-
Do Manual de Fundações da Associação Brasileira de Cimento Portland
Estaca do tipo Franki: Estaca de concreto armado moldada in loco que emprega um tubo de revestimento com ponta fechada, de modo que não há limitação de profundidade devido à presença de água do subsolo. Para a cravação da estaca, lança-se areia e brita no interior do tubo, materiais esses que são compactados através de golpes de um pilão. Realizada a cravação, executase o alargamento da base, a armação e, finalmente, a concretagem. A cravação de estacas tipo Franki pode provocar o levantamento das estacas já instaladas devido ao empolamento do solo circundante que se desloca lateral e verticalmente. A estaca danificada pode ter sua capacidade de carga prejudicada ou perdida devido a uma ruptura do fuste ou pela perda de contato da base com o solo de apoio. Quando a estaca Franki é moldada em espessas camadas submersas de turfa, argila orgânica e areias fofas, pode ocorrer estrangulamento do fuste devido à invasão de água e/ou lama dentro do tubo e o encurtamento da armação ocasionado por insuficiência de seção de aço.
-
Confusa essa questão, strauss tb pode possuir base alargada por apiloamento.
-
Não confundam Estaca Franki com Estaca Strauss. Segundo a ABNT NBR 6122
3.18
estaca Franki
estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e integralmente armada
3.16
estaca Strauss
estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metalica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto .