-
Direito ao Ponto!
Qual o objetivo em abordar um tema inserindo um item que ainda não é, nem de longe, reduntante ou pacificado pela doutrina, se até a quarta geração há divergências? Lamentável.
___________________
foco força fé
-
Caro colega, Schrubles toM
Repare que a assertiva trás dois autores como referência - Freire e Motta (2010). Não li o edital deste certame, mas, provavelmente, o edital deve ter feito referências aos respectivos autores no conteúdo programático.
Se quer passar em concurso, não brigue com a banca! Faça como a água, que não briga com as pedras, apenas desvia delas para continuar seu fluxo.
-
Alternativa correta: B
De acordo com Bruna Vieira, “ para aqueles que sustentam a existência de uma quinta dimensão dos direitos fundamentais, são aqui mencionados os direitos relacionados à internet”.
Bons estudos!
VIEIRA, Bruna. Direito Constitucional. In.: GARCIA, Wander, coordenador. Super Revisão p/ Concursos Jurídicos. 4ª ed. Indaiatuba, SP: Editora Foco Jurídico, 2016. p. 457.
-
Discordo do D. Oliveira. Devemos brigar com as bancas sim para que melhorem o formato de suas avaliações e evitem abusos.
Quanto a bibliografia, sempre fico com um pé atrás, pois a banca pode solicitar um autor pouco conhecido cujo livro seja dificil de encontrar, ainda mais quando se trata de temas controversos.
-
"de acordo com autor tal" é sempre uma pergunta difícil, não sou um HD.
-
5° geração
Início do século XXI
Proteção diante da Internet
Os países devem criar normas para proteger a sociedade contra os danos decorrentes dos avanços da Internet.
Correntes: José Alcebiades (essa questão tecnológica)x Paulo BONAVIDES (direito a paz - como regra geral, aparece na 3° geração)
-
a maior parte diz que a paz, sozinha, ocupa a 5º dimensão. e que a internet está na 4º dimensão
outros, que a paz está na terceira dimensão, e que a internet na quinta.
-
Na real, por vezes, a água briga com as pedras e destrói elas. Vide Rio de Janeiro.
-
Absurdo cobrar isso. E se eu quiser fundamentar em Bonavides, que diz que quarta geração é o direito à democracia e a 5ª o direito à paz?
E se eu quiser fundamentar em Bobbio, que diz que a 4ª geração diz respeito ao patrimônio genético, tecnologia e ciência?
E se...? milhões de outros autores. Questão covarde.
-
Realmente, há forte divergência doutrinária em relação às gerações. Sacangem da banca cobrar sem informar nada ao candidato. Concordo com o Max Alves
-
Questão ridícula, como disseram os colegas sabemos que há muitas divergências em relação a esse tema, com tantos assuntos para serem cobrados por que a banca quis logo esse?!
-
A Quarta Geração trabalha com questões envolvendo genética e tal.
Daí só sobrou a quinta mesmo para marcar (rsrs)
-
Fazemos uso desse direito aqui mesmo no qconcurso.com, devemos conhecer, se não é um assunto pacificado ou se não gostamos da questão, isso é irrelevante! Vamos ao que interessa:
Os direitos humanos da quinta geração, como os de quarta, também não são pacificamente reconhecidos pela doutrina, como o são os das três primeiras. No entanto, os direitos que por essa geração são reconhecidos, quais sejam, a honra, a imagem, enfim, os “direitos virtuais” que ressaltam o princípio da dignidade da pessoa humana, decorrem de uma era deveras nova e contemporânea, advinda com o exacerbado desenvolvimento da Internet nos anos 90.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7897
-
A doutrina costuma classificar os direitos fundamentais em gerações ou dimensões, que formam um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há nenhuma relação hierárquica :
A primeira dimensão é composta por direitos civis e políticos, orientados pelo valor liberdade. Abrange os direitos à expressão, à locomoção e à vida. Surge entre os séculos XII e XIX. O primeiro documento que traz a instituição destes direitos é a Magna Carta de 1215, da Inglaterra, assinada pelo rei João Sem Terra. Liberdade negativa, ou seja, impede a ingerência abusiva do Estado na esfera da autonomia privada. Dever de abstenção do Estado. Traduz a igualdade formal.
A segunda dimensão tem como elementos os direitos econômicos,sociais e culturais; impulsionados pela Revolução Industrial européia. Se funda no valor Igualdade Os principais documentos que representam esta geração são a Constituição de Weimar, da Alemanha e o Tratado de Versales, ambos de 1919. Liberdades positivas, exigem atuação estatal para a consecução do direito. Traduz a igualdade Material
A terceira geração abarca os direitos difusos e coletivos e é formada pelos valores solidariedade e fraternidade. Engloba o direito à paz, a uma qualidade de vida saudável, à proteção ao consumidor e à preservação do meio-ambiente.
Introduzidos pela globalização política, a quarta dimensão é formada pelos direitos à democracia, à informação, ao pluralismo e de normatização do patrimônio genético. Não é unânime a aceitação desta geração de direitos fundamentais. Dentre os que a defendem temos Pedro Lenza, Marcelo Novelino, Erival Oliveira e Norberto Bobbio.
Quinta geração: já existem autores defendendo a existência dos direitos de quinta geração ou dimensão, como Paulo Bonavides. Nas últimas edições de seu livro, afirma que a Paz seria um direito de quinta geração.
Além disso, há autores que defendem os direitos advindos da realidade virtual como de 5ª geração; demonstrando a preocupação do sistema constitucional com a difusão e desenvolvimento da cibernética na atualidade, envolvendo a internacionalização da jurisdição constitucional em virtude do rompimento das fronteiras físicas através da "grande rede".
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF #q=quinta%20gera%C3%A7%C3%A3o%20de%20direitos%20fundamentais
https://www.passeidireto.com/arquivo/10929609/as-5-geracoes-de-direitos-fundamentais
Direito constitucional para os concursos de técnico e analista, Paulo Lépore.
Bons Estudos !!!!!
-
Questão para fuder o candidato que estuda!
-
Não concordo, nos diversos matérias que tenho a quarta geração decorrem da globalização, que na minha opinião é onde se enquadra as novas tecnologias, e o de quinta refere-se a paz.
-
Vanessa Santos, a banca foi clara e pediu "De acordo com Freire e Motta (2010)", então aceita que dói menos, eu também errei kkkk
-
O problema dessa questão é que, ao exigir o conhecimento sobre uma tese de um autor/obra específico (tese não amplamente divulgada), fere o princípio da isomia, uma vez que privilegia os alunos que tiveram acesso à obra do citado autor, em detrimento dos que, assim como eu (e a maioria que fez a questão), desconhece tal autor/obra.
-
Prova de Prefeitura sempre tem um filho de alguém (prefeito, vereador) que é candidato... Fazer uma questão divergente e fundamentar em autor pouco conhecido, pra mim é direcionar o gabarito.
-
De acordo com esse autor? essa foi f@#$%&*...sabia nem que existia, fui logo na quarta geração!! mas paciência. Errou? senta e chora...rsrsrsrs.
-
Questão ridicula. O "impacto das tecnoologias em rede" se refere a quais atos? de quem? se for do Estado oud e multinacionais sobre epssoas físicas, hipossuficientes, seriam limitados por direitos de primeira geração, por exemplo. Daí a banca pega um conceito específico de autores específicos e cobra isso...fazer o que. Faz parte da luta.
-
Como a maioria, tb concordo que seria de quarta geração, mas, em alguns editais, a banca informa a referência bibliográfia.
Não sei se é o caso dessa banca, mas provavelmente ela mencionou esse autor no conteúdo para estudo.
-
Professor Lucrécius Paulus leciona: "a doutrina majoritária entende que há previsão para os chamados direitos de sexta geração, segundo o qual BANCA COMO ESTA DEVE SER ELIMINADA DA FACE DA TERRA."
-
Sabe para que tantas gerações ou dimensões de direitos? São criações doutrinárias, ou melhor, invenções, com o único intuito de vender obras. Em nada acrescenta ou mede conhecimento!!
-
Nossa, essa me fudeu !
-
Boa Walter Cardoso, questão inconstitucional!!! ahahaha
-
4º geração tem algo a respeito de vida, genetica
5º geração te algo a respeito de tecnologia.
vi isso em outra questão e não errei mais
-
É pra lascar mesmo! cada um diz uma coisa! outro autor diz a paz, ae Mota vai e muda tudo kkkkkkkkkkkkk
-
Essa é pra quando a banca quer ferrar com o concurseiro.