-
Gabarito ERRADO
Há três erros:
Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) atualmente não contribui com nada no sistema tributário, isso porque ela está extinta, desde 2007.
Ademais, a sua cobrança não recai em "transferências de qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras", sua cobraça não incidia sobre negociações de ações na Bolsa, saques de aposentadorias, seguro-desemprego, salários e transferências entre contas correntes de mesma titularidade.
Por fim, por ser um tributo nao cumulativo, ele nao será eficiente, ou seja, ele provocará graves alterações de alocação de recursos na economia, alterando a eficiencia economica.
Sugiro a leitura do seguinte artigo sobre a CPMF: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/um-pouco-sobre-cpmf-nao-nao-e-o-imposto-do-cheque/
bons estudos
-
Eu acertei a questão nempelo fato de saber sobre contribuição provisória, mas pelo fato de interpretar o texto. ex: como um contribuição provisória será uma contribuição eficiênte ?
-
Paulo Guedes quer voltar com ela de novo kkkk
A CPMF falha duplamente no teste de Smith: incide sobre fato que não representa necessariamente uma capacidade econômica e, por ser regressiva, impõe ônus desproporcional aos mais pobres
-
A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) contribui para a eficiência do sistema tributário, visto que é paga por todas as pessoas ou empresas que transferirem qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras.
A CPMF - era destinada ao custeio da Saúde Pública, da Previdência Social e do Fundo de Erradicação da Pobreza.