SóProvas



Questões de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)


ID
164170
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A opção CORRETA é a “A”. Consta do artigo 3º da INSTRUÇÃO CVM Nº 356, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2001.
     
    Opção B: Incorreta. Incide IR.
    Opção C: Incorreta. Não é obrigatório.
    Opção D: Incorreta. Art. 3º da Inst. CVM Nº 356 diz que somente investidores classificados podem participar dos FIDC.
    Opção E: Incorreta. Art. 56º da Inst. CVM Nº 356 diz que é obrigatória a divulgação de relatório elaborado por agência de classificação de risco (rating). 
  •   

    Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios foi criado com a principal finalidade de adquirir direitos sobre créditos financeiros. Um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, também conhecido como FIDC ou Fundo de Recebíveis, só capta recursos mediante distribuição de cotas cuja remuneração e resgate estão atrelados apenas ao desempenho dos ativos integrantes do fundo. Todos os cotistas têm direitos sobre o patrimônio total. Estes direitos, no entanto, estão divididos de acordo com os dois tipos de cotas que um FIDC pode emitir: sêniores e subordinadas.

     

     

     

    A opção CORRETA é a “A”. Consta do artigo 3º da INSTRUÇÃO CVM Nº 356, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2001.   Opção B: Incorreta. Incide IR. Opção C: Incorreta. Não é obrigatório. Opção D: Incorreta. Art. 3º da Inst. CVM Nº 356 diz que somente investidores classificados podem participar dos FIDC. Opção E: Incorreta. Art. 56º da Inst. CVM Nº 356 diz que é obrigatória a divulgação de relatório elaborado por agência de classificação de risco (rating).

     

  • Opção A: Correta
     
    Opção B:  Para os cotistas a incidência de imposto de renda na fonte, com alíquota de 20%.
    Opção C:  Não é obrigatória a
    Opção D:  Somente investidores classificados podem participar dos FIDC, classificados assim pela CVM.
    Opção E: Obrigatória a divulgação de relatório elaborado por agência de classificação de risco .
  • Fundo de investimento que se destina à aplicação de parcela preponderante do patrimônio (no mínimo 50%) em direitos creditórios e em títulos representativos desses 
    direitos, originários de operações nos segmentos financeiro, comercial, industrial, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços.
    A aplicação mínima é de R$ 25 mil por investidor.
    O cedente dos créditos não precisa montar uma SPE - Sociedade de Propósito Exclusivo, economizando custos tributários e administrativos.
    Para ele, a operação é neutra, do ponto de vista de impostos.
    O mesmo que fundo de recebíveis.
    Fonte: BOVESPA

    Implantação e Negociação 

    A Anatomia de um FIDC
    Abaixo um guia para você entender a estrutura desses fundos.

    • Nome Oficial: Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)
    • Resgates Antecipados: só em fundos abertos. Nos fechados o resgate só pode ser efetuado ao término do prazo do fundo
    • Cotas: deve conter duas classes de cotas, sênior e subordinada.
    • Cota  de Classe Senior: têm preferência para resgate e rendimento
     Cota de Classe Subordinada: cede o direito de preferência para efeito de amortização ou resgate para a cota de classe senior
     Negociação das cotas: bolsas de valores ou mercado de balcão
    • Composição da carteira: no mínimo 50% dos recursos devem ser investidos em direitos creditórios e o saldo em títulos de emissão do Tesouro Nacional, 
    Banco Central, Estados e Municípios, CDBs, RDBs, valores mobiliários e ativos financeiros de renda fixa em proporções varáveis conforme a regulamentação.
    • Rating: obrigatório, contratado por agência de classificação de risco de crédito do país, que devem fazer a revisão trimestral da qualidade dos recebíveis
    • Originador: empresa que gera os recebíveis
    • Administrador: banco ou corretora, gestor da carteira do fundo
    • Custódia: recebe, analisa e liquida os recebíveis
    • Jurídico: consultoria legal, auditoria, checagem e confirmação da operação
    • Banco: depositário da conta do fundo, onde o dinheiro dos recebíveis é creditado
    • Custo: Todo custo de estruturação, gestão e distribuição do FIDC deve ser debitado nas cotas subordinadas
    • Tributação: para os cotistas imposto de renda, incidência na fonte, alíquota de 15 a 22,5%, de acordo com o tempo de permanência no fundo.
    • Base de cálculo: mensalmente sobre a valorização das cotas nos fundos abertos, apenas na amortização ou resgate das cotas em fundos fechados
    • IOF: tabela progressiva para resgate em 30 dias
    • Legislação: Instruções CVM 356/01 (consolidado pela 393/03), 399/03, 435/06, 444/06, 489/11 e 498/11; Resolução Bacen 2907 (29/11/01); Resolução Bacen 2922 (17/01/02)

    fonte: acionista.com.br
  • Letra A



    fonte: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/renda-fixa/o-que-sao-fidcs.aspx?Idioma=pt-br

  • Os direitos creditórios vêm dos créditos que uma empresa tem a receber, como duplicatas, cheques, contratos de aluguel e outros. O direito de recebimento desses créditos é negociável, quer dizer, a empresa o cede a terceiros e isso é feito por meio de um FIDC.

    Por isso, créditos originados de operações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços podem ser transformados em cotas de FIDC.

  • FIDIC NÃO CAI MAIS em concurso do banco do brasil

  • Atenção! Essa questão não possui mais opção correta. O gabarito deixou de ser válido desde a prescrição da exigência de valor mínimo para o ingresso a determinados fundos. A instrução CVM 554 de 2014 estipulou categorias de investidores, em substituição aos valores mínimos, e os fundos são acessíveis conforme a categoria do investidor. 

    Resposta: SEM GABARITO. 


ID
1900054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao sistema tributário brasileiro, julgue o item que se segue.

A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) contribui para a eficiência do sistema tributário, visto que é paga por todas as pessoas ou empresas que transferirem qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Há três erros:
    Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) atualmente não contribui com nada no sistema tributário, isso porque ela está extinta, desde 2007.

    Ademais, a sua cobrança não recai em "transferências de qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras", sua cobraça não incidia sobre negociações de ações na Bolsa, saques de aposentadorias, seguro-desemprego, salários e transferências entre contas correntes de mesma titularidade.

    Por fim, por ser um tributo nao cumulativo, ele nao será eficiente, ou seja, ele provocará graves alterações de alocação de recursos na economia, alterando a eficiencia economica.

    Sugiro a leitura do seguinte artigo sobre a CPMF: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/um-pouco-sobre-cpmf-nao-nao-e-o-imposto-do-cheque/

    bons estudos

  • Eu acertei a questão nempelo fato de saber sobre contribuição provisória, mas pelo fato de interpretar o texto. ex: como um contribuição provisória será uma contribuição eficiênte ?

  • Paulo Guedes quer voltar com ela de novo kkkk

    CPMF falha duplamente no teste de Smith: incide sobre fato que não representa necessariamente uma capacidade econômica e, por ser regressiva, impõe ônus desproporcional aos mais pobres

  • A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) contribui para a eficiência do sistema tributário, visto que é paga por todas as pessoas ou empresas que transferirem qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras.

    A CPMF - era destinada ao custeio da Saúde Pública, da Previdência Social e do Fundo de Erradicação da Pobreza.

    • extinta


ID
2231521
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente existem no mercado muitas operações estruturadas que possibilitam uma série de alternativas para o financiamento e a aplicação de recursos. Existe uma operação que envolve a venda de recebíveis de clientes de uma empresa para um banco administrador. O banco em seguida oferece ao mercado cotas de títulos lastredos nesses recebíveis, com rendimentos em regra superiores ao CDI, valendo-se de cotas seniores e de cotas subordinadas. Assinale a alternativa que contém o instrumento estruturado com as características descritas.

Alternativas
Comentários
  • O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que destina parcela acima de 50% do seu respectivo patrimônio líquido para aplicações em direitos creditórios.

     

    Cabe ao administrador, uma instituição financeira específica, constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.

     

    Os FIDCs são uma forma de investimento em renda fixa constituídos sob a forma de condomínio aberto, em que os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas de acordo com o disposto no regulamento do fundo, ou fechado, em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo, de cada série ou classe de cotas conforme seu regulamento, ou em virtude de sua liquidação. Admite-se ainda, a amortização de cotas por disposição do regulamento ou por decisão da assembleia geral de cotistas.

     

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-fixa-privada-e-publica/fundos-de-investimentos-em-direitos-creditorios-fidc.htm


ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2766025
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Fundos cuja política de investimento envolve vários fatores de risco, inclusive a variação dos preços da moeda estrangeira, sem que haja um percentual mínimo de concentração em algum fator de risco específico.

Em relação à classificação dos fundos de investimentos, é correto afirmar que a descrição apresentada refere-se ao fundo

Alternativas
Comentários
  • Fundo de renda fixa : Variação de Tx juros ; Tx selic , Cdi

     

    Fundo variavel: Ibovespa , Ibr-x

     

    Fundo Multimercado : Cambio; Ações; Divida Externa ( varios fatores de risco)

     

     

    fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento que tem uma política de investimentos determinada a mesclar aplicações de vários mercados, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros.

     é um fundo de investimento e como todos os outros tipos, o fundo multimercado agrega aportes de pessoas diferentes e faz investimentos de acordo com uma política predeterminada

     

    https://blog.rico.com.vc/fundo-multimercado-como-investir

  • B

    Fundo Multimercado : Cambio; Ações; Divida Externa (vários fatores de risco)

    Fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento que tem uma política de investimentos determinada a mesclar aplicações de vários mercados, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros. NÃO HÁ CONCENTRAÇÃO EM UM ÚNICO FATOR DE RISCO (investimento diversificado).

  • B

    multimercado


ID
2766028
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A classificação dos fundos de investimento em três níveis, adotada pela ANBIMA, objetiva facilitar o processo de decisão de investimento. Se determinado investidor optar por um fundo de renda fixa (classe – nível 1) com gestão ativa (risco – nível 2), poderá escolher entre os seguintes fundos (estratégia – nível 3):

Alternativas
Comentários
  • Primeiro nível No primeiro nível, os fundos estão agrupados por classe de ativos: 1. Fundos de renda fixa 2. Fundos de ações 3. Fundos multimercados 4. Fundos cambiais.

    Segundo nível Neste nível, os fundos são classificados conforme o tipo de gestão (passiva ou ativa). Para a gestão ativa, a classificação é desmembrada conforme a sensibilidade à taxa de juros. Aqui estão: 1. Fundos indexados 2. Fundos ativos 3. Fundos de investimento no exterior.

    Terceiro nível Neste nível os fundos são classificados de acordo com a estratégia. Enquadram-se aqui, por exemplo, os fundos soberanos, os fundos dinâmicos e os setoriais, entre outros.

  • Gabarito: letra E

    Primeiro nível No primeiro nível, os fundos estão agrupados por classe de ativos: 1. Fundos de renda fixa 2. Fundos de ações 3. Fundos multimercados 4. Fundos cambiais.

    Segundo nível Neste nível, os fundos são classificados conforme o tipo de gestão (passiva ou ativa). Para a gestão ativa, a classificação é desmembrada conforme a sensibilidade à taxa de juros. Aqui estão: 1. Fundos indexados 2. Fundos ativos 3. Fundos de investimento no exterior.

    Terceiro nível Neste nível os fundos são classificados de acordo com a estratégia. Enquadram-se aqui, por exemplo, os fundos soberanos, os fundos dinâmicos e os setoriais, entre outros.

  • E

    soberano, grau de investimento e crédito livre.

  • cara copiou o comentário na cara dura kkkkkk