SóProvas


ID
1898437
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na Tanatologia, a cronotanatognose é o estudo, por meio de sinais físicos e químicos, da estimativa da hora da morte. Quanto aos fenômenos cadavéricos ligados e esse estudo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A rigidez decorre de um fenômeno químico e o sinal de Sommer tem sua origem na desidratação cadavérica (fenômeno abiótico mediato)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    Tanatognose é a parte da Tanatologia Forense que estuda o diagnóstico da realidade da morte. Esse diagnóstico será tanto mais difícil quanto mais próximo o momento da morte.  Antes do surgimento dos fenômenos transformativos do cadáver, não existe sinal patognomônico de morte. Então, o perito observará dois tipos de fenômenos cadavéricos:
    Abióticos: Imediatos e Consecutivos
    Transformativos: Destrutivos e Conservadores
    Também podem ser divididos em fenômenos físicos (desidratação, resfriamento do corpo e livores hipostáticos) e em fenômenos de ordem química (autólise, rigidez muscular, putrefação, maceração, saponificação e mumificação). 

    A) CERTO. A perda de água, que nos vivos é compensada pela ingestão, segue no cadáver de modo contínuo, mas sem reposição, levando à desidratação cadavérica. Essa desidratação causa perda de peso, apergaminhamento da pele, dessecamento das mucosas e fenômenos oculares no cadáver (tela viscosa, opacificação da córnea, mancha negra da esclerótica e a hipotonia do globo ocular).

    B) ERRADO. Resfriamento cadavérico: ordem física.
    Livores hipostáticos: ordem física.
    Desidratação: ordem física.
    Rigidez muscular: ordem físico-química.

    C) ERRADO. A regra de Nysten é aplicável ao fenômeno da rigidez cadavérica, e postula que a rigidez evolui de forma descendente, ou seja, começa na mandíbula e na nuca e atinge, sucessivamente, membros superiores e inferiores.

    D) ERRADO. A causa da morte influencia tanto na intensidade quanto na duração da rigidez. Nos casos de morte rápida, natural ou violenta, demora um pouco mais para se instalar e atingir o máximo de intensidade, persistindo por mais tempo. Já nas asfixias e anemias agudas, tende a aparecer mais cedo e a durar menos. O que determina essa diferença é o teor de ATP muscular no momento da morte; assim, qualquer condição que cause redução de oxigênio no tecido muscular, dificuldade na sua utilização ou excesso de consumo, reduz a concentração de ATP muscular, acelerando a rigidez.

    E) ERRADO. O sinal de Sommer tem sua gênese na desidratação cadavérica, e não no processo de autólise. 

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • A Cronotanatognose é a parte da Tanatologia que estuda sinais e fenômenos cadavéricos para que se possa estimar o tempo de morte. Tal tempo será sempre aproximado e nunca exato. Melhor falar em tempo estimado de morte do que em hora estimada de morte.

    Alternativa A: CORRETA. Tal alternativa encontra-se completamente correta, sendo que a diminuição da consistência do globo ocular e a opacificação da córnea são os mencionados fenômenos oculares.

     

    Alternativa B: INCORRETA. A algidez cadavérica, os livores ou manchas de hipostase (ou hipóstase) e a desidratação são fenômenos dependentes de efeitos físicos. A rigidez cadavérica depende de reações químicas.

     

    Alternativa C: INCORRETA. A Lei de Nysten (ou Regra de Nysten) se refere ao caráter de progressão descendente da rigidez cadavérica. Ou seja, o cadáver endurece sua musculatura no sentido crânio-podal ou crânio-caudal. Trata-se de um sinal mediato ou consecutivo da morte e que irá se desfazer a partir do início da putrefação e dela não faz parte.

     

    Alternativa D: INCORRETA. Nos casos de mortes súbitas e por meios violentos a rigidez cadavérica tende a ocorrer mais tardiamente e não mais cedo.

     

    Alternativa E: INCORRETA. O Sinal de Sommer ou de enegrecimento esclerótico pode surgir na metadetemporal de cada olho, sendo resultado da desidratação da esclerótica. Tem forma circular, cor amarelada inicial e que vai se tornando azulada para depois se tornar enegrecida. Tal sinal implicanavisualização da coroide por transparência, iniciando-se por volta de 2 a 3 horas após a morte e completando-se em torno de 6 horas.

     

    Tudo no tempo de Deus não no nosso.

  • >RIgor mortis(cadáver se torna rígido)>devido supressão de oxigênio>impede fazer ATP

    regra de Nysten>> rigidez evolui >> descendente:

    1-mandíbula e na nuca >> 1 a 2h

    2-membros superiores(braços)>>2 a 4h

    3- tronco e abdômen>> 4 a 6h

    3-inferiores.(pernas)>> 6h a 8h

    Veja acima que é uma PA de 2( 1-2-4-6 / 2-4-6-8), depois leia na ordem acima tocando as partes com sua mão e fale a corresponde hora, decorou ? Isso se chama associação.

    MEU RESUMO E BIZU FEITO POR MIM