SóProvas


ID
1898368
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em perícia médico-legal, um instrumento é identificado e classificado de acordo com

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    O MODO DE AÇÃO e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes.

  • Débora Oliveira qual a referência que você usou para embasar sua resposta??

  • A Traumatologia ou Lesonologia Médico-legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos.

    A) ERRADO. Os instrumentos são classificados de acordo com seu modo de ação, e não de acordo com o formato. Até porque dependendo de como um instrumento é usado, o mesmo instrumento poderá causar diferentes tipos de lesões, mesmo tendo o mesmo formato.

    B) ERRADO. A intensidade e gravidade do trauma vão depender da força que se imprime no trauma, mas não se usa isso para classificar o tipo de ação do instrumento.

    C) ERRADO. O uso habitual não é critério de classificação do tipo de instrumento.

    D) ERRADO. Instrumentos causadores de trauma não são classificados juridicamente.

    E) CERTO. Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, corto contundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Assim, um mesmo instrumento pode ter diferentes modos de ação. Pense em uma arma de fogo: ela pode ter ação perfurocontundente, quando você dispara um projetil, mas se você usar a coronha da arma para lesionar alguém, ela também terá ação contundente.

    Gabarito do professor: Alternativa E.
  • Genival veloso frança-medicina legal!