SóProvas


ID
1897675
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O objetivo de um backup ou cópia de segurança é manter a integridade e a disponibilidade da informação. Cada tipo de ambiente de informação requer uma estratégia de backup adequada. Preocupada com o backup do banco de dados de missão crítica da sua empresa, Paula precisa de uma técnica que permita a cópia dos dados mesmo com o banco aberto (em uso). Para isso, Paula deve fazer um backup:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo de um backup ou cópia de segurança é manter a integridade e a disponibilidade da informação. Cada tipo de ambiente de informação requer uma estratégia de backup adequada. Preocupada com o backup do banco de dados de missão crítica da sua empresa, Paula precisa de uma técnica que permita a cópia dos dados mesmo com o banco aberto (em uso). Para isso, Paula deve fazer um backup: 

     a) quente (hot) - ABERTO 

     b) frio (cold) - FECHADO 

  • (A)

    Formas de Backup:

    Quente: O sistema pode permanecer em execução enquanto é realizado as cópias de segurança;

    Fria: O sistema não pode permanecer em execução, neste caso ele precisa ficar off-line (sem que haja intervenção de algum usuário acessando o sistema) para realizar as cópias de segurança;

  • Gabarito A

    Backup Frio (Cold Backup), backup realizado com o banco de dados offline, ou seja consistente. O backup cold pode ser feito de modo automatizado através do RMAN (Recovery Manager) ou através de scripts shell (Linux/Unix) ou batch (Windows), onde para o formato manual do backup, pode envolver a cópia até mesmo dos arquivos de redo log, no RMAN não é necessário. Interessante ter um backup frio na sua estratégia de backup.

    Backup Quente (Hot backup), backup realizado com o banco de dados online, ou seja inconsistente. O backup HOT é um dos principais tipos de backup realizados nos ambientes de produção, pois não é necessário a parada do banco de dados, quando está em modo ARCHIVELOG, porém, uma estratégia de backup HOT pode envolver a utilização de níveis de backups incrementais, como:

    Backup incremental nível 0, ou backup base;

    Backup incremental nível 1, 2, 3 e 4.

    Ao colocar esses níveis de backup na sua estratégia, irá ganhar performance, redução de volumetria de backup gerado e aumentar o nível de disponibilidade dos dados, dando mais eficiência à recuperação. Acho que é a opção mínima de backup para o ambiente de produção.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • BACKUP QUENTE ( HOT) ALTERNATIVA A) 

    NO BACKUP QUENTE, O BACKUP PODE SER REALIZADO ENQUANTO O SISTEMA PERMANECE EM EXECUÇÃO. 

  • Técnica que permita a cópia dos dados mesmo com o banco aberto (em uso) - Disponível. Para isso, Paula deve fazer um backup Hot/Quente/On Line.

    Técnica que permita a cópia dos dados mesmo com o banco fechado (em desuso) - Indisponível. Para isso, Paula deve fazer um backup Cold/Frio/Off Line