SóProvas


ID
189334
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação à "Lei do Mínimo" formulada em 1840 por Justus Liebig, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Lei do Mínimo em questão foi proposta pelo biólogo alemão Justus Liebig ainda no século XIX, e diz que “o sucesso de um organismo em um meio ambiente depende de que nenhum fator de sobrevivência exceda seu limite de tolerância”.

     

    Em outras palavras, para que um ser vivo continue vivo, todos os fatores necessários à sua sobrevivência devem estar presentes, de nada adiantando haver excesso de todos se um estiver em falta. Liebig concluiu, acertadamente, que “o organismo não é mais forte que o elo mais fraco de sua cadeia ecológica de necessidades”. Faz todo o sentido, não é mesmo?

     

    Estudando a agricultura, ele percebeu, por exemplo, que muitas culturas minguavam, não por falta dos nutrientes necessários em grandes quantidades, como água e dióxido de carbono, mas por insuficiência de uma substância que a planta necessita em quantidades minúsculas, como o zinco. Sua afirmação de que “o crescimento de uma planta é dependente da quantidade de alimento que se lhe apresente em quantidade mínima”, foi adotada pela ciência como a “Lei do Mínimo de Liebig”.