-
Gabarito Letra C
Resolução 750 CFC
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação
bons estudos
-
Renato, o princípio da Oportunidade foi revogado? Não achei nada sobre ele no CPC 00.
-
GABARITO C
O princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e a integridade do registro patrimonial e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com extensão correta, independentemente, das causas que as originaram.
A relevância entre a confiabilidade e oportunidade da informação contábil é a base para aplicação do princípio da oportunidade.
A relevância está relacionada ao princípio da oportunidade, mas condiciona a confiabilidade da informação que será divulgada.
Obs.: como resultado desse princípio, desde que tecnicamente estimável, o registo das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.
-
Bem bizurado.
Princípio da entidade
reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial
Princípio da continuidade
pressupões que a entidade continuará em operação no futuro ( mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio)
Princípio do registro pelo valor original
determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressas em moeda nacional.
Princípio da competência
determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento .
Princípio da prudência
determina a adoção do menor valor para os componentes doa tivo e do maior para o passivo.