Essa é fácil.
WINS: Serviço de Nomes da Microsoft. Parecido com DNS, mas para o âmbito de uma rede local e não para Internet, cjudo padrão é o DNS.
SMTPD: SMTPD é um servidor SMTP (Simple Mails Transfer Protocol) chamdao de Postfix.
IDS: Intrusion Detection System. É um sistema de detecação de intrusão em redes/hosts. Não tem relação com serviço de nomes.
DNS: Domain Name System. É o serviço de nomes utilizado na Internet. Responsável por associar endereços IP com nomes. Resposta Correta!
FTP: File Transfer Protocol. Protocolo para transferência de arquivos. Não tem nenhuma relação com o solicitado.
Gabarito D
O Domain Name System (DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou numa rede privada. Associa várias informações atribuídas a nomes de domínios a cada entidade participante. Em sua utilização mais comum, traduz nomes de domínios mais facilmente memorizáveis a endereços IPnuméricos necessários à localização e identificação de serviços e dispositivos juntamente aos protocolos de rede subjacentes, processo esse denominado resolução de nome. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não se degrada muito quando se adiciona mais servidores. Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na porta 53 para servir as solicitações/requisições.[1]
O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. O servidor DNS resolve nomes para os endereços IP e de endereços IP para nomes respetivos, e permitindo a localização de hosts num domínio determinado.
Num sistema livre, o serviço é implementado pelo software BIND. Este serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Assim, ele se torna parte necessária para quem quer usar a internet de uma forma mais fácil, evita que hackers roubem os seus dados pessoais.[2]
Existem centenas de servidores-raiz DNS (root servers) no mundo todo, agrupados em 13 zonas DNS raiz,[3] das quais sem elas a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, dois na Europa e um na Ásia. Para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !