SóProvas


ID
1898431
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No soterramento, pode-se encontrar a associação de outro tipo de asfixia denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    SUFOCAÇÃO DIRETA:

    **Oclusão direta das narinas e da boca

    -equimoses e escoriações em forma de dedos e unhas;

    -achatamento do nariz em RN;

    -petéquias na face e rosto;

    -face violácea e congestão ocular;

    -espuma em traquéia e laringe;

    -petéquias pleurais, em pericárdio e pericrânio;

    -edema pulmonar;

    -congestão visceral.

    **Oclusão dos orifícios do faringe e do laringe

    -escoriações - hemorragias - fraturas de dentes >>> violência para introduzir objeto;

    -corpo estranho nas vias respiratórias;

    -espuma rósea na traquéia;

    -petéquias subpleurais;

    -congestão pulmonar e visceral.

     

    SUFOCAÇÃO INDIRETA (compressão toráxica)

    ** Impossibilidade de movimentos respiratórios

    -cor violácea intensa da face, pescoço e parte superior do tórax (Máscara equimótica de Morestin ou cianose cérvico-facial de Le Dentut);

    -escoriações equimoses e feridas contusas por ação contundente;

    -fraturas de arcos costais;

    -roturas pulmonares;

     

    Fonte: http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=128

  • É meio clássico apontar a sufocação indereta como uma possível causa de asfixia no soterramento. E eu concordo plenamente com esta possibilidade. Mas não seria possível também no soterramento, por exemplo, a formação de uma zona confianada onde a vítima pode estar contida nela? Há casos de muitas vítimas de soterramento pós terremoto (que se escondem debaixo de mesas, camas), que conseguem até mesmo  sobreviver por estarem dentro dessas "camaras de ar", que são espaços confinados. Na hipótese do resgate ser tardio e a vitima vir a falecer neste caso, foi por asfixia associada ao confinamento. É bem raro, mas é possível um soterramento ocasionar morte associada a asfixia por confinamento (o que faz a Letra A também correta).

    Mas digamos que a C seria mesmo a mais comum e a  "mais correta". 

    Bons estudos!

     

  • Sufocação Indireta: Causada pela compressão do tórax e abdome, ou seja, pela restrição ao movimento do tórax, impedindo os movimentos respiratórios, levando à asfixia. Pode ser causada por desmoronamento, atropelamentos de multidões, ação criminosa e crianças que dormem com os pais.

     

    "Nas compressões do tórax, suficientes para causar sufocação, há impedimento também da movimentação abdominal, podendo ser encontradas lesões no esqueleto torácico e nas vísceras torácicas e abdominais".

  • Sufocação é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto, entendem-se os casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios, e soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento.
    No soterramento, podemos encontrar substâncias estranhas no interior das vias respiratórias.
    É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento.

    A) ERRADO. Na asfixia por confinamento, ocorre permanência em um ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável. Embora essa modalidade possa ser encontrada também em soterramentos, associando o ambiente confinado com o soterramento, seriam casos isolados. As modalidades de asfixia que predominam no soterramento são por sufocação direta (obstrução das vias aéreas) e sufocação indireta (compressão do tórax).

    B) ERRADO. Na sufocação direta, ocorre oclusão das vias respiratórias por um meio direto, como a oclusão por corpos estranhos em acidentes, ou de caráter criminoso (tapando a boca e o nariz de alguém). No caso, é a forma principal de asfixia que ocorre no soterramento (asfixia direta por sufocação).

    C) CERTO. No soterramento também pode ocorrer compressão do tórax pelo meio em que o corpo se encontra (ex.: destroços), impedindo os movimentos respiratórios e causando assim a sufocação indireta, que ocorre pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio indireto de obstrução.

    D) ERRADO. Síndrome da imersão exige um meio líquido, e o soterramento causa obstrução por meios sólidos, terras, ou substâncias pulverulentas.

    E) ERRADO. O edema agudo do pulmão pode surgir em decorrência de algumas modalidades de asfixia, no entanto não é uma modalidade por si só.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • SOTERRAMENTO ; é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto, entendem-se os casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios, e soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento. No soterramento, podemos encontrar substâncias estranhas no interior das vias respiratórias.

    A TROCA DO MEIO GASOSO POR MEIO SÓLIDO (POEIRA) DURANTE A RESPIRAÇÃO.

    NO SOTERRAMENTO TAMBÉM PODE OCORRER COMPRESSÃO DO TÓRAX PELO MEIO EM QUE O CORPO SE ENCONTRA (EX.: DESTROÇOS), IMPEDINDO OS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS E CAUSANDO ASSIM A SUFOCAÇÃO INDIRETA, QUE OCORRE PELO IMPEDIMENTO DA PASSAGEM DO AR RESPIRÁVEL POR MEIO INDIRETO DE OBSTRUÇÃO.