SóProvas


ID
1899217
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os regulamentos e os manuais podem ser considerados exemplos de comunicação ascendente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    4. Comunicação Organizacional
    As comunicações formais dentro das organizações normalmente seguem três direções: descendente, ascendente e lateral (ou horizontal).11
    As comunicações são descendentes quando são enviadas das chefias para seus subordinados, ou seja, quando “descem” dos níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos da empresa. Podem incluir desde instruções, objetivos a serem buscados, normas a serem seguidas, resultados alcançados e notícias.
    Da mesma forma, as comunicações são ascendentes quando são enviadas pelos subordinados para seus chefes. Para que os executivos de uma organização fiquem a par dos acontecimentos, uma comunicação ascendente livre é muito importante.
    Dessa forma, os empregados podem informar algum problema que tenha ocorrido, informar algum conflito ou insatisfação, fazer sugestões e trazer todo tipo de informação da “linha de frente” para seu chefe.
    Grande parte das organizações estimula esse tipo de comunicação. Isso acontece, pois instrumentos que facilitem o envio de informações para as chefias podem evitar uma série de problemas em uma empresa. Infelizmente, muitos chefes resistem a ouvir seus funcionários, e os funcionários podem não confiar o bastante nas chefias para passar essas informações.12 Esses fluxos de comunicação (descendente e ascendente) descritos são os mais comuns em organizações verticalizadas e hierarquizadas. Entretanto, atualmente os fluxos horizontais são cada vez mais importantes.
    A comunicação lateral (ou horizontal) é o fluxo de informações entre colegas de trabalho e setores de uma empresa. Uma comunicação lateral acontece quando pedimos ajuda a um colega de trabalho ou quando dois departamentos precisam coordenar uma tarefa.
    Entre os exemplos de casos em que a comunicação lateral ocorre, temos: as reuniões entre departamentos diferentes, os grupos de trabalho (ou grupos de “força-tarefa”) e as equipes de projetos.13 Esse tipo de comunicação é fundamental para uma coordenação de esforços entre as diversas áreas da empresa.

     

    FONTES: 11 Daft, 2005.
    12 Daft, 2005.
    13 Macêdo, et al. 2007.

  • Significado ascendente:de que se eleva, que se dirige para cima, que vai progredindo, aumentando, crescendo.

    Neste caso normas e procedimentos fazem parte da comunicação descedente,uma vez que são formas para comportamento e execução de tarefas dos colaboradores.

  • As comunicações são ASCENDENTES quando saem dos subordinados (BAIXO) para os chefes (CIMA). 

    E são DESCENDENTES quando saem das chefias (cima) para os subordinados (baixo).

    Logo os regulamentos e manuais são feitos pelos chefes... logo...são comunicação DESCENTE.

  • A comunicação descendente ou vertical (de cima para baixo), "faz parte da estrutura de dependência hierárquica. Parte da gestão de topo para baixo, através dos níveis superiores hierárquicos, até aos empregados. Tem a finalidade de informar, instruir e dirigir" (Ramos, 1997). Ela traduz a filosofia da empresa, reflete as características de quem a administra.

  • Os regulamentos e os manuais podem ser considerados exemplos de comunicação descendente.

  • GAB: ERRADO

     

    '''Os regulamentos e os manuais podem ser considerados exemplos de comunicação ascendente.'' Isso é um caso de comunicação descendente.

     


    Informação ascendente vem do colaborador por exemplo. (De baixo pra cima)

    Informação descendente vem da pessoa que esta na parte maior da pirâmide hierarquica de uma empresa. (De cima para baixo) 

  • Todas as comunicações institucionais são comunicações descendentes, já que elas se formulam no topo da hierarquia administrativa direcionada aos subordinados. 

     

    Regulamentos, regimentos e manuais = comunicações institucionais 

     

  • As comunicações são descendentes quando são enviadas das chefias para seus subordinados, ou seja, quando “descem” dos níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos da empresa. Podem incluir desde instruções, objetivos a serem buscados, normas a serem seguidas, resultados alcançados e notícias.

    Fonte: Administração Geral para Concursos. Rodrigo Rennó.

    gab. E

  • ERRADO

    Fluxos de Comunicação

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.