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ID
1894384
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A pretensão de superar a fragmentação do conhecimento por meio de uma reordenação epistêmica, mas sem o pressuposto da dependência ontológica do saber em relação ao mundo objetivo e sem buscar a origem, a natureza e a função social do processo de fragmentação, tanto material quanto intelectual, e sem a superação da perspectiva moderna da cientificidade, pode ser muito atraente, porém é inteiramente equivocada e fadada ao insucesso. Não é a soma de partes justapostas que produz um conhecimento totalizante. Este só pode ser produzido a partir de fundamentos metodológicos radicalmente diversos daqueles que embasam a perspectiva da cientificidade moderna. Estes fundamentos implicam uma teoria geral do ser social e têm a sua chave mestra na

Alternativas
Comentários
  • a pretensão de superar a fragmentação do conhecimento através de uma reordenação epistêmica, mas sem o pressuposto da dependência ontológica do saber em relação ao mundo objetivo e sem buscar a origem, a natureza e a função social do processo de fragmentação, tanto material quanto intelectual e sem a superação da perspectiva moderna da cientificidade, pode ser muito atraente, porém é inteiramente equivocada e fadada ao insucesso. Não é a soma de partes justapostas que produz um conhecimento totalizante. Este só pode ser produzido a partir de fundamentos metodológicos radicalmente diversos daqueles que embasam a perspectiva da cientificidade moderna. Estes fundamentos implicam uma teoria geral do ser social (uma ontologia — histórico‑social — do ser social) e tem na categoria ontológica da totalidade a sua chave mestra!
    Deste modo, para todos aqueles que se propõem como objetivo contribuir com suas atividades teóricas para a construção de uma autêntica comunidade humana, plenamente emancipada, é imperativo o domínio da perspectiva metodológica — de caráter ontológico — à qual nos referimos acima, pois só ela permite a produção de um saber totalizante. Considerando que, para essa perspectiva, o real é sempre um complexo de complexos, então qualquer parte  dele só pode ser efetivamente compreendida se remetida, com todas as mediações necessárias, para o todo do qual faz parte. Assim, produção de um saber totalizante e luta pela construção de um mundo unitário e emancipado são dois momentos de uma mesma atividade revolucionária.

     

    Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana
    Ivo Tonet