SóProvas


ID
1896217
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Itupeva - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

                                         DENGUE E VISTORIA


      As equipes de combate ao Aedes aegypti já vistoriaram 18,6 milhões de imóveis em todo país. O balanço é do segundo ciclo de campanha de caça ao mosquito, iniciado este mês. Mas nem todo mundo atendeu ao chamado dos agentes de saúde: muitos imóveis visitados estavam fechados ou os moradores não abriram suas portas. Até agora, a vistoria só aconteceu de fato em 33,4% do total de 67 milhões de residências que deveriam ser monitoradas.

      Nesse segundo ciclo de visitas, os agentes já visitaram 22,4 milhões de imóveis. Desses, 3,8 milhões não foram vistoriados, de acordo com informações do Ministério da Saúde. A abrangência das visitas também foi divulgada. Dos 5.570 municípios brasileiros, 4.438 já registraram as visitas no Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR), segundo o novo balanço, concluído no dia 24. Os agentes de saúde encontraram focos de larvas de Aedes aegypti em 3,2% dos locais visitados.

“Até agora a vistoria só aconteceu de fato em 33,4% do total”; o termo “agora”:

Alternativas
Comentários
  • na minha humilde opinião a resposta mais correta seria a letra B

  • Também marquei a letra B. A alternativa A dá muitas brechas.

  • tbm marqueri b. kkkkkk  errei

     

  • Chamamos de dêiticos os elementos linguísticos que fazem referência ao falante, àsituação de produção de um dado enunciado ou mesmo ao momento em que o enunciado é produzido. Em geral, funcionam como dêiticos os pronomes pessoais e demonstrativos, bem como os advérbios de lugar e de tempo, elementos que evidentemente se encarregam de "embrear" o enunciado, situando-o no contexto espaço-temporal em que se realiza.

     

    Trata-se, pois, da utilização de palavras apontando para a situação em que o discurso é materializado. Por isso, é indispensável que haja o conhecimento partilhado dessa situação de produção para que os elementos dêiticos façam sentido na interação comunicativa.

     

    Dependendo da localização do referente, um elemento linguístico pode ser classificado como dêitico ou como anafórico. Se o referente se localizar no texto, então o elemento que é usado para referir-se a ele é uma anáfora. Neste caso, ocorre uma remissão a um referente anteriormente citado e, por isso, passível de ser reconhecido pelo interlocutor.  Mas, estando o referente na situação comunicativa imediata, então o elemento linguístico de que se vale para apontá-lo é um dêitico. 

    ---------------------

    Dêitica

    A função dêitica, às vezes chamada de díctica, é aquela que faz a referência exofórica, sendo responsável por localizar algo no tempo ou no espaço. 

    Ora, prestem atenção na seguinte frase: Aqui está muito frio.
    Onde eu estou? 
    Bom leitor, a sua resposta deverá ser: “Não sei! Só sei que estava frio no lugar em que você escreveu o texto”
    Exatamente, até porque, no momento que vocês estão lendo o texto, eu não estou mais “aqui”.
    Acabamos de ver um exemplo de referência espacial, ou seja, uma palavra (no caso, o advérbio “aqui”) que traz uma ideia de fora para este texto.

     

  • Não vou entrar nem no mérito de qual é a certa, mas, na minha opinião, a letra A não pode ser.

    Se ela fosse a correta, significaria que ao ler esse mesmo texto daqui a 5 meses, a vistoria permaneceria realizada em 33,4% do total, o que não é verdade, pois esse percentual seria maior.

    Vamos na fé.

  • então se eu pegar um texto d 20 anos, e perguntarem exatamente a mesma coisa, sobre uma pesquisa, o "agora", vai ser referente a hoje que estou lendo? rsrs que viagem da banca.

  • cara, insano, fiz uma questão identica a essa, e o gabarito  era no momento em qual o texto foi produzido, ou seja, se eu ler esse texto daqui a um ano apenas 33,4% continuará o mesmo?

    recurso.

  • Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo.

    O que transita no tempo sem necessariamente pertencer ao passado, futuro ou presente.

  • "se refere ao momento da leitura do texto."

     

    Se eu ler daqui uns 40 anos então ainda vão estar nos 33,4%? 

  • vamos indicar para um comentário do professor pessoal...

  • Indicada para comentário. Se o trecho foi extraído de um jornal ou revista até concordaria com o gabarito. Mas, sem fonte, a alternativa indicada como correta é duvidosa. Aguardo a resposta do professor.

  • Fui diretamente na letra D, achei que era a mais correta, e errei. Mas até AGORA, não vi lógia na acertativa A.

  • Eu marquei letra d! Gostaria que o professor comentasse.

  • Discordo absolutamente. A resposta deveria ser, de fato, letra B, como mencionado pelos colegas acima. Se resolvermos esta questão daqui 30 anos, a reportagem sobre a Dengue vai ser atual? Jamais!

  • Só digo uma coisa pra essa questão: Aí dentro-vos!

  • Também discordo do gabarito. Marquei a alternativa "B", sabendo que possivelmente a "D" também pode estar correta.

    Uma pena essa banca fazer a prova da Câmara de Nova Iguaçu, espero não ter fraudes também.

  • a) se refere ao momento da leitura do texto.

    Não poderia ser outra alternativa, pois não há informações da data da publicação do jornal ou das vistorias (não sabemos quando o combate ocorreu). Além do mais o texto não faz menção de previsão de novas vistorias e quando elas irão ocorrer. Lemos o texto e só neste momento é que passamos a ter estás informações. Portanto, a referência para cronologia de tempo é o próprio leitor.

     

  • Assim como a maioria dos colegas também discordo do gabarito. Indiquei a questão para comentário.

    Marquei a letra D, mas e B tamém parece correta.

     1- Acredito que depois que o jornal recebeu a informação e publicou a notícia a vistoria continuou a acontecer, pois no segundo paragrafo  o texto informa que houve um segundo ciclo de visitas. Então não podemos afirmas que no momento da leitura do texto ( agora) só foram vistoriados 33,4% do total. 

    2 - Digamos que o jornal recebeu a informação em janeiro e puplicou a nóticia, uma pessoa lê a informação dois meses depois (em março)  , fica claro perceber que a informação não se refere ao momento da leitura (em março) do texto e sim algo que foi puplicado no passado .

  • Não há possibilidade de ser a letra "D", pois não existe um suposto referente ao jornal. O texto pode ser uma nota ou propaganda educativa do governo.

  • Segundo o comentário do professor no QC está de fato errado o gabarito, seria a B, conforme os argumentos demonstrados por vocês! 

    Eles não alteraram aqui ainda porque a prova foi cancelada em detrimento de algumas irregularidades no concurso, e será refeita!

  • questão típica do Dr. Cuca Beludo!

  • Gabarito correto letra B.

    Gabarito Preliminar divulgado pela banca está incorreto!

    Expressões: "este mês", "até agora" - São consideradas Dêitico temporais, elementos que se prendem a quando o texto foi produzido.

     

     

  •  O companheiro Arenildo não consegue nem falar Aedes aegypti aí fica difícil QC.