SóProvas


ID
1898440
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A putrefação é a decomposição do corpo pela ação de bactérias saprófitas que o invadem passado algum tempo da morte. Com relação às características da putrefação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a letra "E" também esteja correta.

  • Qual o ERRo da E??

  • Erro da B e da E???

  • De acordo com minhas anotações de aulas a letra "E" está correta:

    2º Fase da Putrefação - ENFISEMA OU GASOSA: Em razão dos gases que são formados no interior do corpo e fazem com que o cadáver adquira uma aparência de agigantamento, com protusão da língua e inchaço dos genitais. O sangue é forçado para a periferia, dando origem ao desenho dos vasos na superfície da pele, fenômeno denominado “circulação póstuma de Brouardel”. Tem início de 2 a 7 dias após o óbito e pode durar de 7 a 30 dias.

    Fonte: Anotações de aula - Curso CERS Prof. Roberto Blanco.

  • No caso de fetos nascidos mortos, o sinal da mancha verde não aparece no abdômen, pois estes ainda não haviam ingerido qualquer substância com bactérias. Neste caso a mancha da putrefação aparece nos orifícios naturais, como nariz, ouvido, ânus, pois é por esses locais que as bactérias entram no corpo do feto.

    Nos indivíduos que morreram por afogamento, essa mancha verde aparece na cabeça (cabeça de negro de Lecha-Marzo), pescoço e na parte alta do tórax.

    Desta forma considero a letra "E" mais correta.

  • letra B- faze gasosa

    letra E- tem gente que coloca a circulacao de brouadel na faze coloração

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. 

    A) ERRADO. A putrefação é dividida em fases: de coloração, de enfisema, de coliquação e de esqueletização. A saponificação não é uma fase da putrefação, sendo um fenômeno conservativo diferente.

    B) ERRADO. A alternativa descreve acontecimentos da fase de enfisema, e não da fase de coliquação. A fase de coliquação é aquela em que se dá a deliquescência geral dos tecidos, com desaparecimento paulatino do enfisema e grandes perdas líquidas.

    C) CERTO. A tonalidade verde-enegrecida da mancha verde abdominal é causada pela formação do hidrogênio sulfurado que vai se combinar com a hemoglobina, dando origem à sulfometahemoglobina. O ceco é a parte mais dilatada e mais livre do intestino grosso, segmento que mais acumula gases e é a parte que fica mais próxima à parede abdominal – por isso começa na fossa ilíaca direita. Já nos afogados – começa pela cabeça e parte superior do tórax devido à posição declive assumida pelo corpo dentro d'água.

    D) ERRADO. A esqueletização é o resultado do final do processo destrutivo do cadáver (e não conservativo), qualquer que seja o ambiente. Conforme passam-se os anos, os ossos vão ficando mais desidratados e alterados pelos processos tafonômicos.

    E) ERRADO. Importante ressaltar que essa alternativa poderia ser considerada correta por alguns autores, como Genival V. de França. O examinador, no entanto, usou a doutrina de Hygino Hércules para compor a questão, e segundo ele, a circulação póstuma de Brouardel é parte da fase de coloração da putrefação, e não da fase de enfisema.

    Gabarito do professor: Alternativa C, mas caberia recurso alegando doutrina contrária à letra E.

  • Na literatura do França, Vanrell e Daruge a Circulação Póstuma de Brouardel ocorre na fase gasosa ou enfisematosa. No entanto, essa questão foi retirada do livro do Hygino, que considera que a Circulação Póstuma de Brouardel ocorre na fase de coloração.

  • Em relação a essa letra E, só raiva! Já fiz umas 5 questões que ficam trocando essa fase entre gasosa e coloração; (DEPENDE DA DA DOUTRINA ADOTADA PELO ELABORADOR DA QUESTÃO!) INFELIZMENTE!