SóProvas


ID
1898434
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca das asfixias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Na caracterização de um afogamento incompleto, não há necessidade de que todo o corpo da vítima esteja submerso, bastando os orifícios naturais (respiratórios). CORRETA

     

     b) As chamadas “lesões gerais das asfixias” compreendem a presença de cianose, petéquias, congestão polivisceral, fluidez do sangue e “espuma” nas vias aéreas (edema pulmonar), porém elas só podem ser identificadas nos casos de asfixias naturaisERRADO, também identificadas em asfixias violentas.

     

     c) A ocorrência de equimose retrofaríngea de Brouardel, sinal de Amussat e sinal de Friedberg confirmam uma morte por asfixia com sufocação diretaERRADO. Sinal de morte por enforcamento.

     

     d) No soterramento, a presença de asfixia ocorre em função da falta de renovação do ar. ERRADO. Ocorre em função da substituição do meio aéreo por partículas sólidas.

     

     e) A presença de líquidos nas vias aéreas inferiores de uma vítima de afogamento branco é um achado necroscópico frequente. ERRADO. afogamento branco é aquele o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição, e não há líquido nas vias aéres.

     

  • GABARITO A

     

    Acrescentando ao nosso conhecimento:

     

    SINAIS DE MORTE POR AFOGAMENTO:

    *Hipotermia
    *Pele anserina
    *Retração do mamilo, escroto e do pênis
    *Maceração da epiderme
    *Tonalidade vermelha dos livores cadavéricos
    *Cogumelo de espuma
    *Erosão dos dedos
    *Mancha verde de putrefação
    *Presença de líquido das vias respiratórias
    *corpos estranhos no líquido das vias respiratórias
    *sinal de BROUARDEL
    *Manchas de PALTAUF
    *CRIOSCOPIA: aumentada (água doce) e diminuída (água salgada)

     

    bons estudos.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em energias físico-químicas (asfixiologia).

    A) CERTO. Afogamento é um tipo de asfixia mecânica, produzido pela penetração de um meio líquido ou semilíquido nas vias respiratórias, impedindo a passagem do ar até os pulmões. O afogamento não requer que o corpo do indivíduo esteja totalmente submerso. É possível ocorrer afogamento em banheiros, e mesmo em valas rasas, desde que haja algum outro fator que impeça a vítima de retirar os orifícios naturais de dentro do líquido - é o que chamamos de afogamento incompleto.

    B) ERRADO. Tais sinais gerais das asfixias podem ser encontrados em várias formas de morte, violenta, acidental ou natural (não apenas nas asfixias naturais).

    C) ERRADO. Na sufocação direta, ocorre oclusão das vias respiratórias por um meio direto, como a oclusão por corpos estranhos em acidentes, ou de caráter criminoso (tapando a boca e o nariz de alguém). Os sinais citados podem ser encontrados no enforcamento, por conta da grande pressão que o laço exerce sobre o pescoço.

    D) ERRADO. No soterramento, vários são os mecanismos que concorrem ou podem concorrer para a morte do indivíduo, sendo os principais a compressão torácica, sufocação direta, confinamento, ação contundente e soterramento estrito. Assim, a presença de asfixia pode ocorrer por conta de diversos fatores diferentes, não apenas pela falta de renovação de ar (caso do confinamento). Lembrando que do ponto de vista prático, raros são os casos de morte causada exclusivamente pela penetração de corpos sólidos pulverulentos nas vias respiratórias (embora essa seja a definição 'formal' de soterramento, e muito cobrada em concursos).

    E) ERRADO. Afogados brancos de Parrot, ou afogados secos: o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição. Necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia, e o indivíduo não ingere grande quantidade de líquido, então a presença de líquidos nas vias aéreas inferiores não é frequente.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • Referente a alternativa "C":

    São Sinais Comuns no Enforcamento

    Sinal de Brouardel: equimoses retrofaríngeas

    Sinal de Amussat: ruptura da camada interna ou íntima da artéria carótida.

    Sinal de Fridberg: é também um sinal causado pela ruptura da Túnica ou camada Externa (não mais a interna) da artéria carótida.

    Fonte: Anotações pessoais de aulas.

  • sinal de Amussat : almussat , almoçar, o almoço você coloca pra dentro da carótida. lesão interna da carótida. sinal de Friedberh : lembra , frio , quem está com frio , veste a túnica, logo lesão de túnica da carótida. lesão mais externa.
  • GABARITO: A

    ➡ Hygino Hercules menciona que o afogamento pode ser completo ou incompleto (este se dá quando o indivíduo não está totalmente submerso).