SóProvas


ID
189571
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um analista de negócio de uma grande empresa reclama de lentidão em sua estação de trabalho Windows XP (32-bit). O analista de suporte constatou que a máquina possui 1 GB de RAM, e concluiu que, devido ao grande processamento estatístico, será necessário aumentar a memória dessa estação. Dentre as opções abaixo, qual a maior quantidade de memória RAM total, em GB, suportável por essa estação?

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de expansão

    De um modo geral os computadores encontram-se limitados nas quantidades de memória que podem conter. A esse limite chamado capacidade de expansão corresponde o valor máximo de memória que um sistema específico pode conter. Existem limitações quanto ao hardware e ao software.

    No que respeita às limitações de hardware, de equipamento, a quantidade de memória é limitada pelo espaço de endereçamento do processador. Um processador que utilize endereços de 32 bits, por exemplo, só poderá endereçar 2³² (4 294 967 296) palavras de memória. Esta é a razão pela qual os computadores que utilizam processadores 32 bit (x86) são limitados a 4 gigabytes de memória. Enquanto os processadores atuais 64 bit gerenciam até 128 GB de memória RAM e 16 TB de memória virtual. O sistema operacional também deve ser 64 bit para trabalhar com esses valores.

    Um determinado software (como o sistema operativo) pode ter sido desenhado para permitir uma quantidade limitada de memória.

    O limite de capacidade de expansão de memórias RAM também é limitado pela placa-mãe do computador, que provê um certo número de fendas para as cartas de memória, bem como o chipset necessário para acessar a memória principal.76

  • Complementando o comentário anterior, podemos destacar que vários dispositivos em um computador requerem acesso à memória para poderem ser comunicar com o Windows. Isso é conhecido como "Memory-Mapped I/O" ou MMIO. Devido a uma decisão tomada há um bom tempo, durante a elaboração da arquitetura do sistema, para que o espaço de endereçamento do MMIO esteja disponível aos aplicativos, ele precisa estar contido dentro dos 4GB de espaço endereçável, o que é conhecido como "Memory Mapped I/O Reservations".

    Por exemplo, se você tem uma placa de vídeo com 256MB de memória onboard, essa memória precisa estar mapeada dentro dos 4GB disponíveis para endereçamento. Se o computador possui 4GB de memória instalada, parte desse espaço não poderá ser acessado por já ter sido reservado para o mapeamento da memória da placa de vídeo. O Windows não usará a memória RAM para armazenar as texturas e os objetos tridimensionais, ele usará a memória onboard da placa, o MMIO é só a forma que o Windows tem de se comunicar com o hardware. O mapeamento da memória da placa de vídeo e de outros componentes do hardware (placa de captura de TV, portas USB, placas de som…) precedem o mapeamento da memória RAM instalada, sendo assim, tais condições reduzem a quantidade total de memória que fica disponível para o sistema operacional.

    A redução da quantidade de memória disponível depende dos dispositivos instalados, entretanto, para evitar possíveis problemas de incompatibilidade de hardware, as versões de 32-bit do Windows Vista limitam o total de memória disponível em 3.12GB.

    Contudo, se o computador em questão possuir muitos dispositivos instalados a quantidade de memória disponível pode ser reduzida para 3GB ou menos.

  • Em 32 bits, máximo endereçamento = 2^32= 4 GB.

    Já tem 1 GB, logo se pode adicionar 3 GB. Opção (B).