SóProvas


ID
1895668
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Barbacena - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Chiavenato (2011), a Administração Científica é o ponto de partida para a administração, sendo o primeiro esforço científico para analisar e padronizar os processos produtivos com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência. Ainda hoje, as organizações seguem os fundamentos dessa abordagem, dentre os quais estão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Princípios da Administração Científica

    Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

    Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

    Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

    Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

    Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

     

    As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:

    Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

    A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

    A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

    A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

    A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;

    A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;

    A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

     

    http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/

  • Galera o princípio da unidade de comando não foi quebrado? Isso não torna a alternativa D a incorreta? Fiquei em dúvida alguém que possa me ajudar?

  • Interação entre grupos é típico da Escola das Relações Humanas, onde não se vê o empregado como um indivíduo, mas sim como parte de um conjunto, de um todo que interaje e socializa. A adminitração científica pouco se importa com lado social das empresas. Visavam apenas a padronização e especialização do trabalho. O objetivo era produzir o máximo consumindo menos através de incentivos materiais (homo ecomomicus) 

  • Matheus Andrade, a unidade de comando ainda existe em pequenas empresas de estrutura linear (piramidal), não foi totalmente extinta.

  • Matheus Andrade, o Princípio da Unidade de Comando ainda existe nas organizações militares. Esse princípio prega que um subordinado deve obedecer a somente um superior.

  • A letra C: a segurança e a estabilidade; são princípios da Teoria clássica, por que foram considerados certos?

  •  A interação social (grupos) foi abordada pela Teoria das Relações Humanas.

  • Questão bem confusa mesmo. Teria que ser anulada.

  • Ao meu ver:

    a) o comando e o controle.

    Continuam até hoje, apenas com outro nome: direção e controle.

    b) a interação entre grupos.

    Continuam até hoje, sendo denominada como estrutura informal da empresa.

    c) a segurança e a estabilidade.

    Essa ao meu ver seria a correta, uma vez que as organizações hoje são orgânicas, não mais se garantindo a segurança e estabilidade em um ambiente dinâmico e instável.

    d) uma única maneira certa de fazer.

    Questionável, mas ainda sim podendo ser considerada certa, por buscar o princípio da Eficiência e Eficácia de Drucker que são buscadas até hoje pelas organizações:
    "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"

    "Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".

  • A INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS RELACIONA-SE COM A ABORDAGEM HUMANÍSTICA, E NÃO TEORIA CIENTÍFICA.

    GABARITO LETRA:B

  • Gab: por ser a mais gritante, mas em minha humilde opinião a questão deveria ser anulada, pois está confusa e mistura conceitos das teorias.

  • A Adm. Científica, com Fayol, realmente pregava a estabilidade do pessoal (por isso não marquei a C) mas não me lembro de abordagens sobre segurança...

    A resposta é B, já que essa escola não se preocupa com ou prevê a existência da organização informal (tema que explora a interação entre os grupos).