SóProvas


ID
1897753
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na abordagem da Escola da Administração Científica, a ferramenta para racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). As proposições abaixo estão relacionadas à análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos.

I. Decompor cada tarefa em uma série de movimentos simples.

II. Os movimentos inúteis eram acrescidos enquanto os úteis eram incrementados.

III. Determinação do tempo, através do uso do cronômetro.

IV. A esse tempo médio era adicionado os tempos elementares e mortos, para resultar o chamado “tempo-padrão”.


Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas sobre a análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o item IV - A esse tempo médio era adicionado os tempos elementares e mortos, para resultar o chamado “tempo-padrão”??

  • Segundo o livro de chiavenato tempos elementares e mortos são as esperas na linha entre uma produção e outra, tempos de saidas do operários na linha de produção para necessidades pessoais e etc.

     

    Fonte: Administração geral e pública por Adalberto Chiavenato 

  • RENNÓ (2013): Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor.
    Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.
    Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.
    Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2
    Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3
    A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4
    Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
    Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.
    Essa padronização evitaria a execução de tarefas desnecessárias por parte dos empregados. Tudo isso ajudaria na economia de esforços e evitaria uma rápida fadiga humana. Para Taylor, a Administração Científica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa

  • gabarito: C

    I. Decompor cada tarefa em uma série de movimentos simples.

    III. Determinação do tempo, através do uso do cronômetro.

    IV. A esse tempo médio era adicionado os tempos elementares e mortos, para resultar o chamado “tempo-padrão”.

    administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor. Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. 

    Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.

    Princípios da Administração Científica

    Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

    Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

    Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida. 

    Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

    Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

  • EXPLICAÇÃO DA II-Os movimentos inúteis
    eram eliminados
    enquanto os movimentos úteis
    eram simplificados, racionalizados ou fundidos.

    EXPLICAÇÃO DA IV- A esse tempo médio era adicionado os tempos elementares e mortos(esperas, tempos de saída do operário
    da linha para suas necessidades pessoais etc.
    ), para resultar o chamado “tempo-padrão".

  • GABARITO LETRA C.

    EXPLICAÇÃO DA IV- A esse tempo médio era adicionado os tempos elementares e mortos(esperas, tempos de saída do operário da linha para suas necessidades pessoais etc.), para resultar o chamado “tempo-padrão".

  • Taylor viu a possibilidade de decompor cada
    tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada
    de movimentos simples. Os movimentos inúteis
    eram eliminados enquanto os movimentos úteis
    eram simplificados, racionalizados ou fundidos com
    outros movimentos para proporcionar economia de
    tempo e de esforço ao operário. A essa análise do
    trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos,
    ou seja, a determinação do tempo médio que
    um operário comum levaria para a execução da tarefa,
    por meio da utilização do cronômetro. A esse
    tempo médio eram adicionados os tempos elementares
    e mortos (esperas, tempos de saída do operário
    da linha para suas necessidades pessoais etc.)
    para resultar o chamado tempo padrão. Com isso
    padronizava-se o método de trabalho e o tempo
    destinado à sua execução. Método é a maneira de se
    fazer algo para obter um determinado resultado. O
    estudo dos tempos e movimentos permite a racionalização
    do método de trabalho do operário e a fixação
    dos tempos-padrão para execução das tarefas.

  • Trecho retirado do livro:Introdução à Teoria Geral da Administração· IDAlBERTO CHIAVENATO