SóProvas


ID
1897498
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Determinado especialista foi convidado a redigir o editorial do jornal impresso que será publicado no dia seguinte. Levando em consideração o fato de ele não ser afeito à rotina das redações, algumas instruções foram dadas sobre as especificidades daquele texto jornalístico. Dentre as orientações do editor sobre os editoriais, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • Atenção: natural é que você eliminado as expressões pessoalizadoras do discurso para criar um texto não dissertativo. Entretanto, observe que um texto continua com natureza dissertativa, pois continua revelando a opinião do enunciador. Noutras palavras: o discurso impessoal não impede opinião do autor.

     

    http://www.academiadalinguaportuguesa.com.br/blog/item/9-voce-precisa-saber-texto-pessoal-x-texto-impessoal-discurso-pessoal-x-discurso-impessoal

  • O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. É comum se ter uma seção chamada Editorial na mídia impressa. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado. Como o editorial não é assinado, não há pé biográfico, que se refere às informações sobre o autor quando ele não faz parte do jornal.

     

  • letra e

    editorial : gênero opinativo; impessoalidade; texto argumentativo; sem pé biográfico

  • Pé biográfico: Jargão que designa a parte final de um texto em que são fornecidas informações sobre o autor ou articulista, quando este não pertence à equipe do jornal. É separado do texto propriamente dito por fio (linha), sob bigode, no final dos textos. Traz o nome do autor em letras maiúsculas e negrito, seguido (em claro e letras minúsculas) de idade e profissão, função ou cargo.