-
Gabarito E:
• Filosofia prospectiva ou ofensiva: voltada para as contingências e centrada no futuro da organização. Há uma preocupação em ajustar a empresa às demandas ambientais e preparar-se para o futuro. (Futuro)
O planejamento estratégico de RH pode ser formulado e desenhado após, isolado ou integralmente, o planejamento estratégico organizacional, ou seja, ele pode ser adaptativo, autônomo ou integrado.
• Planejamento de RH adaptativo: é feito após a elaboração do planejamento estratégico organizacional.
• Planejamento de RH autônomo ou isolado: é feito isoladamente pelos especialistas da área, sem nenhuma articulação com o planejamento estratégico organizacional.
• Planejamento de RH integrado: é feito de forma integrada ao planejamento estratégico organizacional.
O esquema a seguir apresenta os principais passos do planejamento estratégico de pessoas:
O planejamento de gestão de pessoas deve estar totalmente integrado e envolvido na estratégia organizacional. No quadro a seguir, podem-se analisar as duas possíveis posturas adotadas no planejamento de gestão de pessoas; a primeira, conservadora, e a segunda ofensiva
RIBAS (2014)
-
Prospecção me lembra de recutamento externo. Até aí tudo bem, mas não entendi o porquê da ênfase na adequação da pessoa à cultura???
-
Tambem considerei que a estratégia prospectiva remete a recrutamento externo. Na segunda parte, como a questão menciona que a empresa opera em um ambiente dinâmico, eliminei a letra "B" pois fala em processo formal de admissão, que contraria um pouco a questão do dinamismo. Logo, a adequação da pessoa à cultura teria mais coerencia com o ambiente dinamico. Favor, me corrijam se pensei errado.
-
Exatamente isso Rodrigo, fui nessa linha de pensamento.
Prospecção = Recrutamento externo
Dinamismo = Fazer com que o contratado seja o mais rápido possível "ambientado" = Cultura Organizacional
-
ACKOFF - tomada de decisão:
Planejamento Conservador ou Defensivo -> voltado para estabilidade, base retrospectiva
Planejamento Otimizante ou Analítico -> voltado para adaptabilidade e inovação - base incremental - O planejamento otimizante ou analítico está baseado em uma preocupação, em melhorar as práticas vigentes na organização.
Planejamento Adaptativo, Prospectivo ou Ofensivo -> voltado para contingências - base futuro + aderente
* no caso o RH usou o recrutamento externo já que a empresa está em um ambiente dinâmico. Ela irá recrutar externamente e adaptar esse pessoal a sua cultura pois. o planejamento prospectivo ou ofensivo é o contrário do planejamento retrospectivo que procura a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é a aderência ao futuro, no sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.
-
ESTRATÉGIA CONSERVADORA E DESENSIVA ESTRATÉGIA PROSPECTIVA E OFENSIVA
• Recrutamento lnterno, • Recrutamento externo,
• DRH decide sobre seleção, • Gerente decide sobre seleção,
• Enfâse nas qualificações tecnicas, • Adequação da pessoa a cultura,
• Processo formal de admissão e de socialização. • Processo Informal de admissão e de socialização.
Fonte: Gestão de Pessoas, Chiavenato , pág 78.
-
GABARITO E
Área estratégica de GP
Estratégia prospectiva e ofensiva --- > Admissão
* recrutamento Externo
*gerente decide sobre seleção
* ênfase na adequação da pessoa à cultura.
*Processo informal de admissão e de socialização.
***********************************************************************
A recrutamento interno e ênfase nas qualificações técnicas; --->Estratégia conservadora e defensiva
B recrutamento externo(prospectiva e ofensiva )e processo formal de admissão e de socialização;(conservadora e defensiva)
C recrutamento interno(conservadora e defensiva) e ênfase na adequação da pessoa à cultura;(prospectiva e ofensiva )
D recrutamento interno e decisão centralizada no RH;(conservadora e defensiva)
Estratégia conservadora e defensiva
*Recrutamento interno
*DRH decide sobre seleção
*Ênfase nas qualificações técnicas
*processo formal de admissão e de socialização
-
Idalberto Chiavenato, em uma de suas obras, exemplifica o reflexo para área de pessoal a depender da adoção de uma estratégia organizacional mais (1) conservadora e defensiva ou uma estratégia organizacional mais (2) prospectiva e ofensiva. Especificamente sobre admissão, Chiavenato faz o seguinte paralelo:
Estratégia conservadora e defensiva: 1) Recrutamento interno, 2) RH decide sobre seleção, 3) Ênfase nas qualificações técnicas e 4) Processo formal de admissão e de socialização.
Estratégia prospectiva e ofensiva: 1) Recrutamento externo, 2) Gerente decide sobre seleção, 3) Adequação da pessoa a cultura e Processo Informal de admissão e de socialização.
Assim, caso a estratégia seja prospectiva e ofensiva, o recrutamento será feito externamente, sendo que sua ênfase recai acerca da adequação da pessoa à cultura.
Portanto, alternativa E está correta.
GABARITO: E