SóProvas


ID
1897942
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    Creio eu que a alternativa faz referencia a perspectiva de processos internos,relacinados ao tema em questão.

    Perspectiva dos processos internos

    Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Contudo, cada vez mais, os elos entre os processos internos da companhia e os de outras, das companhias colaboradoras, estão muito unidos, a ponto de exigirem que também sejam considerados.

    O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda.

    O desempenho de qualquer organização perante os clientes é determinado pelos processos, decisões e ações desenvolvidas no seu interior. Na perspectiva do BSC, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes. Os indicadores internos do BSC devem focar-se nos processos internos que terão maior impacto na satisfação dos clientes e também na satisfação dos objetivos financeiros da empresa. Assim, os gestores deverão ser capazes de identificar quais os processos e competências em que a empresa pode obter vantagens competitivas, o que lhe permitirá diferenciar-se da concorrência. Estas vantagens competitivas têm origem em diversas atividades que a empresa executa, desde o planejamento, o marketing, a produção, a entrega e acompanhamento pós-venda do seu produto. Kaplan e Norton (1992) consideram que existe um modelo genérico de cadeia de valor pelo qual todas as empresas se podem reger quando da concepção da perspectiva interna do BSC, embora cada empresa tenha um conjunto de atividades específico que leva à criação de valor.

  • Pros não assinantes: Gabarito E

  • Por favor,quem tiver uma respota plausiva para esta questão deixar no meu perfil, por que não entendi bulhufas...Obrigada!

  • Fonte (Comentário Abaixo): https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/2334/2334

     

    Sistemas de trabalho de alto desempenho [Alternativa A – ERRADA /Alternativa B – ERRADA / Alternativa C – ERRADA /Alternativa D - ERRADA]

     

    Conceito: é um sistema de implementação da estratégia embutido no sistema mais amplo de implementação da estratégia da empresa. Ele gera valor único para os clientes ou potencializa outras fontes correlatas de tal valor. A influência estratégica de recursos humanos amplia-se sobre os alicerces de políticas, processos e prática de alto desempenho. Os profissionais de gestão de pessoas necessitam de indicadores que mantenham o aspecto do desempenho das atividades da área no primeiro plano da atenção executiva.

  • Alguém tem resposta de por que entre os indicadores de eficiência de RH aparece a letra e) ?

  • Ok. Aternativa E > Basta substituir a expressão "rotatividade" por "retenção" que é o oposto. Daí, fica óbvio o entendimento que o examinador deseja causar confusão na resolução da questão. 

     

    Retenção do funcionário  está ligado ao Aprendizado e Crescimento.  

    ;p

  • https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56847/2/A%20IMPLANTA%C3%83O%20DO%20BALANCED%20SCORECARD%20NA%20GEST%C3%83O.pdf

     

    "Faça ou não faça, tentativa não há" (Mestre Yoda - Jedi)

  • Palhaçada! 

     

    Onde que um indice de rotatividade de cargo é um índice de eficiência de RH? Efiência significa fazer alguma coisa com a menor utilizaçãp possível de recursos, onde está se medindo recursos num índice de rotatividade de cargos? 

     

    Veja bem, é rotatividade de cargos, não estão falando de retenção ou turnover da empresa. Muitas empresas tem como política fazer com que seus funcionários rodem por diferente funções, isto traria benefícios tanto para os funcionários (que teriam uma carreira mais completa e não cairiam na monotonia de uma única função) quandto para a empresa (que teria funcionários com maior entendimento do negócio da empresa como um todo e das relações entre as diferentes áreas). 

     

    Mas agora, se existe um índice de rotatividade de cargos, este índice mede a eficácia desta política (por exemplo a empresa pode ter um objetivo alto de que um em cada cinco funcionários mude de cargo a cada ano dentro da empresa - 20%), mas este índice não estará medindo eficiência, mediria eficiência um indice que de alguma forma calculasse os custos desta rotatividade.

     

    bons estudos!

  • É a única resposta ligada ao Rh ... simples.

  • NÃO ESQUECER DO CONCEITO DE EFICIÊNCIA = TEM A HAVER COM VALOR, ATINGIR O OBJETIVO COM MENOR CUSTO.

    QUANTO A ROTATIVADA - QDO ALTA ELA GERA UM ELEVADO CUSTO A EMPRESA, DESTA FORMA SE TENHO MENOR ROTATIVA, TENHO MENOR CUSTO, TENHO ASSERTIVIDADE NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇAO.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA ; E  

  • nunca nem vi nada sobre eficiência do RH na perspectiva do BSC

  • Eu só acertei por causa dessa informação que encontrei em outra questão:

    A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em quatro níveis:

    01. Avaliação no nível organizacional:

    1. Aumento da eficácia organizacional

    2. Melhoria da imagem da empresa

    3. Melhoria do clima organizacional 

    4. Melhor relacionamento entre empresa e funcionários

    5. Melhor atendimento ao cliente

    6. Facilidade de mudanças e inovação

    7. Aumento da eficiência

    8. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento

    02. Avaliação no nível de recursos humanos:

    1 Redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal

    2. Aumento da eficácia individual e grupai dos empregados

    3. Elevação dos conhecimentos das pessoas

    4. Mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas

    5. Aumento da competência das pessoas

    6. Melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT)

    03 Avaliação no nível dos cargos:

    1. Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos

    2. Melhoria do espírito de grupo e da cooperação. .

    3. Aumento da produtividade

    4. Melhoria da qualidade

    5. Redução do índice de acidentes no trabalho

    6. Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos

    04 Avaliação no nível de.treinamento:

    1. Alcance dos objetivos do treinamento

    2, Retorno .dos investimentos efetuados em treinamento

    Chiavenato 2010