A questão avalia os conhecimentos do candidato em biologia molecular e genética forense.
A) ERRADO. Para se rastrear a linhagem materna, precisamos analisar uma molécula que se mantenha constante ao longo das gerações e que seja proveniente exclusivamente da mãe. O que não é o caso do DNA nuclear, que tem herança biparental (metade da mãe e metade do pai), e sofre recombinação (não se mantém o mesmo entre gerações).
B) CERTO. De forma geral, as mitocôndrias são herdadas apenas da mãe. Durante a fecundação, as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, e não ocorre transmissão do material genético mitocondrial paterno para os filhos; eventuais mitocôndrias paternas que penetrem o óvulo são destruídas. Assim, não ocorre recombinação entre o DNA mitocondrial paterno e materno, e os descendentes terão apenas DNA mitocondrial da mãe, que se mantém constante ao longo das gerações. Por isso, pode ser usado para pesquisas de linhagem materna.
C) ERRADO. O RNA não é uma molécula herdada, e sim sintetizada com base no nosso código genético (DNA), portanto não serviria para rastrear a linhagem materna.
D) ERRADO. Mesma justificativa acima, uma vez que o RNA mensageiro é um dos tipos de RNA que produzimos.
E) ERRADO. O cromossomo Y é de herança exclusivamente paterna, uma vez que as mulheres não não possuem cromossomo Y, então eles são herdados apenas do pai. Então não é possível rastrear a linhagem materna por meio deste cromossomo.
Gabarito do professor: Alternativa B.
GABARITO: B)
DNA nuclear (presente no núcleo da célula): tem material genético completo – 46 cromossomos;
DNA mitocondrial (circular – cadeias circulares de DNA mitocondrial: a mitocôndria é uma organela presente no citoplasma da célula e é responsável por fornecer energia – contém material genético apenas de origem MATERNA, proveniente do material genético da mãe. É incompleto (importante para identificação em amostras degradas, que tenham escasso componente nuclear).
Vale associar pela letra "m", mitocondrial - materna.