SóProvas


ID
1897924
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na empresa Fictícia de Automóveis foi feita a venda de um automóvel à vista. Para comprovar essa venda, foi emitida uma nota fiscal. O Gestor da Contabilidade providenciou o registro da venda do automóvel à vista no livro contábil

Alternativas
Comentários
  • Diário= Fatos e Lançamentos

    Resp. D

  • Dá pra fazer por eliminação também. Desconheço esses outros itens como livros na Contabilidade.

    Gab: D -> Livro Diário.

  • (D)

    O Livro diário é obrigatório, principal e cronológico.

    Obrigatório: é exigido pelo Código Civil, estando sujeito às formalidades intrínsecas e extrínsecas

    Regra: obrigatório Exceção: pequeno empresário (MEI) – até 81 mil de receita bruta.

    Principal: registra todos os fatos contábeis.

    Cronológico: os fatos contábeis são registrados em ordem cronológica. Este livro está regulado pelo Código Civil, que prescreve: Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. Art. 1.180. Além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica. Parágrafo único. A adoção de fichas não dispensa o uso de livro apropriado para o lançamento do balanço patrimonial e do de resultado econômico.

    Finalidade: O livro diário é um livro que contém o registro de todo e cada lançamento em ordem cronológica, fato que nos permite compreender a sequência de acontecimentos ocorridos na empresa.