SóProvas


ID
1897963
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa de porte médio, fabricante de janelas de alumínio, recebeu uma grande encomenda e precisa contratar rapidamente cinco pessoas para o cargo de auxiliar de operações, para trabalharem sob supervisão dos técnicos mais experientes. O cargo exige que os ocupantes tenham, como qualificação, educação profissional técnica de nível médio e seis meses de experiência comprovada. Nessa situação, é recomendável que o processo de seleção priorize:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - lebra B

    Como a contratação tem que ser feita com rapidez, sugere-se a dinâmica de grupo, onde é possível identificar o perfil das pessoas e o seu comportamento em grupo; e a entrevista posteriormente para analisar e selecionar o profissional mais indicado para a função específica.

  • Pensei igual a Dayanne Leão. Porém, o gabarito é letra E.

  • Entendo que seja a letra E), pois os cargos são para operadores, ou seja, pessoas que vão executar a fabricação de janelas de alumínio, por isso é necessário testar os conhecimentos técnicos dessas pessoas através de PROVA DE REALIZAÇÃO.

  • A empresa precisa contratar rapidamente profissionais que tenham qualificações tècnicas e experiências. Como é um cargo para operadores, é mais ÁGIL e PRÁTICO testar suas habilidades técnicas. Por isso PROVA DE REALIZAÇÃO E ENTREVISTA.

  • Pessoal, qual é a diferença entre "Prova Escrita" e "Prova de Realização"??

  • Gab. da questão letra - E
  • Prova de realização: são provas aplicadas por meio da execução de um trabalho ou tarefas,de maneira uniforme e com tempo determinado, como prova de digitação, de cargo, de calculo ou manobra de um veiculo. 

  • O processo seletivo aqui requer experiência prévia e qualificação técnica.

    Analisando os itens, temos:

    a) Errado, pois a prova escrita somente detecta conhecimentos teóricos, e não qualificação técnica e experiência. Além disso, os testes de personalidade também não ajudam nestes quesitos, apenas verificando um pouco do comportamento e da personalidade do candidato.

    b) Errado. A entrevista pode ser utilizada para verificar a qualificação técnica através da apresentação de “diplomas” e “certificados”, mas nem esta nem a dinâmica de grupo vão detectar a experiência. A dinâmica de grupo é interessante quando se quer verificar a habilidade de lidar com pessoas e o potencial de liderança.

    c) Errado. Conforme dissemos acima, a dinâmica de grupo é interessante quando se quer verificar a habilidade de lidar com pessoas e o potencial de liderança, não sendo apta a verificar experiência prévia nem qualificação técnica. Além disso, os testes psicológicos também não ajudam nestes quesitos, apenas verificando se há algum desvio psicológico no candidato.

    d) Errado. A prova de realização verificará se o candidato tem habilidades relativas à área, mas não comprovará a experiência prévia nem a qualificação técnica exigida, apenas dando indícios (se utilizados em conjunto com outro método) se as qualificações e experiências apresentadas são verdadeiras. Além disso, os testes de personalidade também não ajudam nestes quesitos, apenas verificando um pouco do comportamento e da personalidade do candidato.

    e) Correto. Aqui sim o item utilizou técnica que se complementam nos requisitos que queremos avaliar. Na entrevista o candidato pode apresentar “comprovantes” da qualificação e experiência prévia, como certificados e CTPS, por exemplo, e na prova de realização estas habilidades serem testadas.

    Gabarito: E

  • “precisa contratar rapidamente cinco pessoas para o cargo de auxiliar de operações”

    “O cargo exige que os ocupantes tenham, como qualificação, educação profissional técnica de nível médio e seis meses de experiência comprovada.”

    Informações importantes sobre o contexto:

    - 5 pessoas

    -Urgência

    -Educação técnica

    -6 meses de experiência

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. As provas podem ser gerais e específicas. As provas gerais avaliam noções de cultura geral ou aspectos genéricos de conhecimento. Já as provas específicas avaliam conhecimentos técnicos relacionados ao cargo. As provas não seriam ideais nesse caso, em vista do caráter urgente da contratação. A elaboração e correção de provas torna o processo de seleção lento. A alternativa também cita o teste de personalidade. Esse teste revela aspectos das características superficiais das pessoas determinados pelo caráter, costuma ser usado no processo seletivo de alto nível das organizações. Não é o caso proposto pelo enunciado. Portanto, errado.

    Alternativa B. Errado. As dinâmicas de grupo são utilizadas para realização de atividades interativas entre os candidatos a fim de promover e apresentar os conhecimentos. As dinâmicas de grupo são especialmente úteis para identificar a capacidade dos indivíduos de trabalhar em equipe. Pela descrição do cargo de auxiliar de operações, a capacidade de trabalhar em equipe não parece ser uma habilidade a ser priorizada, pois o trabalho será executado de forma individual, sob a supervisão de um técnico mais experiente. Assim, as dinâmicas de grupo não se mostram adequadas a seleção desse cargo em particular.

    Alternativa C. Errado. Como visto na alternativa anterior, dada as características do cargo, as dinâmicas de grupo não se mostram adequadas a seleção desse cargo em particular.

    Alternativa D. Errado. Provas de realização são testes onde se executa um trabalho ou tarefa de maneira única e por tempo determinado. É ideal para testar as capacidades técnicas do candidato e, portanto, mostra-se apropriada ao contexto da questão. No entanto, já vimos que os testes de personalidade não são ideais nessa situação.

    Alternativa E. Certo. As provas de realização são ideais para testar conhecimentos técnicos e a entrevista para conhecer melhor sobre a experiência do candidato. Os dois métodos conjugados contribuem para que o processo de seleção ocorra de maneira apropriada.

    GABARITO: E