SóProvas


ID
1899973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos riscos de mercado, julgue o item seguinte.

O aumento da posição comprada em câmbio por parte dos bancos gera aumento da exigência de capital para cobertura do risco de mercado.

Alternativas
Comentários
  • 10. O que é posição de câmbio comprada?

    A posição de câmbio comprada é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado compras, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às vendas.

    11. O que é posição de câmbio vendida?

    A posição de câmbio vendida é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado vendas, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às compras.

     

     

    Partindo-se do pressuposto de que não houve intervenção da autoridade monetária, se o mercado foi superavitário (o total dos pagamentos em moeda estrangeira foi menor que o total dos recebimentos), o banco absorverá as sobras e ficará com a posição comprada, o que representa disponibilidades em moeda estrangeira a seu favor, ou seja, o banco tem dólares em caixa. Se as vendas de moeda estrangeira forem superiores às compras, o banco termina o dia vendido (com um passivo em moeda estrangeira, ou seja, ele não tem dólares em caixa).

                Quando afirmamos que alguém está vendido, quer dizer que aquela pessoa está impossibilitada, ou seja, no caso do banco, ele está impossibilitado de fazer câmbio (vendendo dólares) porque ele não tem dólares em caixa, e precisará comprar lá fora ou aqui dentro (de outros bancos por exemplo) para poder fazer câmbio. Quando você ouvir falar em vendido, no caso do câmbio dos bancos, troque a palavra por "rendido" que nos remeterá ao mesmo sentido. O banco está "rendido", ele precisa fazer câmbio mas não tem moeda estrangeira em caixa.

  • Acredito que a resposta da questão está no contexto de que, quanto a instituição financeira aumenta sua posição comprada de dolares, ela aumenta suas reservas internas... Isso torna a empresa melhor solvente, ou seja, ela precisará de menos recursos em moeda nacional para cobertura de riscos de mercado, visto que seu lastro, em moeda estrangeira é bom... Simplificando... se você tem um grande patrimônio (reservas em dolares, por exemplo), qualquer pessoa confia em lhe emprestar dinheiro, ainda que você não tenha uma liquidez imediata!!! Mas tem patrimônio para cobrir oscilações do mercado...