SóProvas


ID
1893574
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A lama bentonítica possui as seguintes características:


1. A estabilidade produzida pelo fato de a suspensão de bentonita se manter por longo período.

2. Tem a capacidade de formar nos vazios do solo e especialmente junto à superfície lateral da escavação uma película impermeável (cake).

3. Possui tixotropia, isto é, ter um comportamento fluido quando agitada, porém capaz de formar um “gel” quando em repouso.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A lama bentonítica, se aplicada corretamente, oferece a vantagem de reduzir ao mínimo as alterações do terreno vizinho ao furo no curso da perfuração em decorrência da continuidade da ação estabilizante.

    A coluna de lama exerce, portanto, sobre as paredes do furo, através da película (cake), uma pressão que impede o desmoronamento, tornando possível assim, com o emprego da bentonita, a execução de perfurações, sem aplicação de revestimento.

    Trata-se de material tixotrópico: em dispersão muda seu estado físico por efeito de agitação, ou seja, em repouso é gelatinosa com ação anti-infíltrante e, quando agitada, fluidifíca.

     

  • Lama bentonítica:

    Estabilidade produzida pelo fato de a suspensão de bentonita se manter por longo período.

    Capacidade de formar nos vazios do solo e especialmente junto à superfície lateral da escavação uma película impermeável (cake).

    Tixotropia: fluida quando agitada, porém capaz de formar um gel quando em repouso.

  •  Para compreender melhor, a lama bentonítica é a mistura de água com bentonita, nome genérico da argila composta predominantemente de um mineral silicato hidratado de alumínio.

  • Haja vista que há aplicação subsidiária ao CPC, in verbis: CPC, Art. 132. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audiência julgará a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado, casos em que passará os autos ao seu sucessor. (Redação dada pela Lei nº 8.637, de 31.3.1993)"