SóProvas


ID
1895926
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às demonstrações contábeis, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Errado, quando o veículo tiver como finalidade a revenda, fazendo parte de sua operação principal, então ele será considerado como Ativo circulante
    Em regra, os veículos são imobilizados do ANC, pois se destinam à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade.

    B) Errado, o lucro líquido é destinado parte para as reservas de lucro, tais como a reserval legal, de contingências e estatutárias, há a destinação para dividendos, por exemplo. então ela não chegará integralmente à conta lucros acumulados.

    C) CERTO: O recebimento da conta “Clientes” e o pagamento da conta “Fornecedores”  são itens que integram o fluxo de caixa operacional, nos termos do Pronunciamento Técnico 03 - DFC.

    D) Errado, o método INdireto parte do lucro líquido, ao passo que o médoto direto são evidenciadas as principais classes de recebimentos e desembolsos brutos das atividades operacionais, sendo apresentados por natureza, como por exemplo: recebimentos de clientes e pagamentos de fornecedores

    E) A depreciação NÃO AFETA o saldo final do fluxo de caixa pelo método direto, isso proque depreciação é item do fluxo de investimento, o método direto ou indireto só é aplicado no fluxo operacional, desse modo, não afetará o seu resultado.

    bons estudos

  • Vamos analisar as alternativas!

    a) Incorreta. A conta “veículos” normalmente é classificada no Ativo Não Circulante. No entanto, nem sempre isso ocorre. No caso de concessionárias de veículos, por exemplo, os veículos são considerados como estoques, e serão classificados no Ativo Circulante.

    b) Incorreta. Nem todo o Lucro Líquido é transferido para a conta “lucros acumulados”. Parte do lucro será destinada às reservas de lucros e dividendos. Aliás, após a Lei 11.638/07 a conta “Lucros Acumulados” foi extinta do Patrimônio Líquido das Sociedades Anônimas, salvo em caráter transitório. Os lucros devem ser totalmente destinados até o encerramento do Balanço Patrimonial.

    c) Correta. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade, tais como recebimentos de caixa pela venda de mercadorias (à vista ou da conta “Clientes” por vendas passadas realizados a prazo), bem como o pagamento de caixa a fornecedores.

    d) Incorreta. É o método indireto que parte do lucro líquido do exercício sendo ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa.

    e) Incorreta. Realmente as despesas com depreciação afetam o saldo do balanço patrimonial, pois a conda Depreciação Acumulada sofrerá variação. Também afetará a Demonstração do Resultado do Exercício, pois se trata de despesa administrativa. No entanto, a depreciação não afetará a DFC pelo método direto e sim pelo método indireto, já que a despesas de depreciação será ajustada (somada) ao lucro líquido do exercício por não se tratar de despesa que resulta em efetivo desembolso de caixa e equivalentes de caixa.