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Questões de Linguagem, Suporte e Tecnologia


ID
33853
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para evitar o efeito moiré, ao imprimir uma quadricromia, é necessário utilizar chapas cujas imagens tenham inclina- ções de retícula em determinados ângulos. Após a seleção de cores, efetua-se a reticulagem de trabalhos em tom contínuo, inclinando-se, para as cores cian, amarelo, magenta e preto, respectivamente, ângulos de

Alternativas
Comentários
  • Resposta e. Porém, acredito que esta questão tenha sido anulada pois os graus são 105°, 90°, 75° e 15°. Além do enunciado perguntar na ordem CYMK - não usual. O correto seria perguntar CMYK (erro ou pega ratão)

  • Pra mim todos os item estão errados. A letra "a", indica todas as inclinações corretas, pórem não na ordem "respectiva" como a questão pedi. Os ângulos de inclinação para se evitar o efeito moiré são: Ciano 15°, Amarelo 90°, Margenta 75° e Preto 45°. Essa questão deveria ser ANULADA.


ID
33865
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE precisou reimprimir um trabalho, porém não possuía mais os fotolitos. Decidiu, então, digitalizar um impresso em bom estado, enca- minhando a imagem eletrônica para impressão no sistema digital. Para conseguir uma imagem com melhor qualidade e evitar o efeito moire, ele deve

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi de uma prova p/ técnico em artes gráficas. Tá explicado. Só um cara desta área conseguiria respondê-la com certeza. Segue a explicação coletada em:
    http://ryan.com.br/moire_reducao.htm

    Redução de Moiré

    (...)
    Talvez você já tenha visto na TV um apresentador aparecer com um paletó, gravata ou outra peça de roupa que por um estranho motivo fica "piscando" à medida que ele se move. Isso acontece porque o tecido foi tingido com um padrão que "interfere" com o padrão da TV.

    Algumas imagens (no link vc vai encontrar um exemplo...) piscam perceptivelmente se você estiver trabalhando com resolução de 1024x768 em certas configurações de monitor-placa de vídeo, mas não piscam a 800x600 ou 640x480. O efeito é bastante incômodo e se você usar a visão periférica piora.

    Vai depender, também, da taxa de refresh selecionada pela sua placa de vídeo.

    Esse efeito chama-se moiré. No caso dos scanners, ocorre quando digitalizamos qualquer material impresso (fotografias estão livres do efeito, porque não são "impressas"). O efeito criado é bastante indesejável e, para contorná-lo, alguns scanners possuem um recurso de software destinado a tentar remover as manchas que ele acarreta no material digitalizado. O processo tem os seguintes nomes, dependendo do software empregado:

    * Redução de moiré;
    * Descreen ou descreening

    O processo de remoção é feito pelo software que controla o scanner.

    Explicação dada por Jefferson Ryan em seu website.

ID
33886
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Após as etapas de impressão e refile, dois trabalhos devem ter tamanho final em formatos A4 e A5. As medidas desses impressos serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • - com 2 formatos em sequência A4 e A5, teremos, convencionalmente, a seguinte proporção: a largura do 1º (A4) será a altura do 2º (A5); e a largura do 2º (A5) será a metade da altura do 1º (A4);
    - somente a alternativa "e" obedece essa proporção

ID
33892
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE necessita programar um determinado número de cortes na guilhotina eletrônica.
O papel a ser cortado tem o formato 480 × 660 mm e deste deverão ser obtidas folhas nos seguintes formatos:

- 4 folhas no formato A4
- 4 folhas no formato A5
- 8 folhas no formato A6

Para aproveitamento do mesmo esquadro, e considerando o refile inicial nos quatro lados do papel, o número total de operações de corte programadas na guilhotina será

Alternativas
Comentários
  • O papel a ser cortado deve ter as dimensões BB 960x660mm.
  • Simples essa questão: Começa resolvendo de baixo para cima... O esquema é o seguinte: 1 folha A4 são 2 folhas A5. E vice versa: 2 folhas A4 é uma folha A3. (para memorizar: aumentou o número do formato é metade, diminiu o número do formato é o dobro)

    - 8 folhas no formato A6 = 4 folhas no formato A5 = 2 folhas no formato A4
    - 4 folhas no formato A5 = 2 folhas no formato A4
    - 4 folhas do enunciado + 2 da transformação do A6 + 2 da tranformação do A5 = TOTAL: 8 folhas no formato A4
    O lance dessa questão é que para cortar 8 folhas você não precisa fazer oito cortes e sim 7.
    Pegadinha marota! Espero ter ajudado! Bons estudos! :)

  • Concordo com Rogério, o papel meia folha indicado na questão não comporta tantas folhas A4, A5 e A6, pois é o equivalente a apenas 2 x A3. Creio ter havido falha na questão. Ainda assim, seria preciso considerar os dois refiles iniciais para acertar os quarto lados do papel. Esta questão está muito confusa para mim. Se puderem me esclarecer, agradeço.


ID
33895
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE sabe que a escala do pH vai de 0 a 14 e a utiliza corretamente, visando obter produtividade e qualidade no impresso. Para a impressão de papéis revestidos e sem revestimentos devem ser utilizados, respectivamente, pH de

Alternativas

ID
33901
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sais diazóicos são compostos químicos encontrados nas chapas pré-sensibilizadas usadas em larga escala na indústria gráfica. O primeiro passo para a copiagem das chapas pré-sensibilizadas é a exposição à luz, completan- do-se o fluxo operacional de operações, nessa ordem:

Alternativas

ID
33916
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao imprimir um papel couché a quatro cores, na seqüência de impressão preto/cian/magenta/amarelo, o Técnico de Artes Gráficas percebeu que o papel rejeitou a tinta cian. Para detectar as causas, o Técnico desligou a terceira e a quarta unidades, porém as manchas da cian continuavam. Sobre essa cor cian, foi impressa uma área na cor amarela, que imprimiu sem problemas. Para teste comparativo, o impressor trocou o tipo do papel, verificando que a cor cian imprimiu sem manchas. Dessa forma, o Técnico percebeu que as manchas na impressão da cor cian foram causadas por excesso de solução de molhagem

Alternativas

ID
33934
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas constatou que uma chapa apresentava velatura na área de contragrafismo por ter perdido o poder de repelir gordura e aceitar a tinta. Para recuperar seu poder hidrófilo, a chapa deve ser tratada com uma solução ácida branca. O ácido a ser usado e a respectiva porcentagem são:

Alternativas

ID
397534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

A tipografia consiste em um processo de impressão no qual são utilizadas formas em alto relevo para a transferência de imagens e o qual possibilita a realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm. Por essas características, o processo tipográfico poderá ser indicado para a impressão de uma série de selos em 4/0 cores para divulgação de paisagens brasileiras.

Alternativas
Comentários

  • Acredito que quando ele fala "possibilita a  realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm" aí está o erro da questão.

  • Existem diversos processos de impressão. Alguns deles, como o tipográfico, estão, hoje, em desuso. Outros, como o talho-doce, são cada vez mais raros. Atualmente o processo empregado é o offset.

  • O Processo Tipográfico é muito utilizado atualmente para talões e blocos.

    Para a impressão em 4 cores o ideal é o Offset, como afirmou o colega abaixo.

  • impressáo em 4 cores de paisagem através de uma impressáo tipogrfica


ID
397543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Devido ao caráter institucional da publicação, as fontes a serem usadas na composição dos textos e das tabelas devem ser escolhidas dentro de uma mesma família tipográfica, com muitas variações de tipos e pesos, não se misturando fontes diferentes.

Alternativas
Comentários
  •  . . . com poucas variações de tipos e pesos, . . .
  • "mesma família tipográfica" é contraditório a "muitas variações de tipo"


ID
397552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a natureza especial da publicação, recomenda-se, tanto por questões técnicas quanto estéticas, que os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura, o que, em termos de diagramação, implicaria definir largas margens internas.

Alternativas
Comentários
  • "Os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura" não se enquadra muito bem para um tempo que foi definido como escasso.

ID
397555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Esse livro deverá ser impresso pelo processo rotográfico, assegurando-se, assim, a qualidade de reprodução de figuras e o nível de detalhamento dos demais elementos gráficos da publicação.

Alternativas
Comentários
  • Mil exemplares não justificam a rotografia

ID
397561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

A assinatura dos Correios constante no cartaz deverá ser impressa em cores especiais, visto que somente as cores de processo não possibilitam reproduzir corretamente as tonalidades institucionais da marca.

Alternativas
Comentários

  • Amarelo e azul não são cores especiais.

  • Dependendo do amarelo e azul, podem ser sim cores especiais. Acredito que o erro da questão está em limitar as cores processo. O gamut do CMYK é bastante amplo. =)

  • Não há indícios na questão falando se são cores especiais ou não. Pelo que eu saiba não fazemos provas com um escala CMYK na mão. Além do mais consigo imprimir cores aproximada do vermelho da Coca-Cola mesmo sabendo que é uma cor PANTONE especial.

  • Em altas tiragens as cores, mesmo que muito bem ajustadas e calibradas, não ficam 100% iguais. E se a ideia é ter ter as cores institucionais, seria ideal usar cores especiais sim. 

    Ficou bem vaga essa questão.


ID
397564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Nessa situação, é adequado especificar que os cartazes devem ser impressos pelo processo ofsete, 4/4 cores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    4/4 Cores significa que seria uma produção "frente e verso" 

    No caso, como é um cartaz, é somente 4/0



ID
397567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Os seguintes suportes especificados seriam adequados para a impressão desse cartaz: papel couché L2 230 g/m², papel ofsete L1 120 g/m² e papel monolúcido 95 g/m².

Alternativas
Comentários
  • Papel couché L2 230 g/m² - ok

    Papel offset L1 120 g/m² - ok

    Já o papel monolúcido 95 g/m² é aquele papel branco, de baixa gramatura, brilhante de um lado e fosco do outro. Muito utilizado para embalar produtos alimentícios, principalmente pipoca e cachorro quente. Portanto, não é adequado a impressão de cartazes.

  • Couché L2 é revestido em ambos os lados, imagino que seja um gasto desnecessário uma vez que a impressão será 4x0.

  • Muito bom, parabéns.

  • Show!

  • Aprendi mais uma.


ID
397570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

O cromo da fotografia a ser reproduzida no cartaz deverá ter boa amplitude de densidade, evitando-se a utilização de densidades muito baixas e muito altas, a fim de não dificultar o processo de seleção de cores ou a reprodução em meio-tom.

Alternativas

ID
397579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

As páginas ilustradas, depois de digitalizadas em equipamento scanner, devem ser tratadas e editadas para aplicação de bendays nas áreas que serão impressas em cores.

Alternativas
Comentários
  • Benday - Recurso gráfico usado para produzir fundos por meio de pontos de formato e porcentagens fixos: também conhecido como 'reticulado de ponto duro'.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro

    Bendey (bendei) - Sombreamentos em incrementos de 5 a 90% aplicados aos filmes ou chapas para reproduzir um grau de uma cor de tinta sólida. (p. 185)

    Novo Manual de Produção Gráfica, David Bann


ID
397582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O original da ilustração da capa deverá ser submetido ao processo de seleção de cores para ser montado com as demais informações da capa, antes da geração das matrizes de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!! Exatamente o que deve ser feito!!!

    Os processos de impressão que registram tintas sobre um suporte, a partir de uma
    matriz montada numa máquina impressora, são classificados de acordo com as características da matriz de impressão.
      � matriz de impressão é a superfície mediadora entre o registro da chapa e o suporte (papel, tecido, etc.)As matrizes se caracterizam por apresentarem duas superfícies distintas: � (1) aquelas que depositam a tinta sobre o suporte e são denominadas áreas de grafismo e
    (2) aquelas que permanecem vazias (sem tinta) e são denominadas áreas de contra-grafismo.

ID
397588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

Para imprimir esse gibi, é adequada a utilização do processo rotográfico, que, contudo, exige alguns cuidados no projeto, como não utilizar textos em corpo menor que dez e evitar usar textos em tonalidades compostas por cores CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A rotogravura é um processo encavográfico que origina resultados de alta qualidade para grandes tiragens. Posso perfeitamente imprimir fontes pequenas e mesmo meio tom (retícula) através deste processo. É um processo uniforme, ótimo em vários suportes, como impressão em latinhas de  perecíveis (rótulos), revistas coloridas, displays plásticos, livros de alta tiragem, edições de luxo, etc.

ID
397594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

Para o livro descrito acima, é recomendável que a fonte possua altura-x grande em relação à altura das versais.

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser Errado, pois caso a fonte possua altura-x(minúsculas) grande em relação à altura das versais(Maiúsculas), menos será a legibilidade do caractere.
  • Quanto maior for a altura-x, maiores serão as letras minúsculas relativamente às maiúsculas — e menos legíveis serão os caracteres.
  • A variação da altura-x em relação às versais, além de criar dinamicidade no texto, melhora o reconhecimento dos tipos e das "figuras" da palavras, melhorando a leiturabilidade. O resposta para a questão acima é "Certo".
  • Quanto maior for a altura-x, maiores serão as letras minúsculas relativamente às maiúsculas — e menos legíveis serão os caracteres.


ID
397600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

Considerando-se que esse livro é uma publicação extensa, com texto muito longo, a leiturabilidade dos textos dessa publicação resultará das qualidades intrínsecas do desenho das fontes escolhidas e das condições de reprodução gráfica escolhidas.

Alternativas
Comentários
  • O texto da a entender que a leiturabilidade depende exclusivamente dos itens citados, porém, além das caracteriticas expressas, outros elementos são necessários.
  • Estar incompleta a resposta não quer dizer necessariamente que esteja errada a questão toda! O CESPE sempre sendo muito subjetivo em suas conclusões!

  • RESPOSTA: ERRADO
    A leiturabilidade não depende somente do que é pontuado na questão. Nesse caso a questão estaria errada por estar incompleta, é uma questão semântica.
    Se na questão tivesse: "algumas das qualidades", ou "dentre as qualidades", ela estaria certa, mas por dar a entender que são somente as duas características descritas no texto, a questão conffigura em erro.
    Acho até bem subjetivo, mas...


ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.

ID
397606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O espaço de cores (gamut) de um impresso em CMYK é menor que aquele que pode ser obtido por sistemas luminosos RGB, especialmente nas tonalidades azul e violeta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Na teoria da cor, Gama ou Gamut é capacidade máxima de cores que consegue-se reproduzir.
    O espectro de cores CMYK é significantemente menor que o espectro RGB. Por esta razão, muitas cores que vimos no monitor não podem ser reproduzidas em um material impresso. A principal causa desta diferença é que o sistema RGB é composto por luz, enquanto o CMYK é composto por pigmento.

  • O que explica que isso aconteça "especialmente nas tonalidades azul e violeta"?

  • Quem já misturou tintas sabe que é extremamente difícil conseguir um violeta que não fique cinzento.


ID
397609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos, mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: "mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora." 

    Ora, se elas são análogas e naturalmente harmônicas elas não geram contraste. Precisando assim de uma terceira cor para gerar o contraste.
  • Cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Assim, jamais terão contraste. Aquelas opostas no círculo (complementares) é que terão contraste.
  • Tenho muitas dúvidas sobre essas argumentações... Vamos a algumas:

    - "Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos" - antes de mais nada, o esquema cromático citado seria necessariamente entre 2 cores análogas (ao menos 2) que são, por isso mesmo, vizinhas no círculo cromático; E saturadas - ou seja, com o máximo de "chroma", a "cor pura". Por definição, elas são harmônicas naturalmente - ok, correto.

    - "(...) mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora" - exemplificando com cores: se eu tenho o amarelo 100% puro (primária geradora) e utilizo com o verde ao seu lado (o mais claro), tb 100% puro, não tenho aqui um contraste? Esse contraste inclusive tem nome (segundo Albers, estudioso das harmonias e contrastes): Contraste de Matiz.

    - Também, mesmo quando em brilho máximo, o amarelo tem mais "luz" que o verde, já que seu comprimento de onda é maior. Não poderíamos aqui ter também um contraste de brilho?

    - Mais uma observação: se saio do campo "apenas" da Teoria da Cor e vou para o campo das Linguagens Visuais, penso que posso obter contraste de "figura x fundo" com essas duas cores, gerando o contraste simultâneo (de Teoria da Cor) à medida que alterno quem coloco na frente (figura) e quem coloco no fundo.

    Enfim, o que vocês acham? Viajei muito? Ou entendi tudo errado?


ID
397612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Para organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos, é vantajoso estabelecer o uso de sistemas de cores tais como Munsell® e Pantone®, obtendo-se, por meios desses sistemas, padronização cromática.

Alternativas
Comentários
  • Acho essa questão meio mal elaborada. Da pra conseguir padronização cromática usando apenas a escala Europa (CMYK). Essas outras escalas, Pantone etc, pelo que entendo são mais para obtenção de cores especiais que a escala Europa não consegue. Ou seja, o uso dessas escalas por grandes gráficas se justifica sim, mas não pelo simples motivo da padronização. O motivo mais forte ai seria o da obtenção de uma escala de cores maior e com maior qualidade, já que, outra característica dessas escalas especiais é o controle de qualidade de suas tintas.
  • Tamires, justamente por isso que "é vantajoso", não é "obrigatório" que organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos utilize-se de sistemas mais completos de cores.
  • A padronização é um processo necessário para a garantia de qualidade. A utilização de algumas cores especiais mais utilizadas por seus clientes é um tipo de padronização cromática o que é, por consequência, vantajoso sim.

ID
397615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Caso haja, na diagramação dos elementos de um impresso, curvas em cores de processo e curvas em cores especiais, estas poderão ser editadas e montadas pelo mesmo programa.

Alternativas

ID
397618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Cores primárias -  são cores básicas que quando combinadas entre si, formam outras. Para aplicações humanas, as cores primárias podem ser divididas basicamente entre primárias aditivas (RGB) e primárias subtrativas (CMYK).
    O sistema de cores RGB é formado pelas cores vermelho, verde e azul. Este modelo ficou amplamente difundido com o advento da TV em cores, monitores de computador, datashows, etc. que utilizavam os tubos de raios catódicos.
    Em contrapartida, o sistema CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) é baseado na mistura de tintas. Por isso, tem aplicação mais indicada em processos gráficos como impressoras e fotocopiadoras.

    Voltando à questão, o "Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica."  O fato do sistema CMYK ser cor primária da percepção humana NÃO é uma razão para ser utilizado em reprodução gráfica.
  • A razão então seria o fato de elas serem cores primárias SUBTRATIVAS.
    "As cores primárias subtrativas são pigmentos que criam um espectro de cores, quando são combinadas de maneiras diferentes. Ao contrário dos monitores, as impressoras usam cores primárias subtrativas (pigmentos ciano, magenta, amarelo e preto) para produzir cores pela mistura dessas cores.
    O termo "subtrativo" é usado porque as cores primárias são puras até serem misturadas, resultando em cores que são versões menos puras das cores primárias. Por exemplo, o laranja é criado por meio da mistura subtrativa de magenta e amarelo."
  • O olho humano percebe a cor através de pigmentos sensíveis à luz, presentes nos cones existentes na retina - os fotopigmentos. Recebem e transmitem sensações distintas. O primeiro deles é mais sensí­vel à ação de ondas luminosas longas, produzindo a sensação de vermelho. O segundo grupo é mais sensível às ondas de comprimento médio, que produzem principalmente a sensa­ção de verde. E o terceiro se sensibiliza diante de ondas cur­tas, e por esse motivo são conhecidos como fotopigmentos azuis.
    (RGB, cores-luz)

    Segundo os físicos, é através da síntese operada entre esses três tipos de pigmentos que se processa a captação e transmissão de todas as cores para o cérebro.
  • CMYK não é cor primária na percepção humana.


ID
397621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O significado de uma cor está relacionado às suas características cromáticas definidas em termos de matiz, valor e croma.

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    No meu entendimento, a cor realmente possui três caracteristicas, mas não as citadas. O certo seriam: COR (também conhecida como croma ou matiz), TOM e SATURAÇÃO (quantidade de cinza que a cor recebe).

    Bom estudo ;)
  • Para mim esta questão está correta.
     De acordo com Israel Pedrosa (O Universo da Cor):
     "no ato perceptivo, distinguem-se 3 caracteristicas principais que correspondem aos parâmetros básicos da cor:
     MATIZ (cor)
    VALOR (luminosidade, brilho)
    CROMA (satuaração)
    A não ser que o erro esteja em "o significado"... talvez, para o examinador, o significado não esteja relacionado às características citadas e sim a outros fatores, como elementos culturais, por exemplo. De qualquer forma, o significado está estritamente relacionado à percepção das cores.
  • O significado de uma cor está ligado a sua expressão cultural e não a seu processo de formação.
    Exemplo: a cor do luto varia de acordo com as tradições do país, embora procure expressar o mesmo sentimento.
  • Ale, vc está confundindo percepção da cor de significado da cor. A pergunta é sobre o signficado não sobre a percepção da cor

  • Percepção não é a mesma coisa que significado. Faltou interpretação de texto aí, ale.

  • jussara santos, vc está confundindo todos os conceitos.

    MATIZ = comprimento de onda, a coloração.

    VALOR = luminosidade ou brilho.

    CROMA = saturação ou pureza da cor.


ID
397624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

A capa de um livro teria, além das cores de processo, a impressão de mais duas cores especiais; entretanto, o arquivo que havia sido convertido conforme o padrão PDF/X-1a foi recusado pela gráfica, que, por incompatibilidade com os equipamentos, exigiu o padrão PDF/X-3. Nessa situação, será necessário redefinir o leiaute da capa, excluindo-se as cores especiais (spot colors), não suportadas pelo padrão PDF/X-3.

Alternativas
Comentários
  • Tanto no padrão PDF/X-1 quanto no X-3 são permitas cores spot. Elas simplesmente são impressas como cores adicionais às cores de seleção.
  • Acredito que a única forma de um arquivo ser incompatível, cor causa de cor, no formato PDF/X-1a, seria a presença de imagem/cor no sistema RGB. Até o momento foi a única diferença entre os formatos PDF/X-1a e PDF/X-3 que encontrei. é por isso que a questão se torna errada. o formato X-1a ACEITA cores especiais/spot, assim como o formato X-3. 

ID
397627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Entre as ações que não são permitidas no fechamento de arquivos para impressão PDF/X-3, incluem-se o posicionamento das páginas espelhadas (facing pages), unidas em uma única folha, e a realização da separação prévia de cores no arquivo PostScript.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria essa questão? Qual a diferença do PDF/X-1 para o PDF/X-3? Sempre salvo em PDF/X-1 por ser compatível com as impressoras na maioria das gráficas.


ID
397663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

Em certo sentido, a tipografia assemelha-se a um projeto arquitetônico, sendo a forma das letras e dos signos definida pela linha e massa de cor, e as condições de leitura do texto, pelo espaço negativo, o branco circundante da folha ou tela.

Alternativas
Comentários
  • Questão mau formulada. O que ele afirmar sobre tipografia está certo. Porém em que sentido a tipografia se assemelha a um projeto arquitetônico? Não entendi a pergunta.


ID
397666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

A legibilidade dos tipos está diretamente associada à composição tipográfica.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    A Legibilidade dos tipos está relacionado com a Diagramação.

ID
397669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em design gráfico, a tipografia tem papel fundamental,
influenciando efetivamente a transmissão de informações, a
identificação e a promoção de produtos. Em relação aos
fundamentos da tipografia, julgue os seguintes itens.

O corpo da letra, ou signo tipográfico, é definido pelas linhas limítrofes do traço descendente e do traço ascendente.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito:
    é o OLHO do caractere que é definido pelas linhas limítrofes do traço descendente e do traço ascendente. O CORPO é maior que isso, devido à origem da composição manual, em que o corpo era o "bloco" onde o caractere era fixado.
  • 1. Linha da ascendente> (linha de topo) Ascendente é a parte da letra que vai além da linha mediana, podendo ou não coincidir com a altura da versal (maiúsculas). Limite superior do corpo.
    2. Linha da caixa-alta ou linha versal> Pode estar inclusive, acima do limite das fontes maúsculas, mas inferior ou coincidente com a ascendente.
    3. Linha central (altura de x) ou linha mediana > Limita a altura de X
    4. Linha de base> Limite inferior da altura de X
    5. Linha da decendente (linha de fundo) > limita a parte das letras que se extendem abaixo da linha de base. Limite inferior do corpo.

    Fonte: Elementos do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst
  • A não ser que o concurso tivesse bibliografia especificada em edital, a questão deveria ser anulada. 

    Apesar do que consta no livro: Elementos do Estilo Tipográfico - Robert Bringhurst, já citado no comentário abaixo por Margareth; a informação exposta por Ale no primeiro comentário da questão consta no livro Produção gráfica - Lorenzo Baer, página 43

  • Essa conceituação do corpo varia de autor para autor. Bem ridículo cobrar algo que nem os próprios estudiosos do assunto entram em um consenso...


ID
397687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o amarelo, o ciano, o vermelho e o preto.

Alternativas
Comentários
  • As cores usadas no método de impressão do tipo offset são ciano magenta , amarelo mais o preto, mais conhecido como CMYK.
  • É isso mesmo, designerson, lembrando que as cores CMYK também podem aperecer como escala Europa.
    CMYK é a denominação dessa escala nos programas de origem norte-americana.
  • Errado! Preto não é uma cor primária. As impressões offset são feitas pelas cores primárias, ciano, magenta e amarelo + o preto que é para criar tons mais escuros e criar profundidade e sombra. O preto quase n é considerado cor.


ID
397690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Nas reproduções de meio tom em quadricromia, os ângulos corretos de aplicação das retículas do amarelo, do ciano, do magenta e do preto são, respectivamente, 90º, 45º, 75º e 105º.

Alternativas
Comentários
  • Os ângulos corretos são:

    Preto - 45°
    Magenta - 75°
    Amarelo - 90° ou 0º
    Ciano - 15°
  • O wikipedia diz o seguinte: Quando duas telas de pontos são sobrepostas, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como moiré, produzindo efeitos visuais indesejáveis na impressão final. Para que isso seja evitado, variações de inclinação são aplicadas às telas de meio-tom, desalinhando os pontos de uma cor em relação aos de outra. Essas inclinações são indicadas em graus conforme a tabela ao lado.

    C 75° 15° 105°
    M 15° 45° 75°
    Y 90°
    K 45° 75° 15°
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

ID
397696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ainda considerando o sistema ofsete e o processo de impressão,
julgue os próximos itens.

O papel cuchê tradicional, que se caracteriza pela lisura da superfície calandrada, é o mais indicado para a confecção de livros de texto.

Alternativas
Comentários
  • papel cuchê tradicional produz muito reflexo, o que é desegradavel para leitura de livros de texto.
  • O mais indicado é o papel offset...


ID
397705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O conceito de leiturabilidade, que se refere a conforto e eficiência de leitura, está relacionado ao design de fontes tipográficas.

Alternativas
Comentários
  • O que está relacionado ao design das fontes tipográficas é a legibilidade, que é "a clareza em identificar cada tipo em conjunto, palavra ou frase", enquanto a leiturabilidade é "a facilidade e fluência de conjunto de tipos, palavra ou frase"a lidade e fluência de um conjunto de tipos, palavra ou frase aa tyt
  • Questão anulada pela banca por permitir dupla interpretação.

    fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/arquivos/CORREIOS_NS_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO_FINAL.PDF

ID
397714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Uma página HTML estrutura-se com base em uma hierarquia de elementos que podem ser embutidos uns nos outros.

Alternativas

ID
397717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos princípios que mais definem a Internet é o da garantia de acesso à informação às pessoas, excluindo-se os portadores de necessidades auditivas.

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a frase:
    Um dos princípios que mais definem a Internet é o da garantia de acesso à informação às pessoas, excluindo-se incluindo-se os portadores de necessidades auditivas.

ID
397720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Os termos Portal Horizontal e Portal Vertical referem-se ao leiaute de navegação na tela.

Alternativas
Comentários
  • PORTAIS HORIZONTAIS

    Sites públicos com vários serviços à disposição dos usuários.

    PORTAIS VERTICAIS

    Oferece conteúdos e serviços específicos para tipos de usuários.



ID
397723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos fatores que limita o design gráfico dos sítios virtuais da web é a universalidade do leiaute, que tem de ser construído a partir de reduzido menu de fontes tipográficas disponível na grande maioria dos sistemas de computador.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente o reduzido menu de fontes padrões não é mais um problema para os desenvolvedores, já que existem várias técnicas para personalizar as fontes sem a  necessidade do usuário ter instalado a fonte em seu computador. Uma dessas técnicas é a incorporação de uma fonte através de CSS, a partir da regra chamada font-face.

ID
397726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Se o advento da computação como uma ferramenta de
trabalho resultou em uma radical transformação nos meios de
produção, o casamento da informática com os meios de
comunicação promoveu novas formas de comunicação e
entretenimento, como as redes sociais na Internet, por exemplo.
O fato é que as tecnologias, os procedimentos da comunicação e a
percepção visual e auditiva se modificaram em razão da inserção de
elementos audiovisuais e, em especial, das novas condições de
navegabilidade e interatividade. Uma nova forma de oralidade,
de natureza audiovisual, impulsionada pela interatividade,
desenvolveu-se, no século XXI, nas redes digitais de comunicação
a distância.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

A linguagem HTML, considerada uma das mais restritivas ao desenvolvimento de inovações gráficas, deve ser preterida na elaboração de sítios virtuais.

Alternativas
Comentários
  • A linguagem HTML, considerada uma das mais restritivas ao desenvolvimento de inovações gráficas (até aqui está CERTO), NÃO deve ser preterida na elaboração de sítios virtuais pois, é a linguagem padrão para a elaboração de sites.
  • A pegadinha nessa questão está na palavra PRETERIDA, pois se ela não constar no seu vocabulário tu pode errar. Preterida é uma forma de negação pois significa algo que foi desprezado ou rejeitado. Vem de da palavra preteriu. Se você ler rapidamente e entender como preferida ou pretendida tu já erra a questão. Afinal, a linguagem HTML, é como dito no ótimo comentário abaixo, a linguagem padrão para a elaboração de sites e por isso não pode ser descartada.


ID
397729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

O formato digital Portable Document File é muito utilizado em artes gráficas e digitais devido a sua compatibilidade digital, alta definição, variação de uso e geração de arquivos digitais de tamanho pequeno.

Alternativas
Comentários
  • É por essas e outras que, o formato PDF se tornou tão popular.

ID
397732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

QuarkXPress, aplicativo de editoração eletrônica cuja principal característica é o arranjo e controle de texto e imagens variadas, um dos primeiros a serem desenvolvidos para a produção gráfica profissional, ainda é muito utilizado na indústria gráfica.

Alternativas

ID
397735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

O designer que esteja desenvolvendo a arte-final de livro ou revista em aplicativos editoriais como o QuarkXPress ou o Adobe InDesign deve converter previamente imagens do tipo Bitmap a traço em EPS trabalhado com recorte do fundo (clipping path).

Alternativas
Comentários
  • Os arquivos de imagem não precisam ser convertidos previamente como diz a questão para induzir a erro.
    O que deve ser convertido é o arquivo da arte diagramada no formato EPS para fechamento e envio para gráfica.
    Questão errada.

ID
406933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Na Web, em uma perspectiva tipográfica, definir a largura da caixa de texto utilizando a medida em pixels é mais consistente e apropriado que defini-la com a medida de Ms.

Alternativas

ID
406936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se viúva uma linha de texto muito curta, formada por uma palavra ou parte de uma palavra ao final de um parágrafo.

Alternativas

ID
406939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Nos programas de computador para edição de textos, a entrelinha denominada auto é um padrão que corresponde a um acréscimo de 20% ao corpo da fonte utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Se estamos com fonte tamanho 10, a entrelinha será tamanho 12, caso selecionemos a opção Auto. Se escolhermos simples, a entrelinha será tamanho 10, se escolhermos 1 1/2 linha será 15 pontos, entrelinha (espaçamento) duplo, será 20 pontos.



ID
406942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, é correto afirmar que um texto composto com letras claras sobre fundo escuro é mais legível que o oposto.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Claro que Letras escuras tem melhor legibilidade.

  • Por mais que seja usado no modo noturno de muitas páginas essa composição causa uma fadiga visual maior que seu oposto.


ID
406960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

A programação visual é uma atividade-meio, isto é, não tem um fim em si mesma.

Alternativas

ID
406963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O estilo do programador visual é que estabelece as características de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • As características do projeto gráfico são alheias ao programador visual. São estabelecidas em outra ordem, ele executa.


ID
406966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi...

  • No trecho "Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa [...]" do texto acima, o Cespe/UnB os considera como sinônimos. Logo, são atividades iguais, não apenas semelhantes, mas idênticas.


ID
406969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Existem diferenças na prática profissional da programação visual no que se refere às mídias eletrônica e impressa.

Alternativas

ID
406975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

A resolução básica da tela de um computador é de 72 dpi.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A resolução para uma qualidade mediana é 150 dpi. E para boa qualidade, 300 dpi. Aparelhos como iPad tela retina, iPhone, Galaxy Tab, possuem densidade de pontos muito superior, e consequentemente, maior qualidade na exibição das imagens


ID
406981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

DreamWeaver, Golive e Frontpage são aplicativos para edição visual HTML.

Alternativas
Comentários
  • O Dreamweaver e o GoLive são editores HTML da Adobe. Já o Frontpage é um editor HTML da Microsoft. Todos são WYSIWYG, acrônimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você obtém" [Wikipedia], (teoricamente) permitindo ao programador visualizar o código HTML como renderizado pelo navegador.


ID
406984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Fontes sem serifa, mesmo de boa legibilidade, são inadequadas para a visualização na tela do monitor.

Alternativas
Comentários
  • Fontes sem serifa encontraram nas telas uma hegemonia sem precedentes


ID
406987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Ao se projetar texto para a Web, é melhor especificar as medidas tipográficas em pontos que em pixels.

Alternativas
Comentários
  • Para a Web é melhor especificar em Pixels, e tem uma nova  medida chamada " EM" que está sendo muito utilizada também para o design responsivo, que se adapta as varias resoluções de tela, é bom da uma olhada também.

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

O texto composto todo em caixa-alta aumenta a eficiência e o conforto de leitura.

Alternativas
Comentários
  • Esse assunto de texto em caixa-alta já caiu mais de uma vez em provas de designer gráfico/ programador visual feitas pelo Cespe.

    Texto em caixa alta dimunui a legibilidade, ou seja, o conforto de leitura. Desta forma, diminui a eficiência, porque o recurso (tipografia) não foi utilizado de maneira adequada.

    Eficiência: Usar os recursos de maneira adequada. [Chiavenato, 2008]


ID
406996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

As cores azul, verde e vermelho correspondem à cor-luz.

Alternativas
Comentários
  • Cor Luz ou Cor Aditiva, formado pelo RGB - Red - Vermelho   Green - Verde  Blue - Azul

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

As cores amarelo, ciano e magenta são chamadas aditivas.

Alternativas
Comentários
  • As Cores Aditivas são as cores Luz - RGB

    Vermelho, Verde e Azul

  • Cores aditivas: RGB -> tela
    (Red, Green e Blue)
    (Vermelho, Verde e Azul)
    São cores-luz primárias que somando-se, resultam na cor branca.


    Cores subtrativas: CMYK -> impressos
    (Cyan, Magenta, Yellow e Black -> [B representa Blue])
    (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto)
    São cores-pigmento que se subtraem quando sobrepostas, resultando na cor preta.

  • As cores amarelo, ciano e magenta são chamadas SUBTRATIVAS.


ID
407002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

Um filtro vermelho transmite uma cor ciano.

Alternativas
Comentários
  • Um filtro vermelho absorve as cores azul e verde, transmitindo uma cor vermelha.

    Para transmitir ciano, é necessário usar filtro ciano.

    fonte (em inglês): http://www-rohan.sdsu.edu/~aty/explain/optics/color/intro.html

ID
407005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

Uma superfície vermelha absorve raios de cor azul e verde.

Alternativas
Comentários
  • Uma superfície vermelha absorve azul e o verde que a luz possui, refletindo o vermelho.

    fontes: http://pedrolegitimoulbra.tumblr.com/post/59256302907/propriedades-f%C3%ADsico-%C3%B3pticas-da-luz e http://philschatz.com/physics-book/contents/m42487.html



ID
407017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Nas artes gráficas, para reproduzir similarmente um original de tom contínuo, é necessário transformá-lo em uma imagem de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Esses meios tons são chamadas de Retículas. (rede de pontos que decompõe  o original em tom continuo em numerosos pontos de tamanhos variados )


ID
407020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O papel cuchê é apropriado para impressão em cores.

Alternativas

ID
407023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


De maneira geral, os usuários aprovam o uso de texto intermitente e texto em movimento nos websites.

Alternativas

ID
407026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


O uso de conexões (links) diretas na página principal de um sítio da Web é apropriado para navegação desde que seja em número reduzido.

Alternativas

ID
407029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


Categorias duplicadas na hierarquia de uma página da Web apresentam fluidez à navegação digital.

Alternativas

ID
407032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


O núcleo WAI (iniciativas de acessibililidade na Web) é um esforço da W3C para melhorar o acesso de portadores de necessidades especiais à rede mundial de computadores.

Alternativas

ID
407035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


Manter uma estrutura de navegação consistente não influi na visualização da localização e das opções na página da Internet por parte dos usuários.

Alternativas

ID
407041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao uso de elementos gráficos no design para a Web, julgue os próximos itens.

Em uma página da Web, durante a navegação, palavra sublinhada significa conexão (link).

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

    E se fosse um link na imagem, poderíamos retirar a borda azul identificadora de link.


ID
407044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao uso de elementos gráficos no design para a Web, julgue os próximos itens.

As decisões de leiaute e tipografia devem ser embasadas exclusivamente na tecnologia dos computadores top de linha.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o sonho, na realidade devemos avaliar o desempenho do projeto em diversos sistemas dos mais novos aos mais desatualizados.


ID
407071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

A impressão em cores pode ser dividida em cor aplicada e quadricromia por seleção de cores.

Alternativas

ID
407074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

O resultado da mistura de magenta 100% e ciano 100% sobre um fundo branco é a cor preta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta está errada. A cor é Preta

  • 100% + 100% = Azul. Para ser preto deveria ser acrescentado 100% amarelo.

  • Em que pese seu entendimento, com todo respeito tenho a discordar, pois o motivo de não ser menor pontecial ofensivo, não é pelo fato de não aplicar os institutos despenalizados, mas sim pelo fato da pena máxima cominada ser superior a 2 anos, conforme o art.61, da Lei 9.099/95


ID
463648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de imagens e gráficos em páginas na Web, julgue os itens
a seguir.

Entre as vantagens do formato PNG em comparação ao formato GIF, estão o controle do brilho da imagem e a correção de cor.

Alternativas

ID
463654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de imagens e gráficos em páginas na Web, julgue os itens
a seguir.

Os elementos gráficos utilizados em itens enumerados são necessariamente inseridos no código HTML.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    São necessariamente inseridos no código CSS.


ID
463657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de imagens e gráficos em páginas na Web, julgue os itens
a seguir.

Bordas e espaços em branco podem ser incluídos ao redor de imagens e objetos em páginas na Web.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Através de folhas de estilo (CSS) é possível fazer tudo que diz respeito a estilo.


ID
463660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de imagens e gráficos em páginas na Web, julgue os itens
a seguir.

As imagens da tela são geradas por retroiluminação e oferecem uma gama de contraste de cores muito inferior do que imagens impressas em papéis opacos.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem saber o que é retroiluminação é fácil entender que o monitor tem mais possibilidades de cor que o papel.


ID
463663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de imagens e gráficos em páginas na Web, julgue os itens
a seguir.

Uma imagem em um website pode ter cores transparentes.

Alternativas
Comentários
  • Afirmatica  - Certa

    As Imagens em PNG, são muito utilizadas em website


ID
463666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

O uso de links redundantes para imagens mapeadas é um aspecto da acessibilidade.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(Certo)

    "...devem ser fornecidos links redundantes relativos a cada região ativa do mapa de imagem..."

    Fonte: http://emag.governoeletronico.gov.br/


ID
463669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

As WCAG recomendam que um website ofereça uma audiodescrição das informações visuais de uma apresentação multimídia.

Alternativas
Comentários
  • 1.2.5 Audiodescrição (Pré-gravada): É fornecida audiodescrição para todo o conteúdo de vídeo | pré-gravado existente em mídia sincronizada. (Nível AA)

    WCAG 2.0


ID
463672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

A acessibilidade de um website está relacionada também aos usuários que têm conexão à Internet de baixa velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Em outras palavras. Você não deve criar um site muito "pesado", se o fizer estará excluindo usuários que têm conexão à Internet de baixa velocidade. Pois esse terão uma experiência de uso ruim.


ID
463675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

Os menus do tipo pull-down, que aparecem na tela quando se seleciona um item com o cursor, não causam problemas para pessoas com dificuldade de coordenação motora.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    É claro que causa, o usuário vai ter que clicar depois descer o mouse para escolher a opção, se tirar o ponteiro da lista de itens precisa começar tudo de novo.

  • É bom salientar aqui que o menu pull-down (do inglês puxar para baixo), também é conhecido como menu dropdown ou combobox e pode aparecer assim em concurso.


ID
463681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

O uso de ferramentas de validação da acessibilidade de um website é importante porque verifica, entre outros aspectos, a clareza de um texto.

Alternativas
Comentários
  • Desconheço um software que analisa se um texto está claro ou não!

    Questão E


ID
463684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de acessibilidade, WCGAs, leitores de tela e tableless,
julgue os seguintes itens.

O uso de tabelas para formatar os elementos gráficos de uma página web pode prejudicar usuários que utilizam leitores de tela.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo ✔️

    leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário.

    As pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar pela Internet, bem como por aplicações em geral, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para o usuário o que aparece na tela, tal como as operações realizadas, como teclas alfanuméricas e comandos digitados.

     


ID
463687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a usabilidade na web, julgue os seguintes itens.

De acordo com Jakob Nielsen, a usabilidade tornou-se popular entre as empresas que a utilizam websites devido ao retorno financeiro que ela pode proporcionar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo ✔️

    Usabilidade é popular graças a seu retorno financeiro, diz Jakob Nielsen. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21504.shtml


ID
463690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a usabilidade na web, julgue os seguintes itens.

O uso de diretrizes de usabilidade faz com que não sejam necessários testes com o usuário.

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma diretriz substituí testes de usabilidade.


ID
463693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a usabilidade na web, julgue os seguintes itens.

Consistência nos elementos de um website é um aspecto que contribui para a eficiência do usuário, porque o ser humano reconhece algo com mais facilidade se ele já o tiver visto anteriormente.

Alternativas

ID
463696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a usabilidade na web, julgue os seguintes itens.

Entre os princípios de usabilidade descritos por Nielsen está o uso de uma linguagem familiar ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Lembrando que, segundo Nielsen, os princípios também podem ser chamados de Heurísticas de Usabilidade.

    http://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/


    https://gabrielcarpenedo.wordpress.com/2011/12/18/heuristicas-de-usabilidade-nielsen-molich-2002/

ID
463699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a usabilidade na web, julgue os seguintes itens.

Teste de usabilidade consiste na análise de um website por um grupo de experts em usabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    O teste de usabilidade é feito recrutando usuários, que após utilizarem o produto, serviço,... passam suas impressões, erros, dificuldades, erros,... para os engenheiros de usabilidade, para que eles sugiram mudanças no produto.

  • errado-

    O teste de usability é feito com observações de como o sistema é usado por usuários. O teste de uabilidade é uma técnica de avaliação de HCI e compreende avaliação empírica, tb chamada objetiva ou definitiva). Exemplos de testes são ensaio de interatividade e uso de sistemas espiões ou de monitoramento. Usability inspection é o realizado por experts. Isso equivale á fase de diagnóstico (preditiva ou analítica) na qual experts revisam o sistema do ponto de vista do usuario. Tecnicas nessa fase incluem: avaliação heuristica, cognitive walkthrough checklists de inspeção ergonométrica. Esta fase é realizada por meio de software, sem participação do usuario

    Para avaliação heuristica, ver 10 heuristicas de NIelsen. 


ID
463702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação a usabilidade na web, julgue os seguintes itens.

De acordo com Jakob Nielsen, para melhorar a usabilidade de um sistema, o designer deve avaliar outras interfaces existentes.

Alternativas
Comentários
  • Fase 2. Analisar os aplicativos concorrentes

    Análise comparativa de diversos produtos disponíveis, para estudo de recursos interessantes e falhas para inovar.

    Fonte: http://dteixeira.com/57/engenharia-da-usabilidade-introducao/


ID
463705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Uma fonte é composta por um conjunto de representações de caracteres conhecida como glifos.

Alternativas
Comentários
  • O Glifo, em tipografia, é uma figura que dá um tipo de característica particular a um símbolo específico. Um glifo é um elemento da escrita. Dois ou mais glifos que correspondam ao mesmo símbolo (i.e. carácter, se permutáveis ou dependentes de contexto, são chamados alógrafos; um glifo é uma manifestação da unidade mais abstracta carácter. Glifos também podem ser ligaduras tipográficas que são caracteres compostos ou diacríticos.

ID
463708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

O uso de letras maiúsculas facilita a leitura de textos corridos especialmente para usuários idosos.

Alternativas
Comentários
  • Letras maiúsculas dificultam a leitura por se apresentarem todas as letras do memos tamanho, dificultado a diferenciação da forma. O que facilita a leitura para idosos são letras grandes e com linhas mais espessas.

ID
463711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

O uso da cor em websites pode atrair o usuário a uma parte do sítio e devem ser utilizadas de forma indiscriminada.

Alternativas
Comentários
  • O uso da cor em websites pode atrair o usuário a uma parte do sítio e NÃO devem ser utilizadas de forma indiscriminada.
    Devem ser usadas para algum propósito.

ID
463714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Em tamanhos pequenos, fontes com serifa, como a Times New Roman, aparece ser mais clara na tela do que fontes sem serifa.

Alternativas
Comentários
  • A serifa em tamanhos pequenos diminui a clareza.

ID
463717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Textos que utilizam cores muito quentes, como o magenta, devem ser evitados na tela porque são mais difíceis de focalizar.

Alternativas

ID
463720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Um dos aspectos mais importantes para uma boa legibilidade do texto em uma pagina web é o contraste entre as cores do texto e as cores do fundo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    O contraste é um dos elementos fundamentais do design.

     

     


ID
463723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

Existem três maneiras de alinhar um texto em uma página na web: à esquerda, à direita, ou centralizado.

Alternativas
Comentários
  •  à esquerda, à direita, centralizado ou justificado (alinhadas à margem esquerda e direita)

ID
463726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de tipologia na Web, julgue os próximos itens.

As fontes com altura maior do que as fontes tradicionais são consideradas mais legíveis quando lidas na tela do computador.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Só lembrando que o fato de ter altura maior é diferente de todo em caixa alta, considerado como menos legível para a leitura.

  • Quando diz “altura” a questão se refere à altura de x e não ao corpo, que inclui as ascendentes e descendentes.



    A legibilidade depende, sobretudo, da altura de x do tipo escolhido. Em geral, os tipos de letra mais legíveis são os que têm caracteres com espaços interiores abertos ou fechados maiores, o que implica uma grande altura de x. Mas se a altura de x for grande, os ascendentes e descendentes serão relativamente curtos. Isto não só afeta a legibilidade dos caracteres individuais (fazendo normalmente com que o “h” e o “n” e o “i” e o “l”, entre outros pares, sejam confundidos um com o outro), como também dificulta a identificação das formas das palavras”.


    Fonte: Wikipédia


ID
463729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca das folhas de estilo em cascata (CSS), julgue os itens a
seguir.

As CSS favorecem a acessibilidade porque, entre outros aspectos, permitem aos usuários visualizar documentos com as fontes e cores por eles definidas.

Alternativas
Comentários
  • O CSS favorece a acessibilidade porque as definições estilísticas não interferem no conteúdo. O que agrega a um cego a escutar um folha de estilo ?


ID
463732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca das folhas de estilo em cascata (CSS), julgue os itens a
seguir.

O usuário pode ressaltar informações usando o CSS por meio da criação de molduras dinâmicas em volta do conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • CSS3 Rounded Corners ... 

    http://www.w3schools.com/css/css3_borders.asp

  • Poder... pode. É de bom tom? não, não é de bom tom.