SóProvas



Questões de Texto


ID
49105
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da técnica e da linguagem jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A pauta é o elenco de temas ou assuntos a serem observados pelo jornalista. A angulagem é a indicação da maneira por meio da qual os acontecimentos devem ser observados e relatados pelo jornalista.

( ) O uso de copidesque é um recurso editorial para a unificação da linguagem utilizada e para correção dos eventuais deslizes gramaticais. Também serve como recurso para controle editorial.

( ) No universo opinativo de um veículo impresso, um Cartoon é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Trata-se de uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista, que pode se apresentar somente por meio de imagens quando combinando imagens e texto.

Alternativas
Comentários
  • Bem.

    Vamos aos erros:

    1 - A primeira parte está correta; contudo, a angulagem não foi conceituada da forma correta.

    Angulagem: perspectiva espacial ou temporal que dá sentido á opinião, ou seja, é a contextualização do fato/acontecimento no tempo e no espaço: quando e onde.

    3 - O uso de "somente" restringiu o uso do Cartoon e isso invalidou o item.

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos para o STN.
  • Que lixo de prova! Só maldade. Testar conhecimento nada! 


ID
49417
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas sobre o texto publicitário escrito e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). A seguir, marque a opção correta.

( ) O texto publicitário escrito, embora tenha como referência a gramática, não se prende ao nível culto da língua.
( ) De acordo com o CONAR - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, a publicidade não se faz somente com fatos e idéias, mas também com palavras e imagens; logo as liberdades semânticas são fundamentais.
( ) O texto publicitário se caracteriza pela ordem direta. Isto facilita a contextualização, as referências, a estrutura e a construção estética.
( ) O texto publicitário é deliberativo e é natural que prevaleça a função emotiva da linguagem, centrada no interlocutor.
( ) No texto publicitário, as figuras de linguagem são usadas para delimitar a expressividade da mensagem

Alternativas
Comentários
  • O erro do quarto item está em "função emotiva"; trata-se da função conativa.

  • O TEXTO PUBLICITÁRIO PODE SER IMPERATIVO, JAMAIS DELIBERATIVO. ELE NÃO DECIDE NADA, TALVEZ, IMPONHA, MAS A ADESÃO NÃO É OBRIGATÓRIA.


ID
72628
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"O mundo gira e a Lusitânia roda." "Lula-lá." "O mundo é dos nets."

Os recursos linguísticos usados nos slogans acima são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    * Métrica: É denominada métrica a medida do verso de uma poesia.
    Ironia:  consiste em atribuir às palavras um significado diferente daquele que na realidade têm, sugerindo, em geral, o contrário do que quer, de fato, dizer.
    Paralelismo: Paralelismo é o nome que damos à organização de ideias e expressões de estrutura idêntica. Temos dois tipos de paralelismo: o sintático, relacionado aos termos de mesma estrutura sintática dentro de uma frase; o semântico, relacionado às ideias semelhantes dentro de uma frase. "O mundo gira e a Lusitânia roda."
    * Coloquialidade: A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação.
    * Duplo sentido: É quando uma frase, uma imagem ou palavra permite que o receptor atribua mais de um significado.
    Ressonância: Ato ou efeito de ressonar, de repercutir.  "Lula-lá."
    * Neologismo: Utilização de novas palavras, compostas a partir de outras que já existem (num mesmo idioma ou não). Ação de atribuir novos significados (ou sentidos) a palavras que já existem na língua. "O mundo é dos nets."

  • o mundo gira e a lusitânia roda, paralelismo, ideias semelhantes

  • Boa tarde! 
    A resposta certa é letra "e". 

    - "O mundo gira e a Lusitânia roda."

    Paralelismo - semelhança, correspondência entre duas coisas ou entre ideias e opiniões.

    - "Lula-lá."

    Ressonância - buscando mais na internet e em alguns livros me pareceu um recurso parecido com a aliteração.  Indica a repetição de fonemas (consoantes) idênticos ou semelhantes no início de palavras de uma frase ou de versos de uma poesia. Outro exemplo: "O rato roeu a roupa do rei de Roma."

    - "O mundo é dos nets." 

    Se procurarmos no dicionário a palavra "nets" não existirá porque foi um termo inspirado e criado a partir da empresa NET,  empresa de telecomunicações brasileira que oferece serviços como televisão por assinatura, internet e telefonia. Em resumo, neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. É uma nova palavra criada na língua, e geralmente surge quando o indivíduo quer se expressar, mas não encontra a palavra ideal. Os “neologismos” como costumam ser chamadas estas palavras ou expressões, podem surgir de um comportamento espontâneo, das relações entre as pessoas na linguagem natural ou artificial.

    * Exemplo de linguagem natural: conversação espontânea do dia a dia.

    * Exemplo de linguagem artificial: bate-papo eletrônico (chat) via internet.

    http://www.infoescola.com/linguistica/neologismo/

    Livro "Gramática para Concursos" - Marcelo Rosenthal

    Bons estudos e boa sorte!




ID
72661
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"Lula lê lauda lamentando". O editor de uma publicação conservadora não aceitaria um título construído dessa forma porque as redações condenam

Alternativas
Comentários
  • Mas porque ela é aliteração?

  • Aliteração

    consiste no uso deliberativo de vocábulos em que se repete algum som, com o objetivo de aumentar o efeito expressivo da composição, imprimindo-lhe ritmo

    + -ex:

    acho que a chuva ajuda a gente a se ver fulge um fino fulgor na fina face viola violeta violenta violada
    óbvia vertigem
  • Correto: C

    a) Metáfora - é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo. Ex. "Amor é fogo que arde sem se ver" (Luís de Camões)

    b) Hipérbato (do grego hyperbaton, que ultrapassa) - também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.

    c) Aliteração - é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A aliteração é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas.

    d) Anacoluto (ou frase quebrada) - Quebra da estrutura sintática da frase pela inserção de um termo solto ou pela mudança abrupta de uma determinada construção sintática. É uma figura de linguagem que, segundo a retórica clássica, consiste numa irregularidade gramatical na estrutura de uma frase, como se começássemos uma frase e houvesse uma mudança de rumo no pensamento - por exemplo, através do desrespeito das regras de concordância verbal ou da sintaxe. Muito frequente na oralidade, onde poderá ser apenas considerado como um erro de construção frásica, num texto escrito dá a sensação de espontaneidade.

    e) anáfora - é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos.

    Bom estudo :)
  • Exemplo de aliteração, repetição dos sons das consoantes.

    Vozes veladas, veludosas vozes,

    Volúpias dos violões, vozes veladas,
    Vagam nos velhos vórtices velozes
    Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”, Cruz e Souza,Violões que choram

  • exemplo de anáfora: 


    Leia estes versos de Manuel Bandeira:

    “Vi uma estrela tão alta,
    Vi uma estrela tão fria!
    Vi uma estrela luzindo
    Na minha vida vazia”.


  • Aliteração. Veja a quantidade de sílabas com l, repetindo a sonoridade da letra l: lu - la - le - lau - la

  • c) a aliteração.

     

     

    Aliteração - é a repetição de consoantes ou de  silabas, com o objetivo de dar destaque a um determinado som ou de imprimir ritmo à frase.

    Exemplos: 

     

    Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

     

    Lula lê lauda lamentando.

     


ID
72676
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No dia 16 de julho deste ano (2009) o jornal Zero Hora publicava uma matéria, assinada por Montserrat Martins, com o título "Da Paz aos pontapés". O período que abre a matéria é o seguinte: Nelson Rodrigues dizia que o brasileiro tem "complexo de vira-lata", quer dizer, se acha menos que outros povos, em sua identidade cultural, ao contrário dos argentinos, por exemplo. Basta ver uma variedade de emails que circulam por aí esculhambando... a nós mesmos. Uma notícia surpreendente, nesse ponto de vista, é a possibilidade de indicação do presidente do país para o Nobel da Paz

Pelas características de redação, trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração. Entre leigos, é comum confundir artigo com matéria e tratar ambos os termos como sinônimos, o que é um erro. Tampouco é sinônimo de coluna, que se caracteriza por ser um espaço permanente reservado para textos do mesmo autor. Articulistas, em geral, não são jornalistas.

    Os artigos contêm comentários, análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor. Há artigos tanto na mídia impressa (jornais, revistas) quanto em rádio e televisão (nesse caso, são lidos no ar pelo articulista).

  • Vejo vários itens corretos...


ID
95833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito a) grupos e classes sociais e a partidos políticos.

    Acho que o raciocínio é que ocupou o lugar de quem perdeu o lugar. Os partidos políticos e casas legislativas vêm perdendo espaço com a crise de legitimidade de que sofrem.


ID
95845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista

Alternativas
Comentários
  • Pensei que a resposta fosse letra D, mas ao buscar a definição para jornalista multmídia vi que é aquele profissional que atua em várias plataformas, não em veículos diferentes, ou seja, é aquele que escreve para um jornal/ revista e ao mesmo tempo tira foto, filma, edita e coloca na rede.
  • Hipermídia é a junção dos recursos de hipertexto com multimídia, ou seja, imagens, sons e vídeos. Enquanto isso, jornalista multimídia é aquele que domina técnica de produção de textos e reportagens para impressos, tv, vídeos e etc. Hipermídia, portanto, é característica da junção de mídias e não da figura do jornalista. 

  • d-

    Hipermidia é principalmente representado em Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), os quais podem ser divididos entre sistemas adaptáveis e adaptativos, de acordo com modelo de usuário (MU). Os adaptáveis definem explicitamente preferências ou perfil, com formulário. Essas informações ficam no modelo do usuário e este modifica comum pedido explícito. Sistemas adaptativos atualiza por observação da navegação do usuário no hiperespaço.


ID
95851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O uso do gerúndio é desaconselhável em texto jornalístico porque essa forma verbal pode prejudicar o texto em sua

Alternativas
Comentários
  • O uso de gerúndios dificulta a compreensão e a precisão do caráter temporal no texto jornalístico. Por exemplo, se digo "As manifestações estão sendo violentas", não especifico a que exato momento do tempo me referi, resultando em imprecisão. 

ID
95854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diversas características diferenciam o texto publicitário do texto jornalístico, entre elas:

Alternativas

ID
96037
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Justiça de São Paulo determinou que a SPTrans não poderá mais exigir exames para conceder a isenção de tarifa a deficientes físicos e mentais. Agora a empresa somente pode exigir os requisitos especificados na lei municipal onze mil duzentos e cinquenta barra noventa e dois. A liminar foi obtida por ação da Defensoria Pública do Estado que atendeu pedido de representantes dos deficientes.


(Adaptado de matéria da Folha Online - 03/12/2009)

O número da lei municipal foi escrito por extenso para

Alternativas
Comentários
  • Na técnia de redação  de Rádio jornalismo, os números cardinais até nove, incluindo o zero, devem ser gravados por extenso. Os demais,  em arábicos. No entanto, use por extenso onze (11), vinte e dois (22),  trezentos e trinta e três (333), cem (100), mil (1000), um milhão (1.000.000), um bilhão (1.000.000.000). Além disso, qualquer número que inicie  período deve ser grafado por extenso para facilitar a leitura.
    Ainda sempre que número for do tipo que varia em gênero e o substantivo estiver no feminino, ele deverá ser grafado por extenso.

ID
96082
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Cadeia continua lotada mesmo com remoção de 31 detentas

Apesar da remoção de 14 mulheres ontem e de mais 17 previstas para hoje, a cadeia feminina de Votorantim continuará superlotada. Ontem ela amanheceu com 147 detentas, número que nesta sexta-feira deve baixar para 116, caso não haja novas prisões nesta data. Ocorre que a população carcerária no local é 2,4 vezes maior que a capacidade da unidade, de 48 pessoas.
(Jornal Cruzeiro do Sul Online - 4/12/2009)
O título e o lead dessa matéria apresentam um vício condenado por boa parte dos editores. Eles são textos

Alternativas
Comentários
  • Encampação: ocorre quando o jornal passa ao leitor como suas opiniões ou conceitos expressos por outras pessoas.

    Principais casos em que a notícia ou o título encampa uma opinião ou conceito alheio:

    1 - Quando alguém faz uma declaração reproduzida no título sem a indicação do nome do autor: Dados da reserva cambial brasileira estão corretos / O Brasil exportará mais este ano / Lucro já não atrai tanto as empresas / Plano vai repor as perdas salariais / A Terra é um organismo vivo / São Paulo precisa parar de crescer.

    2 - Quando se admite como verdadeira, no título, uma alegação ou justificativa de alguém: Chanceler não sabia da ação americana. / O jogador que se perdeu na madrugada. / Treinador inglês só quer aprender.

    3 - Se o título confirma uma acusação, pode eventualmente deixar de mencionar o autor da afirmação, desde que se trate de fonte oficial (como no exemplo abaixo, em que a própria Casa Branca admitiu o fato): Reagan agiu para ajudar os contras.

    4 - Ha denúncias que freqüentemente encerram considerações. Deixe muito claro, se possível com o uso de aspas, que não se trata de conceitos emitidos pelo jornal. Veja o exemplo: O senador catarinense considera um absurdo esses cargos estarem nas mãos de parentes do presidente do instituto, muitos incapacitados para exercer as funções. A frase muitos incapacitados... deveria estar entre aspas ou acompanhada de uma ressalva, como muitos dos quais o parlamentar considera incapacitados para... Caso contrário, poderá parecer que o comentário é do jornal.

    5 - No noticiário policial, nunca chame de criminoso, estuprador, assaltante, etc., quem não tenha confessado o crime ou sido preso em flagrante. Veja um exemplo incorreto: Morto com 30 tiros por tentar violentar menino. Leia, porém, o que dizia a notícia: Moradores do bairro tal mataram a tiros o feirante X, acusado de ter violentado... E um correto: Suspeito de violência contra menino é linchado.

    6 - Se uma empresa, entidade ou órgão não estiver comprovadamente envolvido num ato criminoso, jamais a identifique com a ação que seus empregados ou funcionários tiverem praticado, com generalizações como a gangue do ICP, a quadrilha da Acme, etc.

    em http://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/encampacao.shtm


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
97525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Num comunicado empresarial ou numa informação de caráter geral, qual a expressão correta a ser usada, quando se quer remeter o leitor, ouvinte ou espectador a um detalhamento da notícia?

Alternativas

ID
97564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale, dentre as opções abaixo, aquela em que todos os termos citados deveriam ser escritos com grifo.

Alternativas
Comentários
  • Grifo (itálico)

    • Usa-se palavra ou expressão em itálico nos casos de apelidos (Meio-quilo, Zé do Beco, Dossiê Tabajara), estrangeirismos (show-woman, halloween, bar-mitzva), neologismos (apenas quando recém-nascidos), gírias (aloprados).
    • Acessar, deletar, disponibilizar, shopping center e outros termos já incorporados ao vocabulário são grafados sem destaque.
    • Nomes de jornal, títulos de livros, filmes, programas vão em itálico: Jornal do Brasil, Cidadão Kane, Imprensa e Poder, Sessão da Tarde, Domingão do Faustão).
    • Designações científicas, idem: bananeira – erva da família das musáceas (Musa paradisiaca).
  • Macunaíma enquadra-se em qual caso?

  • Você só pode estar brincando em não saber o que é Macunaíma....

  • Só quero entender por que não pode ser a letra  d ...

    Miichael. Jackson - nome cantor 

    Ligadão - gíria

    Aedes - nome do mosquito vetor 


ID
97582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A mensagem dos anúncios publicitários direciona-se para o mundo dos sonhos, no qual a realização do consumo não só é possível, mas também desejável. Seu objetivo é conseguir persuadir o público-alvo a realizar seus desejos através do produto ou serviço em questão. Para se atingir tal feito, algumas ferramentas lingüísticas são largamente utilizadas. Um recurso que NÃO é utilizado nesse processo é o uso da(do)

Alternativas
Comentários
  • Na verdadde, ocorre o uso das linguagem injuntiva e da função CONATIVA. Na verdade, O texto injuntivo usa a função contativa da linguagem. Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), a fazer ou a não fazer algo, seja ordenando ou pedindo gentilmente.
     

    Função apelativa ou conativa
    A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo. Exemplo:"Fique antenado com seu tempo..."; "Compre já, e ganhe dicas surpreendentes!"
     

    Já na função fática o canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cacoetes de linguagem como alô, né?, certo?, ahã, dentre outros, são um exemplo bem comum para se evidenciar contato entre emissor e receptor.
     

  • A bem da verdade, acertei meio por eliminação das alternativas, porque nunca ouvi falar desta tal "linguagem injuntiva", que acho que não existe. Daí, tasquei-lhe a alternativa A e me dei bem.....
  • Apenas o recurso linguagem injuntiva não é usado em publicidade. Apesar de usar as funções conativa e fática, é um texto com caráter um tanto quanto normativo e educativo. Visa convencer o receptor a OBEDECER uma orientação.

    Os demais recursos:

    1- Função fática: focada no canal, estabelece um contato com o receptor para verificar o funcionamento do canal. Em publicidade transmite ao receptor a sensação de proximidade, intimidade com o emissor. Ex: "Ei, você", "Oi".

    2-  Função conativa : focada no receptor, visa convencê-lo, influenciá-lo a algo através de ordem, sugestão, apelo. Ex: "Não fique aí parado, garanta já o seu."

    3-  Unidade textual : o texto publicitário deve tratar de um único assunto, conter uma única proposição de venda (USP: "Unique Selling Proposition"). Sua variedade deve ser utilizada dentro da unidade do tema central.

    4-  Técnica do circuito fechado : o tema principal é dado no título e deve também ser usado no encerramento do texto. A técnica é usada para evitar o questionamento e levar o leitor a decisões definitivas.

    5-  Metalinguagem:  focada no código, a mensagem utiliza outra mensagem como seu objeto, é explicar um código através do próprio código. Ex: um poema que explica como se faz um poema.

    6-  Discurso deliberativo : tem como objetivo aconselhar o público a julgar favoravelmente o objeto anunciado, resultando na ação futura do receptor.
     
    7-  Metáfora:  substituição de um termo por outro por uma relação de semelhança. Usada no texto publicitário para aproximar o discurso do universo semântico do receptor, causando reações positivas e proporcionando familiaridade.

    8-  Apelo à autoridade : uso de especialistas para confirmar, validar o que se afirma. Fortalece o discurso.

    9-  Eufemismo:  emprego de termos mais agradáveis para suavizar uma expressão, visa reduzir a tensão. Ex: "Partiu dessa pra melhor" em vez de "morrer".

    * Referências:
    Redação publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. - Carrascoza.
    Publicidade. A linguagem da sedução. - Nelly de Carvalho.
  • Claro que publicidade tem linguagem injuntiva. E fática também.


ID
114571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado
ao telejornalismo.

A precisão é o uso de palavras adequadas ao que se quer informar e que não tenham duplo sentido.

Alternativas

ID
114574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado
ao telejornalismo.

A concisão recomenda que as frases tenham toda a informação com as palavras necessárias, sem exageros.

Alternativas
Comentários
  • Característica ou atributo daquilo ou de quem é conciso; qualidade de quem fala ou escreve com clareza e de modo breve; brevidade, precisão: a concisão caracteriza um bom texto.


ID
114577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às qualidades do texto voltado
ao telejornalismo.

O texto televisivo não precisa ter começo, meio e fim.

Alternativas
Comentários
  • O texto para TV tem que ser REDONDO, ou seja, tem que "contar uma história" com início, meio e fim.Além disso ele precisa ser conciso e objetivo.
  • Mesmo tendo uma estrutura diferente de uma narrativa qualquer por seguir o padrão da pirâmide invertida, o texto de TV deve ter começo, meio e fim.

  • A questão usa o livro O texto na TV, de Íris Paternostro como referência. "O texto objetivo é coerente, lógico, não mistura ideias; ao contrário: as desenvolve em sequência e com harmonia. É de um texto “redondo” que precisamos no telejornalismo, um texto com começo, meio e fim". (PATERNOSTRO, p. 101)


ID
114580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à titulação das matérias jornalísticas, julgue os itens que
se seguem.

É importante usar verbos nos títulos, porque estes ganham impacto e expressividade.

Alternativas
Comentários
  • oi?

  • Fica estranho um título escrito apenas como "Cirque du Soleil no Brasil", sem qualquer verbo. Não fica muito impactante e só não é menos por conta do circo ser muito famoso. 

  • Certo

    Num texto jornalístico, a notícia é relato de ação (geralmente) e verbos são palavras importantes para manchetes: bandidos roubam banco; homem mata a sogra de rir; Klaus passa num concurso. Todos esses verbos dão atualidade e ação ao texto.

  • Ao contrário dos adjetivos, os substantivos e verbos são precisos em seus significados e trazem impacto e expressividade à sentença.

    Profs. Paolla Marletti e Paulo Guirmarães (Estratégia Concursos)


ID
114586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à titulação das matérias jornalísticas, julgue os itens que
se seguem.

Títulos devem ser escritos com todas as letras em caixa alta e com ponto-final.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente precisa ser em caixa alta, vai depender do estilo do veículo, mas os títulos não devem ser escritos com ponto-final.


ID
114613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas
recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

O texto deve ter frases curtas, na ordem direta, e a vírgula deve ser usada com parcimônia.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO 

    Parcimônia é o ato de economizar, poupar e conter algo ou alguma coisa. A parcimônia, como um ato de economia, caracteriza-se por estar focada nos pequenos aspectos, ou seja, uma economia minuciosa. Quando se diz que determinado assunto deve ser tratado com parcimônia, significa que exige cuidado e atenção.

    OU SEJA POUPAR OS EXAGEROS NO USO

    BONS ESTUDOS!!


ID
114616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas
recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

Em noticiário especializado, é permitido o uso de palavras extensas ou rebuscadas, termos técnicos e palavras estrangeiras.

Alternativas

ID
131035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A publicação de editoriais nos jornais é herança da chamada teoria liberal da imprensa. Segundo essa visão teórica, a imprensa é vista como um fiscal crítico e independente dos atos do Estado. Assim, dos pontos de vista teórico e histórico, é correto atribuir a essa concepção à idéia que confere à imprensa o papel de quarto poder.

Alternativas
Comentários
  • Na época do Iluminismo e das idéias de liberdades políticas , econômicas e religiosas, a imprensa revolucionou a sua postura contra o estado absolutista, buscando o compromisso com a verdade. A imprensa começa a se conscientizar que deve controlar e fiscalizar as atitudes do Estado e não servi-lo.Nesta época surge a teoria liberal da imprensa, tendo o seu ápice no século XIX, fase em que nasce o termo “quarto poder” como sinônimo de jornalismo.fonte: http://www.infoescola.com/jornalismo/teoria-da-imprensa/
  • Segundo Siebert (1956), em seu livro As quatro teorias da imprensa, a Teoria Liberal apresentava a liberdade política, religiosa e econômica. Surgiu no Advento do Iluminismo, Séc. XIX. Buscava a verdade e não se apresentava como um instrumento do Estado. Nessa época, a exigência era que a imprensa controlasse o governo. Por isso, ficou conhecida como O Quarto Poder.


ID
138613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto
jornalístico em diferentes mídias.

As rimas, repetições e cacofonias, apesar de produzirem efeitos desagradáveis, especialmente em notícias ou reportagens de rádio e televisão, devem ser usadas pelos jornalistas quando o objetivo for tornar a notícia mais informal.

Alternativas
Comentários
  • As rimas, repetições e cacofonias, apesar de produzirem efeitos desagradáveis, especialmente em notícias ou reportagens de rádio e televisão, devem ser usadas pelos jornalistas quando o objetivo for tornar a notícia mais informal.

    Ainda quando o objetivo deva ser tornar a notícia mais informal, tais recursos devem ser evitados


ID
138694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As informações trazidas pelos repórteres à redação são
geralmente recontextualizadas no processo de edição. Esse
processo inclui selecionar os assuntos, preparar as matérias,
organizar, suprimir, aprofundar e distribuir conteúdos. A respeito
do processo de edição e do trabalho em redação, julgue os itens
subsequentes.

Um dos trabalhos do processo de revisão em jornalismo é evitar a ocorrência de pastel, ou seja, um erro de sentido ou de grafia em um texto.

Alternativas
Comentários
  • O "pastel" vem do termo EMPASTELAR... Daí por analogia você percebe que a assertiva está correta!
  • Nossa compadre ! Essa resposta agrediu o coração hein? kkkkk Que "pastelão" !
  • "É a mistura de textos ou legendas em um página. Esse tipo de erro pode ser facilmente evitado com a atuação eficiente do secretário gráfico em uma redação"

    Do Dicionario de COmunicação
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/p/v-z.html

ID
141529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na mídia eletrônica, um bom texto jornalístico pode ser caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • d) maior concisão do texto em relação ao impresso.

ID
141559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem jornalística se caracteriza por um estilo de escrita que deve contemplar frases

Alternativas
Comentários
  • e) e períodos curtos, com simplicidade textual, ordem direta e concisão.

ID
141565
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo as regras que devem ser observadas para a elaboração de um bom título, este deve conter:

Alternativas
Comentários
  • c) poucas palavras, verbo no presente do indicativo, informação principal e concisão.
  • Manual de redação da Folha (1996)
    A maioria dos leitores de um jornal lê apenas o título da maior parte dos textos editados. Por isso, ele é de alta importância. Ou o título é tudo que o leitor vai ler sobre o assunto ou é o fator que vai motivá-lo ou não a enfrentar o texto. 

    O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral: Banco Mundial propõe ensino pago em vez de Banco Mundial discute problemas educacionais.

    Em seus títulos, a Folha: 

    a) Não usa ponto, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, travessão ou parênteses;

    b) Evita ponto-e-vírgula;

    c) Jamais divide sílabas em duas linhas e evita fazer o mesmo com nomes próprios de mais de uma palavra;

    d) Preenche todo o espaço destinado ao título no diagrama;

    e) Evita a reprodução literal das palavras iniciais do texto.

    Nos textos noticiosos, o título deve, em geral: 

    a) Conter verbo, de preferência na voz ativa;

    b) Estar no tempo presente, exceto quando o texto se referir a fatos distantes no futuro ou no passado;

    c) Empregar siglas com comedimento.

    Para editoriais e textos opinativos, a Folha pode usar frases nominais em títulos: Rombo na Previdência.


ID
152206
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a única sentença gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  • c) Pesquisadores afirmaram ter descoberto uma nova tumba, na qual está outra múmia.
  • Ainda acho que deveria ser "estaria" ao invés de "está", mas de qualquer forma, a questão "C" é a mais correta.
  • Para o amigo acima,

    Estaria dá a ideia de hipótese ou de algo que não aconteceu, portanto, não se aplica ao caso, pois pesquisadores afirmam ter descoberto, isto é, é um fato concreto.

ID
152221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No texto televisivo, para garantir maior comunicação, deve-se

I - evitar as frases curtas;

II - fazer uso de clichês;

III - adotar a ordem direta;

IV - evitar a repetição;

V - adotar a fragmentação.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Questão fácil até pra quem não sabe: a I está errada e a III está correta. A única opção que tem a III, mas não tem a I é a D.


ID
152227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os manuais de redação ensinam que, no texto jornalístico, o título de nobreza deve

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual da Folha: " título de nobreza - Escreva com minúscula. Exemplo: o duque de Bragança". 

ID
152230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico deve ser, antes de tudo, compreensível. Escolha a estrutura da frase que atinge este objetivo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D: O texto jornalístico deve ser escrito em ordem direta.

  • Amigo,

    Desde quando a alternativa D está na ordem direta? (o adjunto adverbial está deslocado para o início do período)

    Cuidado!

ID
152236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista jornalístico e de acordo com a norma culta da língua, assinale o trecho que está redigido corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D: "Nunca usei drogas na minha vida", afirmou a famosa atriz, em depoimento emocionado.

    A resposta E está errada por não separar "em depoimento emocionado" com vírgulas e também por usar o verbo alegar, que geralmente é usado para réus.

ID
152239
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Exigir dos repórteres texto final, sem erros de informação ou de estilo, foi uma conseqüência do desaparecimento, nas redações, da figura do

Alternativas
Comentários
  • A questao correta é a B, porque:
    “A atividade de copidesque é mais complexa que a de revisão. (…) Se um texto é mal redigido, com repetições injustificáveis, mal paragrafado, contendo ideias desconexas, primando pela falta de coesão e coerência textual etc., ele deve ser copidescado. No processo de copidesque, o profissional propõe, reescreve, revisita o original, com a finalidade precípua de ‘relavrar’ o texto. http://ednucci.wordpress.com/2009/05/15/a-atividade-de-copidesque/

  • Copidesque - Setor de editora, jornal, firma de publicidade etc., onde se executa o trabalho de revisão de texto a ser publicado. Revisão de texto a ser publicado, tendo em vista a correção ortográfica e gramatical, a clareza, a adequação às normas editoriais, os cortes para obter a extensão devida etc. Profissional com essa especialidade.

    Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia, Eduardo Neiva, p. 131


ID
155359
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, refere-se ao conceito de projeto

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    O Projeto Executivo é definido como o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  • Art. 6o  Lei 8666/93 - Para os fins desta Lei, considera-se:

    (..)

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

  • LETRA D !

    Para que haja uma execução de obras e serviços, é necessário o PROJETO EXECUTIVO.

    Sendo importante lembrar que antes deste, há o Projeto Básico.

     

    Deus nos Abençoe !


ID
162064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa passou a ser adotado no Brasil em 2009, depois de ser objeto de discussão por mais de uma década. O acordo tem inegável importância em um cenário de integração internacional e crescente globalização. A respeito do contexto político desse acordo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "(...)Apesar da vigência do novo Acordo Ortográfico, as regras antigas
    também são válidas até 31 de dezembro 2012. Isso porque o presidente Lula,
    por meio do Decreto nº 6.583, de 26 de setembro de 2008, além de ter
    promulgado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – que foi assinado em
    Lisboa, em 16 de dezembro de 1990 – também estabeleceu um período de
    transição: “de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o
    qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma
    estabelecida”."
    PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA - www.pontodosconcursos.com.br
  • Esta questão está desatualizada. O acordo ortográfico só será obrigatório a partir de 2016. Houve o adiamento desta aplicação.

    http://www.publico.pt/cultura/noticia/no-brasil-o-acordo-ortografico-so-e-obrigatorio-a-partir-de-2016-1578874



ID
162079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Repetindo o fenômeno que aconteceu com o mercado musical, transformado depois do aparecimento dos tocadores de arquivos no formato MP3, o mercado de livros e periódicos vislumbra uma rápida transformação na medida em que surgem os chamados leitores eletrônicos ou e-books. A respeito das mudanças nos mercados de livros, revistas e jornais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.
    http://www.baixaki.com.br/info/3324-o-amazon-kindle-dx-tambem-sera-vendido-internacionalmente-.htm

    b) ERRADA. O preço atual do Kindle, nos EUA, é de U$ 189.00, graças à competição de outros modelos como ipad e o Nook. No Brasil, devido aos impostos, o valor ainda é alto: R$ 720,00. Entretanto, a razão de uma produção ainda em escala moderada está mais relacionada à cultura de uso desses readers, do que propriamente ligada ao preço.

    c) ERRADA. Computadores conectados à internet, tablets, e-books são dispositivos que quanto mais são usados, provocam uma maior supressão na circulação de jornais impressos.

    Circulação: "é o número de EXEMPLARES lidos pelo público, ou pelo menos o número de exemplares realmente vendidos." (Propaganda:teoria, técnica e prática, Arnaldo Sant'Anna, 7edição, pag 210).

    d) ERRADA. As vendas dos e-books SÃO CRESCENTES.

    e) ERRADA. "O modelo será um pouco menor e terá a tradicional tela preta e branca. Nos rumores sobre o lançamento, dois consensos: o novo Kindle NÃO terá tela sensível ao toque e, mesmo com inovações, não incomodará o iPad, da Apple". http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/amazon-deve-lancar-novo-kindle-em-agosto-30052010-5.shl
  • Eu só queria entender o(s) motivo(s) das notas baixas dadas ao comentário do Rodrigo.A minha nota seria" ótimo".
    Fiquem com Deus.
  • A letra a chama o Kindle de e-book. Ele não seria um e-reader?

    Baseada nessa idéia que deixei de marcar a alternativa a.


ID
174250
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na esteira da completa falência do projeto soviético, da derrota dos movimentos revolucionários europeus, da ascensão (ao longo de cinqüenta anos) de uma esquerda moderada social-democrata, cujos frutos benéficos na efetivação de um estado de bem-estar social se fizeram sentir até pouco tempo atrás, o marxismo passou por idas, vindas, desaparições fantasmagóricas, crises de identidade, refutações tácitas, enterros cinematográficos (Cult, 09/02). Com referência ao texto jornalístico acima pode-se afirmar:

Alternativas

ID
174271
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos textos jornalísticos abaixo estão sublinhados três problemas que devem ser evitados:

I. Mas existe uma diferença entre querer ficar bem e estar maníaca em busca do corpo perfeito, se sacrificando em regimes que fazem mal e passando horas na academia malhando mais do que o recomendado por médicos e especialistas da área esportiva (TPM, 11/02).

II. Na sede da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), Suzane confessou ter planejado e participado do brutal assassinato de seus pais (IstoÉ, 11/02).

III. Pouco depois de exibir lágrimas oceânicas no enterro dos Richthofen, todos cantarolavam e ouviam música na beira da piscina (Época, 11/02).

Pode-se afirmar que foi utilizado nos textos, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I. Gerundismo: sacrificando, passando, malhando.

    II. Redundância: planejado e participado.

    III. Hipérbole: lágrimas oceânicas.

  • Na verdade a redundância está em brutal assassinato, afinal não tem como um assassinato não ser brutal.


ID
174304
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixo

Morgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher

A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos.
O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04).

Pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
187648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sequência correta das características da notícia radiofônica.

Alternativas
Comentários
  • As características da notícia radiofônica, segundo Walter Sampaio, devem ser: períodos curtos, linguagem direta, objetividade, simplicidade, sem adjetivação e revisão. 

ID
187660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere ao uso de trocadilhos no texto jornalístico.

Alternativas

ID
198031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está
submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.

O texto jornalístico deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo, tanto em veículos impressos quanto em veículos eletrônicos.

Alternativas

ID
198073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa
redação radiofônica.

O texto para rádio deve ser mais informal do que aquele utilizado para a mídia impressa, devendo ser claro, simples e sem ambiguidade, mas sem ser simplório nem intimista.

Alternativas
Comentários
  • mas uma das características do rádio não é a intimidade com o ouvinte, então como não deve ser intimista?? 

  • Alguém que acertou explica por favor...também entendo que a linguagem em rádio é sim, muitas vezes, intimista...

  • Aquele tipo de questão que eu entraria com recurso. Não ser simplita, ok, não pode ser mesmo. Mas intimista? "A lingagem do rádio é intimista e sempre colocada na primeira pessoa." - RÁDIO, A MÍDIA DA EMOÇÃO (Cyro César)


ID
198082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Livros e periódicos, especialmente os de natureza científica e
acadêmica, seguem sistemas internacionais de padronização e
identificação. Com relação aos sistemas internacionais de
padronização, julgue os itens a seguir.

O International Standard Book Number (ISBN) identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Alternativas
Comentários
  • ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

ID
198085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Livros e periódicos, especialmente os de natureza científica e
acadêmica, seguem sistemas internacionais de padronização e
identificação. Com relação aos sistemas internacionais de
padronização, julgue os itens a seguir.

Embora identifique numericamente os livros, o ISBN ainda não superou as barreiras linguísticas, devido a problemas relativos aos distintos padrões de códigos de barras utilizados em cada país.

Alternativas
Comentários
  • ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização

ID
198088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Livros e periódicos, especialmente os de natureza científica e
acadêmica, seguem sistemas internacionais de padronização e
identificação. Com relação aos sistemas internacionais de
padronização, julgue os itens a seguir.

O International Standard Serial Number (ISSN), identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo, ainda não se aplica a publicações científicas veiculadas na Internet.

Alternativas
Comentários

ID
200599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência à mídia jornal, julgue o item seguinte.

Mesmo com a adaptação de determinados títulos à Internet, muitos jornais impressos ainda são importantes para a realização de promoções.

Alternativas
Comentários
  • Jornais populares classe D e E como o Super, o Aqui e o Extra, por exemplo.


ID
200614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto aos quesitos relacionados ao texto radiofônico, julgue os
itens de 105 a 107.

Cacofonias, em geral, não devem ser empregadas. No entanto, se bem utilizadas, podem tornar o texto mais atraente para o público.

Alternativas
Comentários
  • Tuuuuuudo quanto é manual abomina as cacofonias. Aí me vem o Cespe e faz uma coisa dessas... alguém conhece o embasamento teórico disso???


  • certo


    Geralmente, é resultado da junção do final de uma palavra e o início de outra, a cacofonia também pode surgir intencionalmente no idioma. Ao se escrever um texto cômico, por exemplo, a cacofonia é um dos recursos utilizados para fazer as pessoas rirem. Em poemas e músicas ela também pode conferir sentidos ocultos ao discurso.


    fonte: https://comunidade.rockcontent.com/cacofonia/


ID
200617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto aos quesitos relacionados ao texto radiofônico, julgue os
itens de 105 a 107.

Diante de problemas relacionados ao som consecutivo da letra s, é recomendado o uso do singular, mesmo que o sentido da frase seja alterado.

Alternativas

ID
214492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Apesar da necessidade de simplicidade e objetividade, a notícia impressa ou escrita não exige frases curtas.

Alternativas
Comentários
  • Acabei de fazer uma questão do CESPE que diz o contrário. Acho que a notícia impressa deve ser escrita sempre que possível em frases curtas, mas não é um conceito absoluto, como deve ser no rádio e na televisão.

  • Isto eu debati na faculdadede jornalismo em 1980.Os velhos jornalistas me disseram que a frase curta é,sim ,necessária à comunicação jornalística, pelo fato do jornalismo e da comunicação,em geral,terem o objetivo de  alcançar(ou de visar) a todos os públicos.
    Como há público com repertório cultural mais rudimentar,ou,digamos,menos literário,os parágrafos longos seriam uma barreira cultural e fator de desmotivação.
    Afinal,por exemplo,mesmo em meios sociais mais privilegiados economicamente,quem já leu (ou conseguiu ler)a obra de Marcel Proust ?

    obs.Proust é um dos escritores mais importantes da literatura mundial e é conhecido por seua parágrafos enormes
  • Questão incorreta!


    Frases curtas facilitam o entendimento do leitor e evita ambiguidades e erros gramaticais.


ID
214621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao texto jornalístico on-line, julgue o próximo item.

O padrão geral do texto jornalístico on-line é o do texto curto, em razão de fatores condicionantes da navegação hipermidiática, especialmente a chamada regra de ouro dos três cliques, o que não impede o acesso à íntegra de matérias e documentos, que pode ser ser direcionado por meio de hyperlinks.

Alternativas
Comentários
  • Regra de Ouro dos três cliques: o usuário não precisa nem quer dar mais do que três cliques para se chegar em qualquer conteúdo do site, ou seja, essa regra á para que tenhamos em mente que o usuário deve ser capaz de encontrar qualquer informação do site com no máximo, três cliques do mouse.

    De fato o usuário pode ficar desanimado e em muitos casos ele sairá do site se for preciso dar mais do que três cliques para alcançar a informação desejada.

    Fonte: http://www.sistemabasico.com.br/2011/02/11/regra-dos-tres-cliques-boas-praticas-em-design-web/


ID
215473
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uma persuasão eficaz, o desenvolvimento de uma argumentação consistente é imprescindível. Uma premissa que não serve de base para a persuasão é

Alternativas
Comentários
  • Em hipótese alguma o profissional de Comunicação Social deve manipular informações com o fim de convencimento de públicos.


ID
221068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um jornalista avaliou se seria mais adequado escrever que uma pessoa "já leu 200 livros" ou "diz ter lido 200 livros". Em um texto jornalístico, a diferença entre usar uma forma ou outra

Alternativas
Comentários
  • e) sugere dúvida sobre a informação.
  • Mas se eu tenho dúvida sobre a informação eu tenho dúvida da apuração ué


ID
222373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado nessa questão?
  • Ao meu ver, estratégias e objetivos não devem vir no item custos por não serem relevantes e não serem mensuráveis financeiramente falando.
  • Acredito que o plano de mídia contemple apenas os gastos com mídia e não aspectos como criação e produção como diz a questão: "o item custos...deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia".
  • O erro está no próprio texto:

    item custos, por meio do qual é feito o levantamento eo planejamento da utilização da verba(...)
    deve contemplar (...) produção distribuição e veiculação na mídia.

    É um plano, não quer dizer que vai ser executado, que no caso entra a parte de produção, distribuição e veiculação.
  • Erro por extrapolação: o item custos de um plano de MÍDIA deve contemplar apenas a veiculação do anúncio. A definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção são realizadas no planejamento da campanha.


ID
222385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Provérbios, ditos populares, expressões consideradas clichês são melhor percebidas pelo público nas propagandas.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: clichê é lugar-comum, portanto está longe de inspirar criatividade, o real interesse de uma mensagem publicitária.


ID
222391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

O rádio, por não fazer uso da linguagem corporal, tem menos alcance que a televisão.

Alternativas
Comentários
  • A questão está ERRADA.

    O rádio, por não fazer uso da linguagem corporal, tem menos alcance que a televisão.

    Alcance não tem nenhuma ligação com linguagem corporal.

    ALCANCE:  Número de diferentes pessoas (ou domicílios) expostas pelo menos uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Pode ser expresso em porcentagem ou número absoluto. V. Audiência acumulada, Audiência líquida, Cobertura, Freqüência, Reach.

    Assim, a questão contém dois erros: 

    -  o fato de vincular o uso da linguagem corporal com o alcance

    -  o fato de mencionar que o rádio tem menos alcance que a tv.  Na verdade, pesquisas afirmam que o rádio tem mais alcance que a TV.


ID
222397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

O profissional multimídia deve estar capacitado a atuar nas mídias impressa, radiofônica, eletrônica e digital.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: peguinha interessante. Quando a banca fala PROFISSIONAL MULTIMÌDIA, que induzir-nos a pensar em internet. Mas Multimídias quer dizer várias mídias, ou ´diversos meios diferentes.
  • Embora tenha acertado a questão, considero o enunciado controverso, pois ao serparar "mídia ... radiofônica, eletrônica" o examinador passa uma falsa impressão de que o rádio não esteja incluído na categoria de mídia eletrônica. 

ID
222481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

O humor contido na associação das frutas e vegetais aos títulos dos filmes objetiva fixar os produtos e a marca da empresa na memória do consumidor.

Alternativas

ID
234739
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as seguintes frases:

1. Vinte pessoas morreram ontem, às 20:00 horas, tragicamente, em acidente ocorrido dentro de São Paulo, quando dois trens se chocaram, em virtude de falha do sistema informatizado de controle de trânsito.
2. A população da cidade de São Paulo, no ano de 1980, presenciou vários arrastões, em especial na área das imediações da Praça da Sé.
3. Após acalorada discussão, ocorreu o bárbaro assassinato.
4. O monumento ao Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes da Petrobrás.
5. 32 modelos desfilaram no primeiro dia do São Paulo Fashion Week.

Em se tratando de redação jornalística:

Alternativas
Comentários
  • 1) Errada: 20:00 horas deveria ter sido escrito simplesmente assim: 20 h

    2) Errada: texto não foi escrito em ordem direta.

    3)Errada: vocabulário inconveniente, o sujeito não aparece na frase.

    4) Correta

    5) Errada: iniciar a frase com um número???

  • Sobre o comentário a cima, creio que o erro da primeira também se refere ao julgamento de valor pelo adjunto adverbial: tragicamente. Isso também acontece no terceiro, com acalorada.
  • acredito eu que a palavra "ontem", na alternativa 4 não seria a mais correta para a redação jornalistica
  • Considerando uma notícia para veículo impresso, o uso do advérbio "ontem" está corretamente empregado neste contexto.

  • 1. Vinte pessoas morreram ontem, às 20:00 horas, tragicamente, em acidente ocorrido dentro de São Paulo, quando dois trens se chocaram, em virtude de falha do sistema informatizado de controle de trânsito.

    20h, tragicamente é juízo de valor

    2. A população da cidade de São Paulo, no ano de 1980, presenciou vários arrastões, em especial na área das imediações da Praça da Sé. 

    "no ano de 1980" é redundante


    3. Após acalorada discussão, ocorreu o bárbaro assassinato. 

    o termo "barbáro" também é juízo de valor

    4. O monumento ao Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes da Petrobrás. 


    5. 32 modelos desfilaram no primeiro dia do São Paulo Fashion Week. 

    Início de frase com algarismo

  • Consideraram a 4 correta, mas o ideal não seria ter a data entre parênteses para ser correto?


ID
234748
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As características próprias da televisão exigem que o texto jornalístico para esse meio de comunicação seja:

1. coloquial, claro e preciso.
2. objetivo e direto.
3. redigido sempre em ordem indireta.
4. informativo.
5. simples e pausado.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O item C (redigido sempre em ordem indireta) está errado, já que o texto jornalístico deve ser sempre redigido em ordem DIRETA, para facilitar a compreenção do leitor.

  • Giordano vc quis dizer o item 3 ne?

  • Por que pausado? Alguém sabe dizer? Aonde está essa informação?


ID
282790
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente ao tamanho do papel mínimo adequado, segundo os padrões da ABNT, para representar uma superfície retangular de 400m por 250m, na escala 1:500.

Alternativas

ID
289396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Na mensagem publicitária, identifica-se a mesma função de linguagem verificada na mensagem jornalística, a conativa, centrada no conteúdo da mensagem e caracterizada pelo emprego do verbo no modo imperativo, objetivando-se persuadir ou seduzir o receptor para um determinado comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Para saber a diferença entre denotativa e conotativa:
    Denotativa- D de dicionário
    A partir daí não dá para esquecer que conotação é em sentido figurado!
  • Função apelativa ou conativa

    A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo.

    Exemplo: Você é como o sol que ilumina minha manhã"
     

    Função referencial ou denotativa

    Referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

    Características
    • Neutralidade do emissor;
    • Objetividade e precisão;
    • Conteúdo informacional;
    • Uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela).

    Exemplo:"Nos vertebrados, esta resposta inclui uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas coletivamente denominadas inflamação." Descrição da inflamação em um artigo científico.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem


ID
289402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Em roteiros para audiovisual, não deve ser escrito o que não pertence ao campo do visível ou do audível, salvo algumas indicações de intenção dramática dirigidas aos atores; no roteiro, descreve-se o que acontece, na sequência exata do acontecimento, por isso procede-se à narrativa dos fatos com o verbo no modo presente.

Alternativas
Comentários
  • Roteiro de vídeo simples

     

    Todo roteiro deve ter basicamente:

    -> Uma breve descrição das cenas e do que acontecerá entre elas.

    -> As falas dos atores, narrações e outros sons que vão aparecer.

    -> Indicações para a edição, como de corte, inserção de animação e legendas.

    -> Definição do cenário.

    -> Sugestões de encenação para os atores e de movimentos e posição de câmera para quem for gravar.

    -> Indicações sobre a inserção de trilha e efeitos sonoros.

     

    Fonte: https://sambatech.com/blog/insights/roteiro-de-video/


ID
289405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Toda abordagem voltada para o cliente em potencial deve veicular uma imagem da organização, e a comunicação tem de exercer o controle dessa aproximação para garantir que a imagem projetada pela mensagem seja a que a empresa quer projetar, focando-se três aspectos: estilo, formato e conteúdo; a definição desses aspectos deve demonstrar que a qualidade do cliente-alvo é atendida, respeitada e correspondida.

Alternativas

ID
289468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

Alternativas

ID
289471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Nos impressos, as cores podem ser utilizadas com objetivo de organizar e hierarquizar informações, o que as torna importante instrumento de persuasão. Conforme a cor empregada, direciona-se a atenção dos leitores para determinadas informações em detrimento de outras.

Alternativas

ID
289474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.

Alternativas
Comentários
  • A percepçãp das cores sofre influências biológicas e culturais, variando de acordo com a perspectiva de quem as percebe. 
  • A afirmativa fala exatamente o contrário. Há influência de fatores, como idade, gênero, conhecimento de mundo na percepção das cores, por exemplo.


ID
289903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo
moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do
fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

O processo de produção da notícia pode ser dividido em três etapas: seleção dos eventos, etapa em que o narrador escolhe omitir fatos ou citar os mais relevantes; ordenação, etapa em que o narrador organiza os acontecimentos, conferindo-lhes valores diferenciados de acordo com a ordem em que serão citados; e nomeação, etapa em que o narrador traduz os sintagmas nominais, verbais e circunstanciais em linguagem adequada ao consumo da notícia.

Alternativas

ID
289912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Os critérios (news values) empregados para selecionar os fatos que poderão virar notícia no jornalismo impresso são os mesmos utilizados pelos portais jornalísticos da Internet, apesar das diferenças de condição, produção e veiculação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Ericson, Baranek e Chan (Apud Traquina, 2005) são seis os valores-notícia de construção no jornalismo digital: simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.
  • Caramba, não encontrei o erro da questão. Achei a afirmativa bastante razoável; ele ainda faz a ressalva envolvendo as diferenças de condição, produção e veiculação.

  • "É comum situar o estudo de Johan Galtung e Mari Ruge, elaborado em 1965,como a reflexão pioneira sobre valores-notícia. Os autores enumeram doze valores queorientariam a visão profissional do jornalista no que concerne à notícia:1) frequência relativa à duração do acontecimento;2) amplitude do evento;3) clareza ou falta de ambiguidade;4) significância;5) consonância - inserir o “novo” numa “velha” ideia;6) inesperado;7) continuidade;8) composição - que envolve a necessidade de equilíbrio nas notícias;9) referência a nações de elite;10) referências a pessoas de elite;11) personalização - enfatizando pessoas envolvidas e;12) negatividade (apud  TRAQUINA, 2005b, pp. 69-70).

    Alguns destes valores, no Webjornalismo, tornaram-se pouco úteis, sobretudo aquele que concerne à ausência de ambiguidade. Também o argumento que concerne àconstrução da celebridade, ainda que importante, não engloba uma transformação fundamental ocorrida no Ciberespaço, que é a autofabricação da celebridade e o culto à aparição instantânea."

    http://www.academia.edu/8454114/As_not%C3%ADcias_e_os_valores-not%C3%ADcia_Da_tipografia_ao_jornalismo_online

  • Questão estranha...teve outra questão do CESPE que cobrou esse mesmo conhecimento e o gabarito foi dado como Certo, ou seja, como se os valores-notícia do Webjornalismo e do Jornalismo Impresso fossem os mesmos. Não entendi mais nada....


ID
289987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em
diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros
possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do
editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os
itens a seguir.

A impessoalidade é uma característica do editorial, cujo texto não é assinado pelo redator. Nesse caso, deve-se utilizar a terceira pessoa do singular ou a primeira pessoa do plural.

Alternativas
Comentários
  • O editorial é o formato jornalístico em que o veículo emite sua opinião sobre determinado assunto de forma explícita. A "impessoalidade" citada na questão quis dizer que a opinião não é de uma só pessoa, mas de um conjunto.


ID
290002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

No rádio, para informar os desdobramentos de um fato, o jornalista necessita usar advérbios de tempo no início da matéria para situar o ouvinte acerca de quando ocorreu o fato que originou os desdobramentos. Estaria correta, portanto, a seguinte redação para um lide hipotético: Resultado de ontem da Mega-Sena será anulado pela Caixa.

Alternativas
Comentários
  • Resultado de ontem da Mega-Sena será anulado pela Caixa.
    Não responde aos preceitos do lide: por quê? por quem? deveriam estar presentes no mínimo.

  • A redação do lide está incorreta, já que a oração está na ordem inversa (voz passiva). E no rádio se exige a ordem direta (voz ativa): "A Caixa vai anular o resultado da Mega-Sena de ontem."

  • O advérbio de tempo "ontem" dá ideia de notícia velha, por isso, deve ser evitado.


ID
290011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

Quando o sujeito é o mais importante no lide, o texto deve seguir a ordem direta, como no seguinte exemplo: Duzentos mil hectares de matas foram queimados por fazendeiros do Pará que pretendem criar gado na margem direita do rio Araguaia.

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, o correto seria: "Fazendeiros do Pará que pretendem criar gado na margem direita do rio Araguaia queimaram duzentos mil hectares de mata."
  • Discordo da colega Luana. Na minha opinião, o texto mais apropriado é justamente o que a questão traz:
    Duzentos mil hectares de matas foram queimados por fazendeiros do Pará que pretendem criar gado na margem direita do rio Araguaia.
    Afinal, a informação de maior impacto é: "duzentos mil hectares".
    O ERRO DA QUESTÃO É: AFIRMAR QUE O "SUJEITO" É O MAIS IMPORTANTE NO LIDE DESTE TEXTO. AFINAL, NESTE TEXTO, O MAIS IMPORTANTE É O "PREDICADO".
    BONS ESTUDOS!


     

  • Acredito que o erro não esteja aí, mas em dizer que o lead deve vir na forma direta. Quando o sujeito é o mais importante, geralmente a ação é quem faz virar notícia, ou seja, se alguém morreu, nasceu, casou-se, etc. Portanto, não é incomum encontrarmos leads: Morreu hoje, aos 80 anos, Fulano de tal". O sujeito é o principal e a frase vem na forma indireta. Além dsso, a forma usada na questão está na voz passiva, o que já não demonstra que o redator quis usar a forma direta clássica, na voz ativa.
    Além disso, Daniel, Os hectares não são predicado, mas sujeito, na frase. São eles quem foram queimados. 

    Nas orações na voz passiva, não é o sujeito que pratica a ação, mas o agente da passiva. Ou seja, quem praticou foram os fazendeiros, mas o sujeito é sim os 200 mil hectares. 
  • Tem que ser: sujeito, verbo e complemento.


ID
310447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

No anúncio deve-se manter o vernáculo gramaticalmente correto, razão pela qual não se permitem as liberdades semânticas na criação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 27, § 6º - Nomenclatura, Linguagem, "Clima"

     

    a. O anúncio adotará o vernáculo gramaticalmente correto, limitando o uso de gíria e de palavras e expressões estrangeiras, salvo quando absolutamente necessárias para transmitir a informação ou o "clima" pretendido. (...) logo, as liberdades semânticas da criação publicitária são fundamentais. 

     

    Fonte: Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária / Capítulo II - Princípios Gerais / Seção 5 - Apresentação Verdadeira 

     

  • "Ace todo branco fosse assim."


ID
310483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

O fato de um telejornal ter como público-alvo a grande massa de pessoas não implica que, na comunicação com esse público deva ser empregada linguagem próxima da utilizada pelas pessoas no dia a dia.

Alternativas

ID
310486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

Ao se redigir um texto para um telejornal, deve-se considerar que a sua leitura requer respiração confortável, razão por que se deve evitar construí-lo com frases longas.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente. O texto da TV tem como principal característica o fato de ser produzido para ser lido e falado por um locutor e repórter, razão pela qual os textos devem ter frases curtas.

     

    GAB C


ID
310516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à produção, realização, redação e edição de
reportagens para a televisão, julgue o item a seguir.

Nas reportagens televisivas, a linguagem técnica deve ter primazia sobre a coloquial; assim, em vez de droga deve ser dito entorpecente; em vez de morte, óbito; e em vez de preso, detento.

Alternativas

ID
310585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

O ofsete é um processo de impressão derivado da litografia, mas que utiliza chapa de metal flexível gravada por processo fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
323152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A construção do texto radiofônico requer elementos como tempo,
dinâmica, melodia, sons complementares, voz humana e linguagem
do comunicador. Com referência a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O tempo refere-se à velocidade da fala. Um texto conciso tem, em média, de seis a oito linhas, de 72 toques.

Alternativas
Comentários
  • Laudas de     72 toques – 5s p/ linha 12 linhas = aproximadamente 1 minuto 
               65 toques - 4s a 5s p/ linha 12 a 15 linhas = aproximadamente 1 minuto 
               997 caracteres = média de um 1 minuto 
  • A elaboração do texto radiofônico requer, por conseqüência, o uso de um estilo próprio oral-auditivo, conseguido a partir de características específicas, no que se refere às condições de: tempo, dinâmica, melodia, sons complementares, voz, articulação e linguagem, segundo Munõz & Gil (1990, p.57):

     

    a) tempo: refere-se à velocidade da fala. Os textos devem apresentar, em média, de seis a oito linhas, de 65 toques datilografados, com períodos de duas linhas e meia, para serem considerados "enxutos";

     

    b) dinâmica: diz respeito à ênfase da frase, quer dizer, aos elementos estilísticos concernentes às pausas, às alternações rítmicas etc. Embora a notícia (gênero básico da informação) requeira uma redação despersonalizada, o comunicador pode se valer de recursos supra-segmentais estilísticos para transmiti-la com clareza e expressividade;

     

    c) melodia: caracteriza-se pela seleção de palavras eufônicas. A construção adequada do texto, em termos de seleção de palavras, é indispensável, de preferência usa-se a forma singular e conjuntos que soem harmonicamente, evitando-se cacofonias do tipo: "por cada", "buscar alho", "uma mão". Enfim, também é fundamental saber quando usar palavra forte, doce, musical ou emocional;

     

    d) sons complementares: consistem em determinados recursos que não se configuram como entrevista, isto é, são os do tipo: declarações e testemunhos que só ampliam dados;

     

    e) voz humana, por ser rica de inflexões e persuasiva, é capaz de conduzir qualquer tipo de mensagem; no uso da voz, a articulação deve contemplar a clareza, o volume de voz e a intensidade no volume de voz. A forma de falar (dicção, locução) e escrever (seleção de palavras, colocação das frases) constituem o estilo, que revela características, tendências e personalidade de quem fala;

     

    f) linguagem do comunicador, seja qual for o estilo, deve, segundo Porchat (1989, p.100), atentar para uma formação adequada do texto radiofônico

     

    GABARITO: ERRADO

  • 65 toques.


ID
323155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A construção do texto radiofônico requer elementos como tempo,
dinâmica, melodia, sons complementares, voz humana e linguagem
do comunicador. Com referência a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

A melodia caracteriza-se pela colocação de um background que torne a informação veiculada mais agradável à audição.

Alternativas
Comentários
  • A Melodia é um dos recursos radiofônicos que consiste na seleção de palavras eufônicas para serem usadas - de preferência usa-se a forma singular e conjuntos harmônicos sem cacofonias. É preciso saber quando usar palavras fortes, doces, musicais ou emocionais.
  • Se for substituído melodia por trilha sonora, a questão se tornará correta.

ID
323158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos,
julgue os itens a seguir.

É recomendável que se escreva, para o rádio, na ordem direta, na voz ativa e usando-se verbos discendi adequados.

Alternativas
Comentários
  • Considerado Correto pelo CESPE.

    A questão basicamente descreveu as características do texto para o rádio.
    O que pode deixar em dúvida é  quando menciona "verbos discendi". 

    Verbos dicendi ( de declaração) são os verbos como “dizer, afirmar, exclamar, perguntar, responder”, que antecedem uma declaração, uma pergunta, etc.  http://oquefaloeoqueleio.blogspot.com.br/search?q=verbos+dicendi



    *Obs: Apesar do CESPE escrever "verbos discendi", em pesquisa pela Web encontramos também a grafia " verbos dicendi". Independente disso, o significado aparenta ser o mesmo.


    Luz e paz a todos!!!





ID
323161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos,
julgue os itens a seguir.

Em uma mesma lauda, é livre a ocorrência de separação silábica — translineação — em textos radiofônicos.

Alternativas
Comentários
  • A separação silábica atrapalha a leitura do texto radiofônico quer ela ocorra entre laudas ou entre linhas.

  • "Nunca se deve separar sílabas, nomes etc. no final da linha, É preferível continuar com a expressão completa na próxima linha."

    Livro: Obras jornalísticas: uma síntese.


ID
323170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Narrativa dramática é aquela em que o foco principal do narrador recai sobre a subjetividade das personagens.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura da narrativa dramática

    A matéria dramático-narrativa mostra uma história, a partir de um ângulo de visão ou foco e vai encadeando as seqüências de uma efabulação, cuja ação é vivida pelos personagens e está situada em determinado espaço, de um determinado tempo e se comunica através do discurso associado a muitas outras narrativas, pretendendo que seja vista e compreendida pelos seus espectadores - e/ou leitores - quando se fala de literatura dramática.
    Estudando esta narrativa, Aristóteles apresenta em sua Poética a Lei das Três Unidades, que dominou todo o período do classicismo francês: unidades de tempo, lugar e ação. No entanto as unidades de tempo e lugar, com o passar do tempo, foram postas de lado, restando apenas a UNIDADE DA AÇÃO DRAMÁTICA.

    Unidade – o todo do texto dramatúrgico deve formar um só corpo orgânico, com princípio, meio e fim, onde o final esteja atrelado ao meio e o meio ao início, a partir de uma ação dramática.


    Ação dramática – é que provém da execução de uma vontade, com a deterninação de cumprir essa intenção.


    Fonte:
    http://www.cepetin.com.br/index.php?page=artigos_texto&artigo_texto=37

  • Gabarito Errado.

    A assertiva faz referência à narrativa lírica. Estaria correta se fosse assim escrita: 

    "Narrativa lírica é aquela em que o foco principal do narrador recai sobre a subjetividade das personagens."


    Dica: Narrativa lírica - centrada na subjetividade das personagens.

             Narrativa dramática - centrada no jogo de ações entre personagens e as revelações decorrentes disso.


    ***Tal interpretação fizemos com base na fonte: https://books.google.com.br/books?id=mBB8wOuvPYsC&pg=PA79&lpg=PA79&dq=foco+principal+da+narrativa+dram%C3%A1tica&source=bl&ots=NLXry3Boj3&sig=0sfwElIuLLR4R1EdIAY8-2pUmrQ&hl=pt-BR&sa=X&ei=2E8AVf_tBZLlsASq_YLgDQ&ved=0CB4Q6AEwAA#v=onepage&q=foco%20principal%20da%20narrativa%20dram%C3%A1tica&f=false



    Luz e paz a todos!!!







ID
323194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

A fase do processo de editoração denominada preparação de originais envolve a marcação, a revisão e a normalização de textos.

Alternativas
Comentários
  • Preparação de originais é a exportação do produto final diagramado para o envio para a gráfica.  Aparece um com correção e normalização de texto quando o arquivo tá pronto para você ver o que acontece..... 


ID
323197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Tipologia é o repertório de caracteres selecionado pela diagramação para determinado trabalho gráfico, seja em mídia impressa, seja em rádio ou TV.

Alternativas
Comentários
  • Tipologia significa o estudo sistemático de tipos. Na seleção da diagramação, o designer elege as fontes que irá utilizar. 
  • A  escolha da fonte não afeta o RADIO. Claro!

  • A banca trouxe o conceito de Rabaça e Barbosa, encontrado no Dicionário Essencial de Comunicação. A tipologia, para os autores pode ser, ainda, o estudo sistemático dos diversos caracteres tipográficos, quanto à sua forma, classificação, criação, desenvolvimento, evolução histórica, utilização, aplicações, etc; e também o estudo dos componentes tipográficos da impressão e sua relação com os processos gráficos. No conceito em discussão, o erro está em envolver o rádio, visto que ele é um meio que não está relacionado ao trabalho gráfico.


ID
323200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Em programação gráfica, retranca é a marcação feita nos originais (textos, fotos, ilustrações) para orientar a paginação.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    É também chamado de sub-retranca, é uma marcação na página que pode ter vários formatos a depender do projeto, pode ser feito de maneira eletrônica ou manual.
  • Retranca

    1. Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página. (Agência/Jornal)

    2. É o nome que se dá à reportagem para identificá-la internamente. Geralmente é criado usando de duas a três palavras do VT com uma barra separando as palavras-chave. Uma retranca nunca deve ser alterada desde a pauta até o arquivamento da matéria, sob o risco de nunca mais ser localizada. Exemplos: VT CCJ/Guerra Fiscal, VT CDH/Equidade, VT Plenário/Código Florestal. (TV)

    Fonte: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/retranca

  • "Retrancagem significa identificar textos, fotos, títulos, subtítulos etc., dentro de um diagrama em seu determinado espaço. Essa identificação faz com que o fluxo de trabalho siga seu trajeto com segurança, impedidndo as tradicionais inversões de fotos e matérias, comuns quando o sistema de retrancagem não funciona. É evidente que a retranca é necessária em todo trabalho de diagramação..."


    Livro Projeto gráfico - Antonio Celso Collaro


ID
323206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Na redação de um texto para a TV, é necessário escrever e ler segundo as exigências da linguagem falada, utilizando-se frases curtas, claras e concisas, sem temer repetições e evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas.

Alternativas
Comentários
  • No texto televisivo, a repetição é até desejável, já que o telespectador poder perder uma informação importante. Com isso, a repetição seria um reforço de uma informação importante.

  • Cespe e suas bipolaridades.

    "evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas". Sempre?

    E uma notícia que faça menção, por exemplo, a um termo em latim, ou dados astronômicos, ou o nome de um importante escritor russo? Óbvio que, para cada caso utilizasse associações/traduções que deixem a informação mais inteligível, com referências. Mas não é sempre que é possível evitar tais expressões abstratas numa notícia, televisiva ou não.


ID
323212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Do ponto de vista da edição, deve-se ter cuidado ao modificar a estrutura de uma sentença ambígua ou de um trecho sobre o qual se tenha dúvida. Nesse caso, o procedimento correto é consultar quem escreveu o texto e, se a imprecisão permanecer, apurar-se novamente o detalhe em questão.

Alternativas

ID
323215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Língua e linguagem são termos sinônimos que significam um sistema de representação socialmente construído, constituído por signos linguísticos sujeitos a normas ortográficas e gramaticais.

Alternativas
Comentários
  • Língua e linguagem não são sinônimos.

    De acordo com o linguista Ferdinand de Saussure:
    A língua é uma instituição social, enquanto a palavra é um ato individual. Enquanto a instituição social, a língua, é um sisitema organizado de signos que exprimem idéias; representa o aspecto codificado da linguagem. ... A linguagem pode ser segmentada, logo, analisada; trata-se de descobrir as oposições, as diferenças que permitem a uma língua funcionar e sigificar.

    A língua é uma das expressões da linguagem.

ID
323218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

O contexto é fundamental no jornalismo, sendo definido como a situação concreta a que um texto faz referência. O contexto é formado pelas relações estabelecidas entre o conjunto de circunstâncias associadas à ocorrência de determinado fato ou situação de que trata o texto e pode ser classificado em social, cultural, político, estético etc.

Alternativas

ID
323221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

O discurso retórico é voltado para versões ou interpretações da realidade, característica que o distingue do discurso informativo, voltado essencialmente para os fatos. Essa diferença permite a quem recebe uma mensagem jornalística distinguir, por exemplo, um editorial de uma matéria factual.

Alternativas

ID
329557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma
fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência
definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não
é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão
imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no
jornalismo, julgue os itens que se seguem.

A mensagem, o conteúdo da comunicação, corresponde à função referencial. Por ser um referente, a mensagem sofre a influência do processo de elaboração de notícias.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Função denotativa - referente

    Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.


ID
329560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma
fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência
definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não
é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão
imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no
jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O receptor corresponde à função interativa. Hoje, a função do receptor, nos processos de interação on-line, vem sendo muito valorizada.

Alternativas
Comentários
  • O receptor corresponde à função conativa

  • Função conotativa - receptor

    Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. 

    Função denotativa - referente

    Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

    Função emotiva - emissor

    Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação. 

    https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php


ID
374089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, observa-se a tendência de contratar revisores para cuidar da versão final dos textos publicados pelas empresas jornalísticas.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário. A tendência atual é a cobrança de um profissional jornalista cada vez mais multimidático e multidisciplinar, o que envolve o cuidado e a revisão criteriosa do texto.

  • Complementando: o papel de revisor nas redações está cada vez menos necessário em virtude de programas de edição de texto que associados a dicionários ortográficos e linguísticos detectam grande parte dos possíveis erros.


ID
374140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

O texto a ser veiculado em uma emissora de rádio ou de televisão deve ser redigido privilegiando-se as frases longas e as que estiverem em ordem indireta.

Alternativas

ID
374146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.

A leitura do texto em voz alta é uma das técnicas utilizadas para descobrir problemas com a sonoridade das palavras, concordância, cacófatos e frases sem sentido, que podem comprometer a qualidade da informação.

Alternativas

ID
396529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

O sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) permite a conversão de imagens de um texto impresso capturadas por um escâner em texto digitalmente editável.

Alternativas

ID
420988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue .

A perenidade ou memória, que é a capacidade de armazenamento de informações, torna-se uma das vantagens do jornalismo online em relação ao jornalismo impresso convencional.

Alternativas
Comentários
  • Tenho a impressão que o examinador nunca esteve no prédio de um jornal impresso, porque parece que não faz ideia do que seja um arquivo.

  • No caso, a teoria identifica "memória" como a possibilidade da notícia estar presente de forma perene na internet, ou seja, disponível para qualquer pessoa e identifícavel por meio dos motores de busca, como o google. Se a informação está guardada apenas com o próprio jornal, ela tem pouco valor para o leitor, pois ele não poderá acessá-la, quiçá sequer saber da existência.


ID
421021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto às técnicas de radiojornalismo e telejornalismo, julgue o  seguinte  item.

No telejornalismo, a superficialidade é uma característica positiva, pois a instantaneidade da notícia faz que o texto seja escrito de forma simples, linear, objetiva e concisa. Essa superficialidade é necessária e adequada ao padrão televisivo.

Alternativas
Comentários
  • Trecho integral do livro Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Livro por Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima


ID
460258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Usar linguagem adequada é conversar com o público de forma inteligível.

Alternativas
Comentários
  • Intelegível = compreensível, que se percebe bem, claro.