SóProvas


ID
1898407
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a lesão típica causada pela eletricidade cósmica.

Alternativas
Comentários
  • Lesões de eletricidade se dividem em duas:

     

    Eletricidade natural (cosmica, como os raios), pode causar a morte ou lesões (fulminação) -> Sinal de Lichtenberg

     

    Eletricidade Industrial, letal ou não, é conhecido como eletroplessão, sua lesão típica é a marca elétrica de Jellinek

     

    Gab. D

  • GABARITO D

     

    CÓSMICA se refere a eletricidade NATURAL.

     

    Sinal de Lichtemberg --> Aspecto arboriforme ou de samambaia com intensa vasculite local. (para lembrar desse sinal, pensa nos ICEBERGS (lichtemberg), são naturais, vêm da natureza, logo relaciona com a eletricidade NATURAL.                 

     

    ____________________________________________________________________________

     

    Já o Sinal de Jellinek se à ELETRICIDADE ARTIFICIAL

     

    Sinal de Jellinek --> lesão com marca elétrica, forma especial de queimadura, indolor em razão da destruição dos filetes nervosos locais e pode ter forma circular ou estrelada. (para lembrar desse sinal, pensa nas LONG NEKS (jellinek), são feitas industrialmente, artificiais, logo relaciona com a eletricidade artificial.)     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    Atenção: típico de questões de Medicina Legal, quando o examinador tenta misturar lesões oriundas da eletricidade cósmica (natural) com aquelas oriundas da eletricidade industrial (artificial).

    A) ERRADO.  O Sinal de Funil de Bonnet caracteriza um ferimento de entrada ou de saída em ossos planos, mais comum em ossos do crânio, produzido pela ação de um instrumento perfuro contundente, o projétil de arma de fogo (PAF).  O orifício de entrada tem a forma de um cone invertido, ou seja, externamente o ferimento é regular e de forma arredondada enquanto internamente é irregular e maior do que o externo com um bisel bem definido; sua base e voltada para dentro da cavidade com traços de fraturas radias. 

    B) ERRADO. A lesão mais típica da eletricidade industrial é conhecida como marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico.

    C) ERRADO. Trata-se de pequenas manchas arredondadas de sangue coagulado, localizadas sob a pleura, pericárdio e tubo digestivo e que podem surgir em casos de morte por asfixia.

    D) CERTO. As lesões externas por eletricidade natural tomam aspecto arboriforme e tonalidade arroxeada, cognominadas sinal de Lichtenberg ou marcas queraunográficas (do grego keraunos, que significa raio), procedente de fenômenos vasomotores, podendo desaparecer com a sobrevivência. Essa marca surge cerca de uma hora depois da descarga e desaparece gradualmente em torno das 24 h subsequentes à descarga elétrica. 

    E) ERRADO. Metalização é um ferimento causado por eletricidade industrial, em que ocorre a deposição cutânea do metal, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos.  

    Gabarito do professor: Alternativa D.
  • ELETRICIDADE CÓSMICA\ARTIFICIAL = Lithenberg