SóProvas


ID
1893997
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Jacob Nielsen é um reconhecido consultor especialista em usabilidade, com doutorado em Interação Humano-Computador pela Universidade Técnica da Dinamarca e autor de diversos livros sobre o assunto. Suas dez heurísticas para design de interfaces são bastante conhecidas pelos profissionais da área. São três dessas heurísticas:

Alternativas
Comentários
  •  b)consistência e padronização, prevenção de erros, reconhecimento ao invés de lembrança;

    Consistencia & padroes - usuario nao deviam ficar pensando se objetos diferentes têm a mesma aplicação. 

    reconhecimento em vbez de lembrar- os objetos úteis devem ser fácis de encontrar. informação de grande uso deve ser fácil de encontrar 

    prevenção de erros - confirmação de ações para impedir erros e design menos propenso a erros.

  • Alternativa correta:

    b) consistência e padronização, prevenção de erros, reconhecimento ao invés de lembrança;

    Consistência e padronização:

    É importante que um mesmo comando ou ação tenha um mesmo efeito em toda a ferramenta/plataforma.

    Os usuários não devem se perguntar se palavras, situações ou ações diferentes significam a mesma coisa.

    Prevenção de erros:

    Ter uma plataforma pensada de forma que ela impeça que um problema ocorra.

    Elimine condições que farão com que seus usuários façam ações críticas sem que tenham uma opção de confirmação.

    O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo.

    Reconhecimento ao invés de lembrança:

    É melhor dar ao usuário formas de reconhecer padrões do que ter que fazer com que ele memorize as várias informações que ele necessita para fazer uma ação enquanto ele navega pela aplicação.

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    Outras Heurísticas:

    Visibilidade do Status do Sistema:

    O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo todo o tempo. Feedback.

    Correspondência entre o sistema e o mundo real:

    O sistema deve falar a linguagem do seu usuário.

    É necessário que utilizemos palavras, frases e conceitos que sejam familiares ao usuário.

    Controle do usuário e liberdade para o usuário:

    Quando o usuário realiza ações por engano, o sistema deve apresentar ao usuário uma “saída de emergência”.

    Dar ao usuário a possibilidade de reverter ações. 

    Eficiência e flexibilidade de uso:

    A interface deve ser útil tanto para usuários leigos como para experientes.

    Informações detalhadas para leigos. Atalhos do teclado para os mais experientes.

    Estética e design minimalista:

    Manter apenas as informações que são realmente necessárias.

    As informações secundárias podem ser deixadas em segundo plano (menus, abas, etc.)

    Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros:

    As mensagens de erro devem ser pequenas e em linguagem simples, indicando precisamente o problema e sugerindo construtivamente uma forma para o usuário chegar a uma solução.

    Avisos de formulários que mostram que os campos não foram preenchidos corretamente

    Ajuda e documentação:

    Projete uma interface tão intuitiva que não necessite de ajuda ou documentação.

    Se for necessária a ajuda, ela deve estar facilmente acessível e on-line.