ao item. Visto que na meta 7 não há qualquer indício sobre currículo.

  • Questão correta, pois a implantação da base nacional comum dos currículos foi determinada pelo o PNE, conforme meta 7 - estratégia 7.1.

    "Para Janine, o Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta muitas frentes para o desenvolvimento da educação brasileira, entre eles a definição da base nacional comum para os currículos da educação básica, que precisam ser amplamente discutidos. A base nacional comum curricular estabelecerá quais conteúdos e competências os alunos devem aprender em cada ano de formação na educação básica, bem como estabelecerá as disciplinas obrigatórias na educação básica."

    http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36381

  • A questão está certa, visto que, para além do que se diz na meta 7, em sua estratégia para execução desta, diz que: 

    Estratégias:

    7.1) estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a BASE NACIONAL COMUM DOS CURRÍCULOS, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

  • assegurar que:

    a) no quinto ano de vigência deste PNE, pelo menos 70% (setenta por cento) dos (as) alunos (as) do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 50% (cinquenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

    b) no último ano de vigência deste PNE, todos os (as) estudantes do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 80% (oitenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

  • Eu tinha certeza que a questão estava errada. Fiquei confusa.
  • Creio que a questão está errada, pois isso é estratégia e não meta. Coisas distintas.

  • No enunciado fala-se da meta, mas na verdade é uma estratégia que a banca solicita entendimento. Confusão do examinador!

  • De acordo com as discursões e respostas apresentadas a questão está errada. eu também marquei errada e agora estou na dúvida. Algum professor pode responder essa questão?

  • Na meta em si não existe nenhuma citação ao currículo. Se a banca busca uma clareza, ela deveria dizer ESTRATEGIA, como existe questões que deixam bem clara o que é META, DIRETRIZ e ESTRATEGIA.

  • Gabarito: CORRETO

    No entanto a questão está ERRADA. (cabe recurso fácil).

    A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.

    A meta 7 fala sobre a qualidade da educação e as médias que o IDEB precisa atingir.

    A meta possui 36 estratégias o "como vai acontecer?"

    7.27) desenvolver currículos e propostas pedagógicas específicas para educação escolar para as escolas do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades e considerando o fortalecimento das práticas socioculturais e da língua materna de cada comunidade indígena, produzindo e disponibilizando materiais didáticos específicos, inclusive para os (as) alunos (as) com deficiência;


ID
1585504
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É um instrumento da política educacional que estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino, para a formação e valorização do magistério e para o financiamento e a gestão da educação, por um período de dez anos. Sua finalidade é orientar as ações do Poder Público nas três esferas da administração (União, Estados e Municípios) o que o torna uma peça chave no direcionamento da política educacional do país:

Alternativas
Comentários
  • Brinde . Letra D

     

  • Plano Nacional de Educação

  • Ahhh!!! Quem dera se todas as questões fossem como esta....

  • Resposta: D

    Tal documento, criado a cada dez anos, traça diretrizes e metas para a educação em nosso país, com o intuito de que estas sejam cumpridas até o fim desse prazo. O primeiro PNE foi elaborado em 1996, para vigorar entre os anos de 2001 a 2010.

    Fonte:


ID
1622320
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, conforme as alterações promovidas pela Emenda Constitucional N.º 59/2009, preconiza a necessidade de elaboração e aprovação pelo Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação (PNE) e sua execução e avaliação pelo governo federal em regime de colaboração com os sistemas de ensino dos entes federados. Sobre o PNE, analise as afirmativas abaixo.


I - O PNE passou a ser considerado o articulador do Sistema Nacional de Educação, portanto deve ser matriz de referência para a construção democrática dos planos estaduais e municipais de educação.


II - O PNE deverá estabelecer uma meta de aplicação dos recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, expressa em 10% da receita corrente líquida dos estados, Distrito Federal e municípios.


III - Entre as diretrizes do PNE estão erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho.


IV - Os entes federados que já tenham aprovado os seus respectivos planos de educação não precisarão alinhar as diretrizes, objetivos e metas desses planos ao novo PNE.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • d

     

  • II - Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir:

    ---> , no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5o (quinto) ano de vigência desta Lei e,

    ---> no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio.

     

    IV - 20.1) garantir fontes de financiamento permanentes e sustentáveis para todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica, observando-se as políticas de colaboração entre os entes federados, em especial as decorrentes do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e do § 1o do art. 75 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que tratam da capacidade de atendimento e do esforço fiscal de cada ente federado, com vistas a atender suas demandas educacionais à luz do padrão de qualidade nacional;

     

    Art. 7º. § 2o  As estratégias definidas no Anexo desta Lei não elidem a adoção de medidas adicionais em âmbito local ou de instrumentos jurídicos que formalizem a cooperação entre os entes federados, podendo ser complementadas por mecanismos nacionais e locais de coordenação e colaboração recíproca.

     

    7.21) a União, em regime de colaboração com os entes federados subnacionais, estabelecerá, no prazo de 2 (dois) anos contados da publicação desta Lei, parâmetros mínimos de qualidade dos serviços da educação básica, a serem utilizados como referência para infraestrutura das escolas, recursos pedagógicos, entre outros insumos relevantes, bem como instrumento para adoção de medidas para a melhoria da qualidade do ensino;


ID
1622830
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, conforme as alterações promovidas pela Emenda Constitucional N.º 59/2009, preconiza a necessidade de elaboração e aprovação pelo Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação (PNE) e sua execução e avaliação pelo governo federal em regime de colaboração com os sistemas de ensino dos entes federados. Sobre o PNE, analise as afirmativas abaixo.


I - O PNE passou a ser considerado o articulador do Sistema Nacional de Educação, portanto deve ser matriz de referência para a construção democrática dos planos estaduais e municipais de educação.

II - O PNE deverá estabelecer uma meta de aplicação dos recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, expressa em 10% da receita corrente líquida dos estados, Distrito Federal e municípios.

III - Entre as diretrizes do PNE estão erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho.

IV - Os entes federados que já tenham aprovado os seus respectivos planos de educação não precisarão alinhar as diretrizes, objetivos e metas desses planos ao novo PNE.


Estão corretas as afirmativas  

Alternativas
Comentários
  • II - O PNE deverá estabelecer uma meta de aplicação dos recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, expressa em 10% (7%) da receita corrente líquida dos estados, Distrito Federal e municípios. (errado)

    IV - Os entes federados que já tenham aprovado os seus respectivos planos de educação não precisarão alinhar as diretrizes, objetivos e metas desses planos ao novo PNE (errado)


ID
1638610
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que não se constitui em um objetivo do Plano Nacional de Educação, de duração decenal, previsto no Art. 214 da Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto

  • criei esse mnemônico para ver se pega kkkkk EMPUFE

    Erradicação do analfabestismo.

    Melhoria da qualidade de ensino.

    Promoção humanística, científica e tecnológica do país.

    Universalização do atendimento escolar.

    Formação para o trabalho.

    Estabelecimento de meta de aplicação de rescursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

  • Dica--PEFUME                                                                                                                                                                                     Promoção humanística, científica e tecnológica do país.

    Erradicação do analfabestismo.

    Formação para o trabalho.

    Universalização do atendimento escolar.

    Melhoria da qualidade de ensino.

    Estabelecimento de meta de aplicação de rescursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

    Bom espero  ter ajudado.

  • GAB: D

    I - erradicação do analfabetismo;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto


ID
1645531
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente foi criado com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração. Busca também definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades. Sobre as metas estabelecidas no plano, considere:


I - Erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar.


II - Melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho.


III - Promoção técnica instrumental, com base no desenvolvimento científico e tecnológico dos países do primeiro mundo.


IV - Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.


São metas do PNE:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Art. 2o  São diretrizes do PNE:

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    (...)

    V - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

    (...)

    VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;

    (...)

  • Somente a III está errada.

    Segundo o plano:

    III - promoção HUMANÍSTICA, CIENTÍFICA, CULTURAL E TECNOLÓGICA DO PAÍS.

  • Diretrizes são diferentes das metas. Com a redação que usaram na questão poderíamos dizer que I e II são diretrizes e não metas. Na minha opinião deveria ser anulada.


ID
1645549
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta no Plano Nacional de Educação (PNE) em vigência, que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no referido documento, no prazo de 1 (um) ano contado da data de sua publicação. Nessa perspectiva, em relação às estratégias que os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação, analise:


I - Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.


II - Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais.


III - Considerar especificamente as necessidades da população urbana, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.


IV - Promover a implementação das políticas educacionais com centralidade do poder público federal.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARTO B

    § 1o  Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que:

    I - assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais;

    II - considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural;

    III - garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades;

    IV - promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.

  • I - Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. (CORRETA)

    II - Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais. (CORRETA)

    III - Considerar especificamente as necessidades da população urbana, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. (Quando ele especifica, exclui a população quilombolo, do campo, etc)

    IV - Promover a implementação das políticas educacionais com centralidade do poder público federal. (deve haver descentralização na gestão)


ID
1645552
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

NÃO constitui meta do Plano Nacional de Educação vigente:

Alternativas
Comentários
  • Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.

  • A) Correto - Meta 9

    B) Correto - Meta 20

    C) Errado. Na meta 5 diz: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

    D) Correto - Meta 2

  • LEI No 10.172 de 2001 (Aprova o PNE). Objetivos e Metas

     

    1. Estabelecer, a partir da aprovação do PNE, programas visando a alfabetizar 10 milhões de jovens e adultos, em cinco anos e, até o final da década, erradicar o analfabetismo.**

     

    2. Assegurar, em cinco anos, a oferta de educação de jovens e adultos equivalente às quatro séries iniciais do ensino fundamental para 50% da população de 15 anos e mais que não tenha atingido este nível de escolaridade.**

     

    3. Assegurar, até o final da década, a oferta de cursos equivalentes às quatro séries finais do ensino fundamental para toda a população de 15 anos e mais que concluiu as quatro séries iniciais.**

     

    Lei nº 13.005 de 2014 (PNE). META 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.

    Obs.: Alfabetização na idade certa, não deixando que se ocorra a defasagem idade – escola.


ID
1645558
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta modalidades do planejamento educacional, e a da direita, a definição de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1 - Planejamento nacional de educação ( ) É uma ação elaborada pelo professor, visto que é

o processo que se desenvolve no nível mais concreto

da atuação docente em sala de aula.

2 - Planejamento ou plano curricular ( ) Desenvolve-se no âmbito da escola a fim de promover

a aprendizagem dos estudantes, considerando os

objetivos e pressupostos teóricos e metodológicos que

fundamentam o projeto de educação da instituição.

3 - Planejamento ou plano escolar ( ) Congrega a previsibilidade de todas as atividades da

escola em consonância com as suas

finalidades,organização, coordenação e filosofia.


4 - Planejamento ou plano de ensino ( ) Possui força de lei, sendo capaz de conferir

estabilidade às iniciativas governamentais na

área da educação.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão fica fácil. É preciso observar que apenas o PNE tem força de lei, portanto, a única alternativa correta é a letra D.

  • Essa questão é muito parecida com a banca COPEVE de 2009. Coloca que o PNE: Reflete a politica educacional de um povo, em seu contexto histórico.

  • # Planejamento Educacional - também denominado Planejamento doSistema de Educação ou "Planejamento Nacional de Educação = é o de maior abrangência. Esse conceito pode ser facilmente relacionado e assimilado ao que diz a última alternativa da coluna da direita.

     

    #Planejamento de Ensino = é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos. Esse conceito pode ser facilmente relacionado e assimilado ao que diz a primeira alternativa da coluna da direita.

  • Correta letra D: 4, 2,3 ,1.


ID
1661305
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 14, define que a lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação (PNE), de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do Poder Público. Marque a alternativa que NÃO corresponde diretamente ao PNE.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 13.005/2014

    Art. 2º

    São diretrizes do PNE:

    I - erradicação do analfabetismo;

    IV - melhoria da qualidade da educação;

    VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

  • PLANO NACIONAL DE EDUCACAO É DECENAL E ANO PLURIANUAL.

  • É art. 214!

    O art. 14 da CF/88 trata dos direitos políticos.

  • Significado de Plurianual

    adj. Que dura ou vale por vários anos.

     

  • Gabarito: C. Como bem destacado pelo colega Alexandre, a afirmativa deveria fazer menção ao artigo 214 da CF/88:

    "Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: 

     I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto."

  • As bancas podem misturar Art. 214 da CF com Art. 2º do PNE.


ID
1661395
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, traz um conjunto de metas que dizem respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a meta que se refere ao enunciado.

Alternativas
Comentários
  • A questão é bem objetiva no enunciado. A única alternativa que se enquadra no comando da questão é a alternativa A, nitidamente, quando se fala em educação inclusiva: "Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação". 

  • Todas respostas são metas do PNE, mas só a letra A se refere à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade

  • meta 4


ID
1712608
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (2014-2024) define vinte metas que visam a garantia do direito à Educação Básica com Qualidade. Uma destas metas é

Alternativas
Comentários
  • Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental.

  • Lucia, a letra C esta errada.

    A vigencia do PNE é de 2014 a 2024 (10 anos)

  • A) Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 

     

    B e D) Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.

  • Letra D

    Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.

  • A - elevar as taxas de alfabetização até 2018. Errada - Universalizar até 2024 seria o correto

    B - alfabetizar todas as crianças no 2º. ano do ensino fundamental. Errada, até o 3° ano do ensino fundamental 

    C - universalizar a alfabetização até 2020. Errada - Até 2024

    D - alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. CORRETA

    E - oferecer alfabetização em tempo integral até 2018. Errada Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.


ID
1714996
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), para vigorar de 2011 a 2020, apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais."

(http://portal.mec.gov.br/) As alternativas a seguir apresentam diretrizes que estão presentes no PNE 2011/2020, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7244-pne-projeto-lei-pdf&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192

    Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V - formação para o trabalho; VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; IX - valorização dos profissionais da educação; e X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.


ID
1715026
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Inserido no programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), o Fundo Nacional de Educação – PNE criou o projeto denominado “Planejamento Estratégico da Secretaria – PES", direcionado para as secretarias municipais e estaduais de educação. Nesta concepção de planejamento estratégico, um elemento importante é o painel de gestão, onde estão presentes os objetivos estratégicos, os indicadores que os compõem e suas respectivas finalidades. Relacione os objetivos estratégicos com seus respectivos indicadores.

1. Educação integral e de qualidade

2. Incentivar e qualificar o controle social

3. Aprimorar a gestão de recursos de programas finalísticos e compras governamentais

4. Desenvolver lideranças com foco em resultados

(   ) Taxa de execução orçamentária

(   ) Taxa de formação em liderança de servidores

(   ) Índice de atendimento escolar  

(   ) Taxa de capacitação de conselhos  

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1739068
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às ações programáticas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimula o fortalecimento dos conselhos escolares como promotores da educação em direitos humanos.
II. Estimula a reflexão sobre a educação em direitos humanos junto aos profissionais da educação básica, suas entidades de classe e associações.
III. Apoia a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos humanos no ambiente escolar.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Ações programáticas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos na Educação Básica:

    I. Estimula o fortalecimento dos conselhos escolares como promotores da educação em direitos humanos.

    II. Estimula a reflexão sobre a educação em direitos humanos junto aos profissionais da educação básica, suas entidades de classe e associações.

    III. Apoia a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos humanos no ambiente escolar.

    Letra E

  • Caramba... esse Qconcursos tá de sacanagem. Coloco PNE no filtro e eles mandam várias questões sobre esse outro Plano. Notifico todas mas parece que não consertam.


ID
1767904
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados.
O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).

Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Trata-se de um plano decenal, que objetiva articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração, definindo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a atividade educacional no seu conjunto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    "O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior."

     

    Fonte: MEC


ID
1767907
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados.
O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).

Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estão isentos de elaborar seus respectivos planos de educação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.


ID
1767910
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados.
O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).

Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Para a Pós-graduação stricto sensu, a meta estabelecida é elevar progressivamente o número de matrícula, visando atingir titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Alternativas
Comentários
  • Meta 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.

  • PNE - meta 14 

    matrículas na pós-graduação strictu sensu:

    60 mil mestres;

    25 mil doutores


ID
1767916
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação a Conferência Nacional de Educação 2014 – CONAE –, pode-se afirmar:

A CONAE 2014 ignora completamente as discussões em torno do PNE 2011-2020, já que o foco do seu documento-referência está relacionado aos aspectos operacionais do trabalho pedagógico nas escolas e ao desenvolvimento sustentável no Brasil atual.

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Teve como tema central em 2014, conforme prevê o Documento-Referência, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

    Fonte: http://conae2014.mec.gov.br/a-conferencia

  • PNE 2014-2024.


ID
1791004
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado no contexto das atuais políticas educacionais, foi regulamentado pelo Decreto N.º 5.800/2006. Em relação aos objetivos da UAB, considere:

I - Desenvolver cursos de graduação e de pós-graduação, lato e stricto sensu, na modalidade presencial e a distância. 

II - Oferecer, exclusivamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada como forma de responder ao problema da escassez de professores da educação básica. 

III - Oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 

IV - Ampliar o acesso à educação superior pública, reduzindo as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País.

São objetivos da UAB: 

Alternativas
Comentários
  • O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.  Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil. 

    http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-a-distancia-sp-2090341739/programas-e-acoes?id=12265

  • GAB: C

    Os itens I e II não são objetivos da UAB


ID
1791703
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Plano Nacional da Educação, a finalidade de assegurar o cumprimento da meta prevista no inciso VI do artigo 214 da Constituição Federal, ou seja, aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    § 5o  Será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e de gás natural, na forma de lei específica, com a finalidade de assegurar o cumprimento da meta prevista no inciso VI do art. 214 da Constituição Federal.

  • PNE - LEI 13.005/2014

    Art. 5. § 5o  Será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e de gás natural, na forma de lei específica, com a finalidade de assegurar o cumprimento da meta prevista no inciso VI do art. 214 da Constituição Federal.

  • PNE:

     

    META 20: Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo , o patamar de 7% do PRODUTO INTERNO BRUTO -PIB do País  no 5 ano de vigência desta lei e , no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.

     

    Estratégias:

     

    20.3) destinar à manuntenção e desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da CF, na forma da lei específica, a parcela da participação no resultado ou da compensação finaceira pela exploração de petróleo e gás natural e outros recursos, com a finalidade de cumprimento da meta prevista no inciso VI do cuput do art 214 da CF.

     

    FOCOFORÇAFÉ$#$$

  • Art. 5o - § 5o  Será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e de gás natural, na forma de lei específica, com a finalidade de assegurar o cumprimento da meta prevista no inciso VI do art. 214 da Constituição Federal. 


ID
1791709
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação propõe universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para:

Alternativas
Comentários
  • Quanto às metas, são elas:

    Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender 50% da população de até 3 anos.

    Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.

    Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nessa faixa etária.

     

    http://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/plano-nacional-educacao-pne.htm

  • Completando a meta 2 que a colega colocou abaixo...

    " ... E garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE."

  • Uma observação sobre o comentário da colega Solange.

    Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender 50% da população de até 3 anos.

    A Lei diz que é ampliar, até o final da vigência do PNE, a oferta de educação infantil em creches e pré-escolas de forma atender 50% das crianças de 0 a 3 anos. Portanto, até 2024.

  • => META 3:

     

    Universalizar , até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vogência deste PNE,  a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.

     

    LETRA E!

     

    FOCOFORÇAFÉ#%

  • PNE. 

    META 3:

    --- > universalizar, até 2016, o atendimento escolar (no Ensino Médio)para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos; e

     

    Porcentagem de jovens de 15 a 17 anos na escola:

     

    Atual 2015: 84,3 %

    Meta 2016: 100 %

     

    --- > elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

     

    Porcentagem de jovens de 15 a 17 anos matriculados no Ensino Médio

     

    Atual 2015: 62,7 %

    Meta 2024: 85 %

     

    O ENSINO MÉDIO, etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 (três) anos. Começando aos 15 anos, termina aos 18. Começando aos 17, termina com 20 anos de idade.

     

    Taxa Líquida: descontando os alunos que não irão frequentar o ensino médio.

  • Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).


ID
1791739
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 214 da Constituição Federativa do Brasil preconiza que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

  • Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

  • Art. 2o São diretrizes do PNE:

     - erradicação do analfabetismo; 

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; 

    IV - melhoria da qualidade da educação; 

    - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; 

    VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; 

    VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; 

    VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;

    IX - valorização dos (as) profissionais da educação; 

    - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

    http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125099097/lei-13005-14


ID
1791757
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O PNE prescreve, em sua meta nº 4, a universalização, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, propondo as seguintes estratégias, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Trocou Conveniada por Privada... Fala Sério né : /

    Resposta letra E

  • e)

    Meta 4 Estratégia:

    4.4) garantir atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, nas formas complementar e suplementar, a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de educação básica, conforme necessidade identificada por meio de avaliação, ouvidos a família e o aluno;

  • Não encontrei o erro.
  • O erro está, aparentemente, quando a opção E afirma "matriculados na rede pública e particular". Como o colega O Chicao informou, a lei afirma que o disposto é aplicável somente para alunos matriculados na rede pública.

  • Gab E.

    Danio Silva,

    na alternativa:  " garantir atendimento educacional especializado em classes funcionais, escolas ou serviços especializados, públicos a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública e particular, conforme necessidade identificada por meio de avaliação escolar."  Está é uma afirmativa muito restrita, pois a avaliação é integrada nas áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia ( meta 4; estratégia 4.5). Além de mencionar a participação particular...

  • Errada letra E

    Meta 4

    4.4) garantir atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, nas formas complementar e suplementar, a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de educação básica, conforme necessidade identificada por meio de avaliação, ouvidos a família e o aluno;

  • O erro da letra é está em "...rede pública e particular..."

    Mas o fato de estar suprimido o termo "Conveniado" não invalida a questão. O conectivo ou não exige que ocorram os dois casos para que seja verdade. Basta que um deles ocorram, ou seja, a questão tanto poderia deixar expresso os dois(público ou conveniado) quanto poderia suprimir quaisquer deles(desde que não retirasse os dois) que estaria correta!

  • Gente, mas tem um erro na A também, não? A universalização do atendimento no AEE não é só dos 4 aos 17 anos?


ID
1791793
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre as metas do Plano Nacional de Educação, a seguinte se destaca por sua premência:

Alternativas
Comentários
  • Meta  3:  universalizar,  até  2016,  o  atendimento  escolar  para  toda  a  população  de  15  (quinze)  a  17  (dezessete)  anos  e  elevar,  até  o  final  do período  de  vigência  deste  PNE,  a  taxa  líquida  de  matrículas  no  ensino  médio  para  85%  (oitenta  e  cinco  por  cento).

  • A) Errado - Ver meta 1

    B) Errado - Ver meta 9

    C) Errado - Ver meta 8

    D) Correto - Meta 3

    E) Errado

  • Significado de Premência

    s.f.Urgência; qualidade do que é premente, urgente; característica do que busca uma resolução rápida; o que exige pressa, rapidez, ligeireza.

  • Pelo que averiguei a meta 4 do PNE - determina que a universalização ocorrerá 

    universalizar até 2016 o atendimento escolar para toda a população de 4 a 17 anos estudantes com deficiencia.

  • A META 4 FALA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

    META 3= UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, O ANTENDIMENTO ESCOLAR PARA TODA A POPULAÇÃO DE 15 (QUINZE) A 17 (DEZESSETE) ANOS E ELEVAR, ATÉ O FINAL DO PERÍODO DE VIGÊNCIA DESTE PNE, A TAXA LÍQUIDA DE MATRÍCULA NO ENSINO MÉDIO PARA 85% (OINTENTA E CINCO POR CENTO).

    RESPOSTA LETRA D

  • META 3:

     

    --- > universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos; e

     

    --- > elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

     

    Taxa Líquida: descontando os alunos que não irão frequentar o ensino médio.

  • Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

    Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

    Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

    Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

    Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

    Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb:

    Meta 8: elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

    Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

    Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

  • Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

    Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

    Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.

    Meta 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu , de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.

    Meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

    Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

    Meta 18: assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do

  • Meta 19: assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

    Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5º (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio.


ID
1798909
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A meta 11 do Plano Nacional de Educação em vigência trata da educação profissional técnica de nível médio. NÃO é estratégia definida para alcance da citada meta: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    11.11) elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 90% (noventa por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos (as) por professor para 20 (vinte);

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

     

  • Muita decoreba, mas dancemos conforme às bancas querem!

  •  b)

    Elevar em cinco anos a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 100% (cem por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos por professor para 50 (cinquenta). 

  • Não há meta ou estratégia do PNE que vise 100% de nada (exceto quando a noção é empregada com outras palavras, como "erradicar" por exemplo)


ID
1802083
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • 2. OBJETIVOS E PRIORIDADES

    Em síntese, o Plano Nacional de Educação tem como objetivos:

    . a elevação global do nível de escolaridade da população;

    . a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis;

    . a redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública e

    . democratização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou eqüivalentes.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

  • A meta 19 fala em Gestão democrática, sendo assim, não há como se falar em "centralização"

    B, Incorreta

     

    Meta 19: assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

  • Para que seja possível o planejamento educacional, é importante implantar sistemas de informação, com o aprimoramento da base de dados educacionais do aperfeiçoamento dos processos de coleta e armazenamento de dados censitários e estatísticas sobre a educação nacional. Desta maneira, poder-se-á consolidar um sistema de avaliação - indispensável para verificar a eficácia das políticas públicas em matéria de educação. A adoção de ambos os sistemas requer a formação de recursos humanos qualificados e a informatização dos serviços, inicialmente nas secretarias, mas com o objetivo de conectá-las em rede com suas escolas e com o MEC.

     

    Deve-se promover a efetiva desburocratização e descentralização da gestão nas dimensões pedagógica, administrativa e de gestão financeira, devendo as unidades escolares contar com repasse direto de recursos para desenvolver o essencial de sua proposta pedagógica e para despesas de seu cotidiano.

     

    Finalmente, no exercício de sua autonomia, cada sistema de ensino há de implantar gestão democrática. Em nível de gestão de sistema na forma de Conselhos de Educação que reunam competência técnica e representatividade dos diversos setores educacionais; em nível das unidades escolares, por meio da formação de conselhos escolares de que participe a comunidade educacional e formas de escolha da direção escolar que associem a garantia da competência ao compromisso com a proposta pedagógica emanada dos conselhos escolares e a representatividade e liderança dos gestores escolares.

     

    LEI No 10.172 de 2001 (Aprova o PNE)

  • Qual e a resposta certa?

  • Gabarito: letra "B". 

    - Pois não se busca, na educação atual, a centralização da gestão no ensino público e sim a descentralização nas mais diversas esferas, tais como administrativa e financeira.