-
Não entendi por que a assertiva fora considerada incorreta: A visão organizacional por processos rompe os antigos departamentos funcionais em busca de maior coordenação de esforços e está baseada num conjunto de atividades inter-relacionadas e sequenciais, focadas no cliente e na geração de valor em produtos e serviços. Nessa visão, cada área departamental é apenas parte do resultado, e para que o resultado seja considerado bom todos os departamentos devem ser bons. O trabalho em equipe é valorizado e a cooperação estimulada, assim como a inovação e a flexibilidade, como forma de ajustar seus processos às mudanças no ambiente e às necessidades dos clientes.
Segundo Mozar Ramos (2011) “a orientação por processos possibilita que a organização seja vista, não como um conjunto de departamentos estanques, mas sim como um fluxo contínuo de atividades encadeadas que começam e terminam no cliente”.
-
Acredito q a melhoria de processo seja detectada ap partir de falhas,nao de oportunidades
-
Tentei resolver baseada no ciclo da gestão de processos (PDIMO). PLANEJAMENTO, onde é feito o diagnóstico de problemas, busca-se metas, modelos e ferramentas; DESENHO, que é feito a partir de uma análise do funcionamento como um todo na organização (I-multidisciplinar), e passa pro papel geralmente pelo fluxograma; IMPLEMENTAÇÃO, que é a execução do processo; MONITORAMENTO, em que se faz o acompanhamento e uso de indicadores para ver resultados e por fim OTIMIZAÇÃO na qual analisa e ajusta baseada na situação atual e não apenas na fase de mapeamento (II). Quanto à afirmativa III é um tanto óbvio que os usuários devam se conscientizar de como é executado o sistema, pois na implementação é onde tudo é posto em prática, podendo levar à utilização de novos softwares por exemplo.
-
"Baseando-se nas oportunidades detectadas" do item II está errado, pois no meu entendimento a melhoria de processos é contínua e não somente em oportunidades.
-
alguém pode comentar sobre essa questão?
-
A assertiva II está errada porque:
A melhoria do processo pode ocorrer “isoladamente” de um estudo de melhoria dos processos. Ou seja, a melhoria do processo não depende,necessariamente, do mapeamento.
-
MAPEAMENTO DE PROCESSOS: Para que possamos melhorar um processo necessitamos antes conhecê-lo. Precisamos analisar o processo, de forma a entender o fluxo de trabalho envolvido, quais são os setores e pessoas envolvidas e as decisões que devem ser tomadas durante o processo. Portanto trata-se de algo complexo que exige realmente um reflexão multidisciplinar.
MELHORIA DOS PROCESSOS: Ao analisarmos os resultados de um processo, temos de avaliar os dados da média e do desvio padrão, pois isso nos fornece um diagnostico de como estão os resultados médios e qual é a precisão do processo (ou qual sua regularidade). A moderna gestão da qualidade em processos é focada exatamente na redução da variabilidade dos processos de trabalho. Dentre os programas mais conhecidos podemos citar o Sx Sigma.
Com certeza o sucesso na implementação de melhorias depende da conscientização dos usuários envolvidos no processo.
RODRIGO RENNÓ - ADM. GERAL PARA CONCURSOS
-
Aos não assinantes,
GABARITO: D
-
O Item II está errado, pois as oportunidades são detectadas previamente a etapa da melhoria do processo e não após ter sido mapeado e/ou implementado.
-
Os itens II e III são contraditórias, só isso já ajudou a matar a questão...
Pois a melhoria pode ser antes (mapeamento), durante (usuários - item III) e depois (ação corretiva)...entendi mais ou menos desta forma...traduzindo: o processo pode ser melhorado não só na etapa de mapeamento.
-
afirmar que o mapeamento do processo é um trabalho complexo é forçar, pois você pode utilizar a técnica, por exemplo, de observação direta, que demandaria no máximo uma questão de tempo e não de complexidade. Assim como outras técnicas, como: questionário; workshop, fluxograma...
-
26_05_2019 errei
Gab D
-
II. A etapa de melhoria do processo será desenvolvida baseando-se nas oportunidades detectadas quando da análise do processo.
-
As oportunidades da etapa de melhoria do processo são detectadas previamente à etapa da melhoria do processo e não após ter sido mapeado e/ou implementado. A questão aborda sobre Business Process Improvement (BPI), em outras palavras, sobre melhoria dos processos. Aplica-se a melhoria de acordo com as seguintes fases: identificação (levantamento de processos), priorização (sistema que prioriza processo mais crítico ao processo menos crítico, preparação (questionamentos sobre o trabalho de processos), redesenho (etapas do processo e o fluxo de trabalho) e implementação (treinamentos e suportes necessários).