SóProvas


ID
189526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

55 Um órgão público deseja associar um endereço IP ao seu endereço na WEB (www.orgaoexemplo.gov.br). Para tanto, são necessários o registro e configuração do

Alternativas
Comentários
  • Essa é fácil.

    WINS: Serviço de Nomes da Microsoft. Parecido com DNS, mas para o âmbito de uma rede local e não para Internet, cjudo padrão é o DNS.

    SMTPD: SMTPD é um servidor SMTP (Simple Mails Transfer Protocol) chamdao de Postfix.

    IDS: Intrusion Detection System. É um sistema de detecação de intrusão em redes/hosts. Não tem relação com serviço de nomes.

    DNS: Domain Name System. É o serviço de nomes utilizado na Internet. Responsável por associar endereços IP com nomes. Resposta Correta!

    FTP: File Transfer Protocol. Protocolo para transferência de arquivos. Não tem nenhuma relação com o solicitado.

  • Gabarito D

    Domain Name System (DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou numa rede privada. Associa várias informações atribuídas a nomes de domínios a cada entidade participante. Em sua utilização mais comum, traduz nomes de domínios mais facilmente memorizáveis a endereços IPnuméricos necessários à localização e identificação de serviços e dispositivos juntamente aos protocolos de rede subjacentes, processo esse denominado resolução de nome. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não se degrada muito quando se adiciona mais servidores. Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na porta 53 para servir as solicitações/requisições.[1]

    O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. O servidor DNS resolve nomes para os endereços IP e de endereços IP para nomes respetivos, e permitindo a localização de hosts num domínio determinado.

    Num sistema livre, o serviço é implementado pelo software BIND. Este serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Assim, ele se torna parte necessária para quem quer usar a internet de uma forma mais fácil, evita que hackers roubem os seus dados pessoais.[2]

    Existem centenas de servidores-raiz DNS (root servers) no mundo todo, agrupados em 13 zonas DNS raiz,[3] das quais sem elas a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, dois na Europa e um na Ásia. Para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !