-
5.4 Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.
PMBOK 5
-
O processo 5.4 Criar a EAP pertence à 'Área de Conhecimento' 5. Escopo.
Os itens a), b), d) referem-se à 'Área de Conhecimento' 6. Tempo.
a) o caminho crítico do projeto; (O método do caminho crítico é uma Ferramenta do Processo 6.6 Desenvolver o cronograma)
b) as dependências entre as atividades; (A determinação de dependências é uma Ferramenta do Processo 6.3 Sequenciar as atividades)
c) as entregas do projeto; (CORRETA)
d) as entregas para o cliente; (Nem todas as entregas do projeto serão p/ o cliente)
e) as estimativas de recursos necessários ao projeto. (Processo 6.4 Estimar os recursos das atividades)
-
Complementando os comentários.
Para identificar "a) o caminho crítico do projeto" e "b) as dependências entre as atividades" seria necessário o "Diagrama de Rede" e esses quesitos não são objetivos da EAP.
.
Um conceito bem explicadinho sobre o caminho crítico pode ser encontrado abaixo:
http://pmkb.com.br/artigo/caminho-critico-do-projeto-quando-e-como-utilizar/
-
Gabarito C
EAP é o acrônimo de Estrutura Analítica do Projeto, um recurso que tem como principal objetivo a divisão do projeto em partes menores (também chamadas de tarefas ou pacotes de trabalho). Consequentemente, estas partes se tornam mais fáceis de serem compreendidas pelos membros da equipe e gerenciadas pelo gestor do projeto.
A estrutura é organizada como a raiz de uma árvore, onde as entregas mais abrangentes são posicionadas no topo e as mais específicas ficam na parte inferior, agrupadas por níveis hierárquicos.
Junto à Estrutura Analítica, é preciso desenvolver, ainda, o dicionário da EAP, um importante documento auxiliar que traz informações detalhadas sobre cada pacote de trabalho e seus critérios de aceitação no momento da entrega.
Dizendo de uma forma bem prática, a criação da estrutura analítica do projeto se dá a partir da identificação das principais entregas funcionais e com a subdivisão delas em sistemas menores e subprodutos finais. Estes subprodutos são decompostos até que possam ser atribuídos a uma única pessoa, por exemplo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
onde estao as loiras amigas dos black guys?
-
LETRA C
Palavras chaves para EAP :
-> hierarquia
-> subdivisão
-> pacotes de trabalho/entregas
-> organização e definição do escopo.