SóProvas


ID
1898413
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito das alterações orgânicas produzidas pelos efeitos da pressão atmosférica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Barotrauma é uma lesão provocada pelo aumento ou diminuição da pressão atmosférica que expande ou comprime os gases existentes em várias estruturas corporais. Assim, os sintomas variam em função do órgão afetado, podendo ser: barotrauma pulmonar, barotrauma dos ouvidos, barotrauma do seio nasal, barotrauma dental, barotrauma ocular, barotrauma do trato gastrointestinal.

  • Item B Falso- segundo hygino, a forma aguda maligna( e não a clássica citada na questao ) que cursa com edema agudo de pulmão 

  • Item C está errado meramente por aspecto interpretativo: "exposição a altas pressões". A Doença da descompressão, barotrauma pulmonar são decorrente da variação brusca de pressão (descompressão) e não somente devido a exposição a pressão alta.

  • Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Quando a pressão atmosférica alterna para mais ou para menos do normal, pode importar em danos à vida ou à saúde do homem. Portanto, merece a consideração da perícia médico-legal.

    A) ERRADO. Os mecanismos compensatórios citados estão presentes na exposição crônica a um ambiente de alta altitude, de forma a se compensar a diminuição da concentração de oxigênio causada com o aumento de altitude. Podemos citar como consequência dessa exposição crônica a doença do monge, própria de indivíduos  que habitam há muito tempo nas grandes altitudes. Apresentam lábios enegrecidos, mucosas de cor vinhosa muito escura, ambos em função do hematócrito muito elevado dessas pessoas. 

    B) ERRADO. A incapacidade de adaptação dos recém-chegados às altas altitudes, ou a perda dessa adaptação por parte de seus habitantes (highlanders), leva ao aparecimento de sintomatologia de gravidade variada conforme as condições enfrentadas. Tais perturbações recebem o nome de mal das montanhas (ou doença das montanhas), compensadas pela “poliglobulia das alturas", que se constitui em um considerável aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue e que no indivíduo aclimatado reverte espontaneamente em poucos dias.Tem como sintomas mais comuns cefaleia, dispneia, anorexia, fadiga, insônia, tonturas e vômitos, na sua forma clássica. A alternativa traz uma forma mais rara do mal das montanhas, em que ocorre o edema pulmonar das grandes altitudes, que geralmente aparece 1 a 3 dias após a chegada à altitude, em subidas rápidas a níveis superiores a 3.000m.

    C) ERRADO. A doença de descompressão e o barotrauma pulmonar (embolia traumática pelo ar) podem ocorrer em decorrência da descompressão rápida, e não da ação da pressão alta. As descompressões podem realizar-se da pressão normal para pressões menores ou de ambientes hiperbáricos para o nível do mar.

    D) CERTO. As alterações provocadas no organismo pela permanência em ambientes de pressão muito alta, ou muito baixa, bem como as decorrentes de variações bruscas da pressão ambiental, podem ser englobadas sob a denominação genérica de baropatias.

    E) ERRADO. Ns barotraumas podem ocorrer roturas de membranas de separação ou alterações circulatórias locais com aparecimento de edemas e de equimoses. O denominador comum a essas alterações é a obstrução das vias de passagem do ar, o que leva ao desequilíbrio entre as pressões vigentes no interior dessas estruturas e a presente no exterior. A alternativa tentou confundir com a doença da descompressão, em que o elemento fundamental da gênese dessa doença é o aparecimento de bolhas no interior dos líquidos orgânicos.

    Gabarito do professor: Alternativa D.