SóProvas


ID
1894768
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Movimento ocorrido em 1835, que tinha como um dos principais objetivos acabar com o catolicismo:

Alternativas
Comentários
  • A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, encontravam muitas dificuldades para ascender socialmente.

    Causas e objetivos da revolta

    Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_dos_males.htm

    __________

    No ano de 1835, ocorreu em Salvador, Bahia, a Revolta dos Malês. Mas quem são os malês? A vocábulo “male” deriva da palavra da língua ioruba “imale”. Eram considerados malês os negros mulçumanos que resistiram e reagiram à imposição do catolicismo, mantendo sua crença e cultura. Bastante instruídos, por vezes, até mais do que seus senhores, os malês organizaram inúmeros levantes, o mais conhecido é a Revolta dos Malês.

    Fonte: http://www.historiabrasileira.com/periodo-regencial/revolta-dos-males/

     

  • a) Revolta dos Malês.

     

     

     

    A Revolta dos Malês foi um conflito deflagrado na Bahia em 1835, período marcado pela intolerância religiosa e pelo uso da mão-de-obra escrava. Estes dois aspectos, aliados ao atraso econômico e à miséria que a população nordestina convivia se constituíram as causas da revolta. Os malês eram escravos de orientação religiosa islâmica impedidos de praticar sua própria religião, fruto da intolerância de outras crenças. A revolta tinha como objetivos: Acabar com a escravidão, por fim ao catolicismo, assassinar brancos e  confiscar seus bens, além de implantar  uma república islâmica.

  • Vai por eliminatória

  • A Revolta de Malês foi uma revolta escravista que aconteceu na Bahia do séc XIX. Os Escravos eram muçulmanos e queriam instaurar um governo muçulmano na cidade de Salvador (o que já era de se imaginar, visto que a religião muçulmana trás essa ideia de "Estado Muçulmano" desde a sua origem). Para instaurar um Estado Muçulmano eles precisam acima de tudo combater o catolicismo.

  • Deve ser porque os católicos os tiraram de suas terras e os escravizaram.