SóProvas


ID
1899073
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para gestão institucional e acadêmica eficiente e participativa, a UFSB contará com uma estrutura organizacional “orbital” em rede, visando à otimização administrativa e racionalidade no uso de recursos materiais, levando em consideração a necessidade de cobertura territorial ampliada. Considerando peculiaridades geográficas, institucionais e acadêmicas, a UFSB será operada por instâncias e tecnologias leves de gestão, eficientes e desburocratizadas, com uso intensivo de recursos telemáticos.

                                                                                    (PLANO Orientador da UFSB, p. 72).


A análise do texto e os conhecimentos sobre a estrutura organizacional da UFSB permitem afirmar que a gestão da UFSB terá como base uma estrutura administrativa enxuta e descentralizada, autonomizando os campi, sem, entretanto, perder a articulação de gestão com os diversos setores da Administração Central.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo. As estruturas achatadas são vistas como facilitadoras de um processo de delegação (delegar é confiar responsabilidade e autoridade a um subordinado para que execute alguma tarefa e possa atingir um objetivo), aumentando a agilidade no processo decisório e a adaptabilidade às mudanças no meio externo.5
    Além disso, essas estruturas acarretam um custo administrativo menor. Entretanto, o chefe não consegue dar o mesmo suporte aos seus subordinados, pois tem muitos funcionários para supervisionar.


    Fonte: 5 Daft, 2005.

  • Estrutura de gestão
    Fortemente pautada na utilização de tecnologias digitais, a gestão da UFSB terá como base uma estrutura administrativa enxuta e descentralizada, autonomizando os campi, sem entretanto perder a articulação de gestão com os diversos setores da Administração Central.

     

    Pagina 75, PLANO ORIENTADOR da UFSBA

  • A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede, é um tipo de macro-estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organigrama circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Em torno desta organização principal estão diversas outras entidades que prestam serviços à primeira: por exemplo, determinadas fases da produção, distribuição, sistemas de informação, etc.). O funcionamento deste tipo de organização assente geralmente em modernos sistemas informáticos e de telecomunicações que permitem a centralização da gestão e do controlo de todos os processos.

     

    As organizações em rede são aquelas que melhor podem usufruir dos benefícios da nova economia. Entretanto, o modelo organizacional em rede não segue um padrão único, surge de diversas formas em variados contextos, porém possuem algumas características comuns, tais como:

    Divisão na forma de organizar a produção e o mercado;

    Mudanças interagindo com a tecnologia digital;

    Necessidade de lidar com as incertezas e as mudanças na economia e no mercado;

    Aumento da flexibilidade;

    Redefinição nos processos de trabalho e nas práticas de emprego;

    Produção enxuta, redução na mão de obra e automação;

    Necessidade de administrar o conhecimento e o processamento da informação.