SóProvas


ID
1897441
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino-americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa pluralidade pode ser percebida nas diferentes formas com que os habitantes deste grande país organizaram sua vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos, etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social.

     

    No entanto, apesar de toda essa diversidade, existe uma série de desigualdades socioeconômicas entre essas populações. Segundo dados do IBGE, a população afrodescendente tem uma renda inferior à da população branca, de descendentes de europeus e também da população asiática. Mesmo constando como crime na Constituição Federal do Brasil de 1988, a sociedade brasileira continua, em seu cotidiano, marcada por ações racistas e discriminatórias.

     

    Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais que fazem com que existam populações “superiores” a outras.

     

    Cabe à escola reconhecer e enfrentar a situação de exclusão e insucesso escolar nas crianças e adolescentes que sofrem preconceitos e discriminações. É preciso valorizar e respeitar as diferentes raças e etnias, desenvolvendo propostas alternativas e utilizando materiais didáticos e paradidáticos que contemplem a pluralidade racial e étnica de nosso país.

     

    As discriminações praticadas com base nas diferenças ficam ocultas sob o manto de uma igualdade que não se efetiva. O acobertamento de práticas discriminatórias, sobretudo contra negros e indígenas, empurrou para uma zona de sombra as experiências de sofrimento e exclusão de milhões de indivíduos na sociedade brasileira. Quando a sociedade, os meios de comunicação e mesmo a escola defendem a ideia de que temos uma cultura uniforme, em lugar de reconhecer, pesquisar e valorizar a enorme variedade cultural brasileira, favorecem, na verdade, a reprodução do preconceito e da discriminação.

     

    Fonte: http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/sociais-aplicadas/pedagogia/bullying-na-escola/

  • o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história.