SóProvas


ID
1898365
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O processo de identificação por DNA (ácido desoxirribonucleico) tem por lastro a assertiva de que cada indivíduo é geneticamente único (à exceção dos gêmeos idênticos), o que torna praticamente obsoletas outras técnicas antecedentes. Quanto a esse processo de identificação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da D - Composição do DNA ( PENTOSE,FOSFATO E BASES NITROGENADAS

  • Erro da D: " que permite uma análise exclusivamente da herança materna".

  • A- ERRADO - é possível extrair DNA de ossos e unhas.

    B- ERRADO - o que identifica é o polimorfismo presente no DNA.

    C-DNA mitocondrial pode ser usado na rea forense e está presente no cabelo sem bulbo, ou seja, no fio de cabelo e também em células anucleadas

    D-ERRADO - misturou as definições (DNA nuclear X DNA mit.). O DNA É FORMADO POR UMA PENTOSE (DESOXIRRIBOSE )+ FOSFATO+ BASES NITROGENADAS ( A,T,C,G)

    E - CORRETO.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em genética forense.

    A) ERRADO. O processo de identificação por DNA pode ser realizado em fragmentos ósseos e unhas, uma vez que essas células possuem DNA.

    B) ERRADO. É justamente a presença de polimorfismos que permite que o DNA seja ideal para identificação humana, pois assim vamos comparar as diferenças entre os DNA das pessoas, obtendo um perfil genético único de cada indivíduo.

    C) ERRADO. O DNA mitocondrial é muito numeroso nas hastes dos pelos e nas demais células, uma vez que está presente em centenas de cópias por célula. Assim, é útil na identificação de restos humanos, levando em conta sua relativamente alta resistência a fatores ambientais.

    D) ERRADO. A molécula de DNA nuclear é linear, e não circularTambém permite a análise de herança materna e paterna, uma vez que o material genético do núcleo da célula é herdado metade da mãe, e metade do pai. A alternativa tentou confundir o candidato com o DNA mitocondrial, este sim é circular e permite a análise da herança materna.

    E) CERTO. A Reação em cadeia da polimerase ou Polymerase Chain Reaction (PCR) é uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA. É uma técnica muito utilizada para amplificar a quantidade de DNA de amostras biológicas, permitindo a obtenção de perfis genéticos.

    Gabarito do professor: Alternativa E.