SóProvas


ID
1893634
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I- Um pouco da história da Baixada Fluminense


      Os primeiros europeus chegaram à Baixada Fluminense na segunda metade do século XVI. Antes, a região era habitada por povos indígenas. Alguns deles chegaram a participar, de um lado ou do outro, da luta dos colonos portugueses ali estabelecidos contra as tentativas de invasão francesa. Às margens dos rios Meriti, Sarapuí, Iguaçu e Inhomirim, começaram a se instalar fazendas de cana-de-açúcar.

      A Baixada Fluminense viveu um período de maior desenvolvimento a partir do ciclo de mineração, no século XVIII: era passagem obrigatória para a maior parte do ouro que vinha de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, capital do Brasil colonial. No século XIX, foi uma das primeiras áreas em que se plantou café no Brasil.

      Durante o Segundo Reinado (1840-1889), foi construída na Baixada Fluminense a primeira ferrovia do Brasil: a Estrada de Ferro Dom Pedro II. O primeiro trecho, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Queimados, foi inaugurado em 29 de março de 1858.

      Mais de 3 milhões de habitantes vivem [hoje] na área, a segunda mais populosa do estado, que só perde para a capital, a cidade do Rio de Janeiro. Na região da Baixada Fluminense, fica uma das cidades com maior densidade demográfica da América: São João do Meriti. Nesse município, vivem 13.126 habitantes por quilômetro quadrado (censo de 2010).


Disponível em: http://escola.britannica.com.br/article/483095/Baixada-Fluminense. Acesso em: 03 jul. 2015, com adaptações

Caso o termo destacado, na passagem “O primeiro trecho, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Queimados”, fosse substituído por

Alternativas
Comentários
  • Inviável = Impossível 

     

    Letra E) Antes de artigo indefinido não se usa a crase

     

    Fonte: Rocha Lima - Gramática Moderna

  • “O primeiro trecho, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Queimados

     

    OBS: O verbo ligar, no sentido de unir, reunir, juntar, atar é bitransitivo e exige preposição "a" [liga algo ou alguém a algo ou alguém]; Assim:

     

     a) Brasília, o uso do sinal indicativo de crase seria obrigatório. INCORRETO! Brasília é um topônimo que não exige artigo definido: Vim de Brasília.

     b) esta cidade, o uso do sinal indicativo de crase seria obrigatório. INCORRETO! "esta" é um pronome demonstrativo, e pronomes em geral não são acompanhados de artigo definido;

     c) sua vizinhança, o uso do sinal indicativo de crase seria inviável. INCORRETO! "sua" é um pronomome possessivo feminino, e diante de pronomes possessivos femininos o artigo definido "a" é facultativo, então a crase neste caso é viável;

     d) aquele município, o uso do sinal indicativo de crase seria facultativo.INCORRETO! "aquele" é um pronome demonstrativo que começa com a letra "a", e nesse caso quando a regência do verbo exige o uso da preposição "a" e logo em seguida há um pronome demonstrativo que começe com a letra "a" (aquela, aquele, aquilo), é obrigatória a crase por redução = àquele

     e) uma vila, o uso do sinal indicativo de crase seria inviável. CORRETO! "uma" é um artigo indefinido feminino e por ser generalista, não especifica o substantivo feminino "vila", então diante do artigo indefinido "uma" é proibido o artigo definido "a", ou seja, não há crase;

     

     

  •  e)

    Nao se usa crase antes de artigo indefinido. No caso da 'a', Brasilia é nome feminino de local, mas nao crase nao ocorre porque não se usa artigo definido como adjunto adnominal é só comparar a Bahia com a brasilia.  ninguem diz a brasilia

  • Crase à frente de artigo não se põe !

  • Letra E

  • ✅ Gabarito: E

    ✓  “O primeiro trecho, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Queimados

    A) Ligando o Rio de Janeiro a Brasília, o uso do sinal indicativo de crase seria obrigatório → INCORRETO. Sem crase, quem vai a Brasília, volta de Brasília (=somente o uso da preposição "a").

    B) Ligando o Rio de Janeiro a esta cidade, o uso do sinal indicativo de crase seria obrigatório → INCORRETO. Antes do pronome demonstrativo "esta" não deve ocorrer crase, temos somente a preposição "a" presente (=a esta).

    C) Ligando o Rio de Janeiro a sua vizinhança OU à sua vizinhança, o uso do sinal indicativo de crase seria inviável → INCORRETO. Temos o uso da crase facultativo antes de pronome possessivo adjetivo feminino.

    D) Ligando o Rio de Janeiro àquele município, o uso do sinal indicativo de crase seria facultativo → INCORRETO. Crase obrigatória, ligando o Rio a alguma coisa (=preposição "a" + pronome demonstrativo "aquele"= crase).

    E) Ligando o Rio de Janeiro a uma vila, o uso do sinal indicativo de crase seria inviável → CORRETO. Já temos o artigo indefinido "uma" presente, dessa forma, não ocorre crase.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!