Gabarito: Alternativa C
Lesões através do instrumento vulnerante granada:
Características das lesões: As lesões externas apresentam-se numerosas, representadas por escoriações irregulares, equimoses, lacerações, amputações e queimaduras, que podem chegar à carbonização. As lesões internas mais frequentes são provocadas por barotrauma pulmonar com rotura alveolar, embolia gasosa arterial, contusões e lesões viscerais diversas causadas pela ação perfuro-contundente dos fragmentos da granada ou contundente, em razão dos objetos arremessados contra a vítima.
Vestígios na vítima: O corpo da vítima costuma ficar impregnado com resíduos oriundos da explosão, tais como fuligem, graxa e fragmentos do invólucro da bomba. É importante destacar que os danos produzidos em locais abertos em virtude da explosão de granada tendem a apresentar menor gravidade do que em recintos fechados, onde o efeito do blast é ampliado.
- A literatura médico-legal traz 4 modalidades de blast:
1. Blast Primário – resulta da onda de choque propriamente dita, em razão da explosão;
2. Blast Secundário – causado pelo lançamento de fragmentos, como estilhaços ou projéteis colocados no interior da granada, além de pedaços de objetos arremessados em razão da onda de choque.
3. Blast Terceário – Consiste no na onda de choque que atua sobre as pessoas ao redor da explosão, jogando-as contra o solo e objetos diversos.
4. Blast Quaternário – causado por outras lesões e doenças relacionadas ao trauma, que não relacionados aos outros três níveis de blast, tais como: queimaduras, esmagamentos, intoxicações, lesões cerebrais, distúrbios respiratórios, cardiovasculares e metabólicos.
Leia mais: http://www.canalcarreiraspoliciais.com.br/news/les%C3%B5es-por-granada-blast/
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) ERRADO. Não existe o termo "bend" em Medicina Legal. Alternativa tentou confundir com "blast".
B) ERRADO. A intermação (= exaustão térmica = prostração térmica) decorre capitalmente do excesso de calor ambiental, ou seja, do calor radiante ou artificial, lugares mal arejados, quase sempre confinados ou pouco abertos e sem a necessária ventilação, surgindo, geralmente, de forma acidental.
C) CERTO. O blast, considerado como o conjunto de efeitos lesivos da explosão, tem sido dividido em primário, secundário, terciário e quaternário.
Primário – onda de choque propriamente dita, ou seja, a propagação do som através do meio onde se deu a explosão Secundário – resulta de projéteis originados tanto do estilhaçamento do invólucro do material explosivo como da fragmentação dos corpos que estejam suficientemente próximos do foco Terciário – decorre do deslocamento súbito do indivíduo pelo vento explosivo, de modo que ele pode ser lançado às alturas e cair, ou ser jogado de encontro às estruturas sólidas do ambiente circundante Quaternário – varia entre os autores. De modo geral, inclui todas as lesões não decorrentes das anteriores, como queimaduras, intoxicações por gases e produtos químicos, irradiação.
D) ERRADO. A eletricidade natural, quando agindo letalmente sobre o homem, denomina-se fulminação e, quando apenas provoca lesões corporais, chama-se fulguração.
E) ERRADO. Barotraumas são definidos como lesões no organismo causadas pela incapacidade de igualar as pressões entre o ambiente e o organismo.
Gabarito do professor: Alternativa C.