-
De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), as bases da boa governança variam de acordo com o ambiente corporativo – regulatório e social – em que as organizações estão inseridas. Quatro princípios, no entanto, são fundamentais:
1) Transparência: as decisões e os processos devem se dar de maneira clara para os públicos com os quais a organização se relaciona – clientes, fornecedores, investidores, governo, sociedade -, os chamados stakeholders;
2) Equidade: todos os interessados nos negócios devem participar e ser tratados de maneira igualitária;
3) Prestação de contas (accountability): a organização deve prestar contas de seu trabalho, não só em relação aos recursos financeiros que administra, mas também em relação ao papel que exerce junto aos stakeholders;
4) Responsabilidade corporativa: uma visão mais ampla da atuação da organização em seu contexto social.
-
CORRETO
Borgerth (2007) cita os quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa, como sendo a transparência, a equidade, a prestação de contas (accountability) e a conformidade (compliance).
> A transparência (disclosure) é expressa pelo desejo de prover informação relevante e não confidencial de forma clara, tempestiva e precisa, incluindo as de caráter não-financeiro.
> A equidade (fairness) assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários e estrangeiros. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, imediatamente.
> A prestação de contas (accountability) estabelece que os agentes de Governança Corporativa devem prestar contas de seus atos administrativos, a fim de justificarem sua escolha, remuneração e desempenho.
> A conformidade (compliance) garante que as informações preparadas pelas empresas obedeçam às leis e aos regulamentos corporativos.
Além desses princípios, podemos citar mais dois complementares, que são a ética (ethics), abordado pela literatura, e a responsabilidade corporativa, incluído no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do IBGC (2004).
Fonte: Claudenir Brito/Estratégia Concursos
"Tenham fé me Deus!
Tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim, lhes sucederá."
Jesus Cristo
-
Compliance (conformidade) é um dos quatro princípios fundamentais da governança corporativa (transparência, accountability, compliance e equidade).
-
Certo
Transparência: desejo de disponibilizar informações relevantes para seus públicos de interesse, e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos. Não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, mas contemplar também outros fatores (inclusive os intangíveis) que norteiam a ação gerencial e contribuem para preservar e valorizar a empresa.
Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e igualitário de todos os sócios e demais partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Prestação de Contas (Accountability): os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões, e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.
Responsabilidade Corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das empresas, ao reduzir as externalidades negativas de suas operações e aumentar as positivas. É preciso levar em consideração, no seu modelo de negócio, aspectos ligados aos diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, de reputação, etc.) no curto, médio e longo prazo.
Fonte: https://patrocinados.estadao.com.br/deloitte/2018/10/23/glossario-de-governanca-corporativa/
-
Gabarito: CERTO
De fato, segundo o IBGC, a equidade é um dos princípios da governança corporativa. A equidade caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Fonte; Estratégia Concursos
-
Isso é auditoria ? Fiquei perdido
-
1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE GOVERNANÇA PARA O SETOR PÚBLICO
1.1. Legitimidade.
1.2. Equidade
1.3. Responsabilidade.
1.4. Eficiência.
1.5. Probidade.
1.6. Transparência.
1.7. Prestação de contas (accountability).
1.8. Conformidade (compliance).