SóProvas


ID
1894813
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Aragoiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        As pernas


      Ora, enquanto eu pensava, iam-me as pernas levando, ruas abaixo, de modo que, insensivelmente me achei à porta do Hotel Pharoux. De costume jantava aí; mas, não tendo deliberadamente andando, nenhum merecimento da ação me cabe, e sim às pernas, que a fizeram. Abençoadas pernas! E há quem vos trate com desdém e indiferença. Eu mesmo, até então, tinha-vos em má conta, zangava-me quando vos fatigáveis, quando não podíes ir além de certo ponto, e me deixava com o desejo a avoaçar, à semelhança de galinhas atadas pelos pés.

      Aquele caso, porém, foi um raio de luz. Sim, pernas amigas, vós deixastes à minha cabeça o trabalho de pensar em Virgília, e dissestes uma à outra: __ Ele precisa comer, são horas de jantar, vamos levá-lo ao Pharoux; dividamos a consciência dele, uma parte fique lá com a dama, tomemos a outra, para que ele vá direto, não abalroe as gentes e as carroças, tire o chapéu aos conhecidos, e finalmente chegue são e salvo ao hotel. E cumpristes à risca o vosso propósito, amáveis pernas, o que me obriga a imortalizar-vos nesta página.


                                (Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)

Ao fazer uma interlocução com as pernas, o narrador usou a seguinte figura de linguagem:

Alternativas
Comentários
  • PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO: ATRIBUIÇÃO DE CARACTERISTICAS HUMANAS, A SERES QUE NÃO SÃO HUMANOS.

                                        EXEMPLO: O CRAVO BRIGOU COM A ROSA.

                                                                           OU

                                                          A FONTE CHORAVA TRISTE.

     

    VALEU GALERA.

    BONS ESTUDOS.

    DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.

  • Embora "as pernas" sejam personificadas, ao tratá-las como o inconsciente do personagem, isto não seria também uma forma de metonímia (alternativa A)? Agradeço a quem puder me esclarecer. 

  • Raissa Pelt. É  'quase" rsss,. A metonimia emprega  um termo no lugar do outro, ambos com mesma afinidade e relação.

    DICA: METONIMIA  MESMA FAMÍLIA (dinheiro-esmola, Santos dumont-aviao, machado de assis-obra, etc...)

    Interlocução não tem afinidade.

    É o meu entender. Espero ter ajudado

     

     

     

  • Esta é a diferença de um Gênio da literatura para um homem comum, muito bem elaborada esta questão!

    Machado usa-se de Presopopéia ou Personificação de um próprio membro componenete do corpo humano, de forma que uma perna é apenas uma perna um objeto inanimado sem o controle do corpo, mas o autor o transforma na própria pessoa.

    É neste ponto que a Raíssa Pelt tem razão ao se confundir, pois existem casos de metonímias que substituem uma parte pelo todo, por Ex: "foram necessárias muitas pernas para se ganhar o jogo" (muitas pessoas ou jogadores). Entretanto observamos que o objetivo de Machado não é substituir apenas e sim dar vida às pernas, portanto

    Letra D

  • PERSONIFICAÇÃO! LETRA d 

  • "e dissestes uma à outra" (um lado da perna falando com o outro lado) = prosopopeia

  • Personificação, também chamada de prosopopeia; atribui características humanas a objetos, animais, coisas....

  • Perna não diz nada, se disser é personificação, prosopopeia. 

  • Metonímia: figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.

    relação metonímica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matéria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funções; proprietário por propriedade: vamos hoje ao Venâncio por 'ao restaurante do Venâncio'; morador por morada; continente pelo conteúdo: bebeu uma garrafa de aguardentepor 'a aguardente de uma garrafa'; consequência pela causa: respeite os meus cabelos brancospor 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade' etc.

    Ironia:  figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empr., para definir ou denominar algo [A ironia ressalta do contexto.]. ASTEÍSMO ('uso sutil').

    Eufemismo: palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável, mais grosseira ou mesmo tabuística: dianho (por ' diabo ', palavra que o povo procura evitar), a interj. caramba (por 'caralho', tabuísmo) etc.

    Personificação é o ato de conferir características humanas aos objetos inanimados ou ao que é abstrato, como as emoções e animais, por exemplo.

    Na língua portuguesa, a personificação é classificada como uma figura de linguagem, que também é conhecida como prosopopeia.

    Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado.

    Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

    Este estilo é bastante explorado na literatura, principalmente em histórias de fantasias e fábulas. Deste modo, a narrativa se torna mais expressiva, dramática, poética e criativa, qualidades estas que são essenciais para a construção de um texto literário interessante.

    A personificação também está presente em diversas expressões do cotidiano, como: “A manhã vos saúda”“A sorte te sorri”“Que as estrelas zelem teu sono”; entre outras.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável, mais grosseira ou mesmo tabuística: dianho (por ' diabo ', palavra que o povo procura evitar), a interj. caramba (por 'caralho', tabuísmo) etc.

     

  • Exemplos de Personificação

     

    Segue abaixo alguns exemplos em que a personificação é empregada:

     

    dia acordou feliz e o sol sorria para mim.
    vento assobiava esta manhã em que o céu chorava.
    Naquela noite, a lua beijava o céu.
    Após a erupção do vulcão, o fogo dançava por entre as casas.

    Nos exemplos acima, nota-se a utilização da personificação, na medida em que características de seres animados (que possuem alma, vida) são atribuídas aos seres inanimados (sem vida).

    Note que os verbos ligados os substantivos inanimados (dia, sol, vento, fogo e lua) são características dos seres humanos: acordar, sorrir, assobiar, chorar e beijar.

     

    https://www.todamateria.com.br/personificacao/

     

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."