Energias de ordem físico-químicas são aquelas que impedem a passagem do ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo um fenômeno chamado asfixia; alteram a função respiratória, inibindo a hematose (transformação do sangue venoso em arterial), podendo, em consequência, levar o indivíduo até a morte.
Questão clássica em provas de Medicina Legal, basta saber diferenciar o conceito das principais modalidades de asfixia.
A) CERTO. Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. Não há sulco na esganadura, mas pode haver marcas ungueais.
B) ERRADO. Sufocação é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto, entendem-se os casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios.
C) ERRADO. Na sufocação indireta temos a compressão do tórax e a sufocação posicional.
D) ERRADO. No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço (e não pelas mãos!) acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem do ar até os pulmões, interrompendo a circulação do sangue até o encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço.
E) ERRADO. No enforcamento, a asfixia ocorre pela constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa (novamente, não ocorre pelas mãos).
Gabarito do professor: Alternativa A.